Origem
Se para explicar a origem da vida é difícil, imagine para explicar as situações que o futebol nos impõem...
Aquele que tem como base apenas o externo,
não conhece sua origem,
sua essência;
" não conhece Deus".
Surgiu o asteroide inevitável sobrepondo interrogações de sua origem de partida do macrocosmo é desconhecida assim utópico de alcançar o propósito, entre seu desígnio estaria orbitando uma massa gigantesca cinzenta com aspecto monocristal que nada poderia fazer a respeito, comparo a consequência do impacto na imensurável paixão na qual compartilhamos os sentimentos explosivos em nossos minúsculos mundos.
A origem da filosofia não pertence nenhum povo, raça etc. mas pertence a todos os seres humanos, independentemente do povo que possa pertencer, todos os homens têm as mesmas capacidades para discutir os problemas da humanidade, e procurar a resolução dos mesmos.
A filosofia não tem uma origem geográfica, mas sim tem uma origem humano enquanto ferramenta na resolução dos problemas da humanidade, isto é, todos os seres humanos praticaram a filosofia e continuam a praticar, desde os primórdios da sua existência.
ENSINAR palavra com origem no Latim INSIGNARE, “gravar, colocar uma marca em”, de IN, “em”, mais SIGNUM, “marca, sinal”. O Professor só deixa sua marca quando o aluno aprende como aprender!
APRENDER tem origem No Latim AD, “junto” mais PREHENDER, relacionando com o ato de “trazer para junto de si”. Só é aprendizagem quando toma para si um determinado pensamento, com ou sem a mediação do Professor.
Ao longo das existências, esquecemos de nossa origem. Para se encontrar dentro desse emaranhado de existências, criou-se um personagem o “Ego”, como nossa identidade. Hoje o grande desafio é eliminar esse personagem.
A palavra AULA –
tem origem na língua Grega é derivada da palavra AEMI , “soprar, respirar”, isso por ser inicialmente uma discussão em um lugar aberto. Com o passar dos tempos esta acontecia em “palácios, pátios de palácios, onde se reúnem as pessoas para discussões”, depois “sala onde ficam os discípulos durante as lições”.
No mundo, nos deparamos com várias perfeições, e que devem ter origem em algo completamente perfeito. Isto é Deus.
A origem do pensamento é o passado. Quando uma pergunta é feita, uma resposta começa a se formar, há um intervalo de tempo entre o desafio e a reação. Nesse intervalo, a mente fica em busca de uma resposta; ela fica a pesquisar, a indagar, a questionar a um ente chamado memória. O pensar depende da educação de família, do conhecimento, dos acontecimentos, das experiências... É com base em todas estas coisas que você responde! Portanto, veja o que está em sua memória, veja os seus conceitos, os seus condicionamentos... e se há algo mau, liberte-se, para viver o novo. Para viver o novo você tem de compreender que não é o pensar, mas o depósito de conhecimentos acumulados, com os quais você responde que é a sua alegria ou a sua miséria, que é a sua liberdade ou a seu prisão. Sempre respondemos ao presente com os nossos conhecimentos passados, é por isso que nossa resposta nunca é nova, e sim repetitiva. E só quando nos libertamos do velho, a transformação radical é possível. Só com a libertação pode nascer uma nova pessoa.
