O que Nao Elabora se Repete Freud
O método científico não elimina a incerteza: transforma a incerteza em objeto disciplinado de investigação; o agnosticismo aceita que algumas incertezas podem permanecer.
Quando a ciência reconhece seus próprios limites, não perde autoridade; demonstra compreender uma das maiores virtudes do conhecimento: saber onde termina a evidência.
Quando o Estado abandona evidências científicas em favor de dogmas religiosos, não está apenas escolhendo uma crença: está alterando o critério pelo qual decisões públicas são justificadas.
Uma sociedade epistemicamente madura sabe que ausência de evidência não é automaticamente evidência de ausência, mas também sabe que ausência de evidência não autoriza declarar uma hipótese como fato.
O Direito brasileiro precisa da ciência não para descobrir sozinho o que é moralmente certo, mas para compreender melhor as consequências reais de suas decisões.
O Estado brasileiro não precisa escolher entre evolução e religião; precisa garantir que evolução seja ensinada como conhecimento científico e religião seja protegida como liberdade de consciência.
No Brasil, transformar pseudociência em política pública não é apenas um erro intelectual; pode produzir consequências concretas sobre direitos, recursos e vidas.
A melhor defesa contra a pseudociência não é a censura da crença, mas uma cultura capaz de perguntar: “como você sabe?” e, quando necessário, “como saberíamos que estamos errados?”.
Uma sociedade pode ter fé, ciência e agnosticismo; o que ela não precisa ter é pseudociência apresentada como ciência e certeza apresentada como conhecimento.
A ciência não destrói necessariamente o mistério; às vezes apenas demonstra que o primeiro mistério escondia outro ainda maior.
O Direito brasileiro deveria tratar a ignorância científica como problema de educação, e não como convite para preencher lacunas de conhecimento com certezas metafísicas.
O conhecimento científico é provisório não porque seja fraco, mas porque possui mecanismos para descobrir seus próprios erros.
Uma sociedade que respeita a ciência não precisa abandonar a religião; precisa abandonar a ideia de que autoridade espiritual substitui evidência empírica.
No Brasil, combater a pseudociência não significa combater a religião; significa preservar a diferença entre aquilo que é acreditado, aquilo que é demonstrado e aquilo que permanece incerto.
Uma sociedade cientificamente alfabetizada não precisa ser irreligiosa; precisa saber distinguir evidência, hipótese, tradição, interpretação e crença.
No Brasil, o ensino científico não deve ser determinado pela preferência metafísica de uma maioria, assim como a religião não deve ser transformada em ciência por decisão política.
O problema não começa quando alguém acredita no impossível; começa quando exige que o impossível seja ensinado como fato científico sem evidência.
Uma lei não se torna cientificamente verdadeira porque foi aprovada pelo Parlamento; uma hipótese não se torna juridicamente obrigatória porque foi publicada em uma revista científica.
A evolução não necessita de aprovação religiosa para ser investigada, assim como a liberdade religiosa não necessita de aprovação científica para ser protegida.
O Estado laico não exige que a razão destrua a fé, apenas que o poder público não confunda uma com a outra e reconheça os limites epistemológicos de ambas no espaço jurídico.
