Nostalgia da Infancia Perdida
Uma bela rosa caiu, pousando em meu nariz
Consegui sentir a brisa daquele antigo verão
A rosa que estava parada no meu nariz foi arrancada por uma ave que havia o dobro do meu tamanho
Não consegui ver, mas ele era maior do que eu conseguia imaginar
Comecei a me debater , pois a ave agora estava mordendo o meu olho
Desisti, ele era mais forte que eu
Lentamente, ele me consumiu por completo
Mesmo não estando lá, eu via sua presença
Ela estava em todos os lugares que eu ia, o que eu pensava ou falava
Mal sabia eu que ela estaria comigo até posteriormente o dia da minha morte.
Olhando pela janela do trem, me lembro perfeitamente de quando era menina. Sonhos e mais sonhos cheios de fantasia. Chega meu local de embarque. Já sou uma mulher? Parte de mim acredita que sim, pelas responsabilidades do dia a dia.
E a outra parte ficou no trem, vagando entre pensamentos e fantasias, fugindo da realidade e sendo feliz. Ela está vivendo! A menina vive, penso eu. A mulher, sobrevive.
Estou sorrindo
Como sorri uma criança
Brincando em uma balança
Se lembra?
Qual era a sensação...
O frio na barriga
Era expectativa
O embalo
Velozmente para trás
E logo depois
Velozmente para frente
Os pés para cima
Era como Voar
Era assim
Como um avião
Essa era a diversão
Estou sorrindo
Num balanço
Enquanto danço
Balanço
Canto
Feliz, assim
Com a sensação .
De pura luz
No meu coração.
O sonho do impossível é que desistamos de lutar, de ver além e acreditar na nossa capacidade e sagacidade de viver.
"""""""""""""""""""Ínfima Existência"""""""""""""""""""
Se eu tivesse que dizer exatamente o que sinto, te poluiria.
Quando pequeno desconhecia o todo que me rodeava e desde então o mesmo me encanta. Vai segundo vem segundo, e não me esqueço. As experiências que tenho só servem pra me acarretar mais dever. Dever com a ínfima existência da minha pessoa. Essas palavras que deixo são a esperança de manter a mesma.
A química e o magico se misturam de uma forma desconfortável. Gostaria de poder amar um e odiar completamente o outro, contudo não sou dono do cosmos, mas filho dele.
Sinto falta de chá de erva doce pela manhã...
O sol amanhece tímido, sem pressa alguma de acordar.
A brisa do amanhecer sopra fria, trazendo a nostalgia do outono.
Nesses dias tão cheios de poesia o meu pensamento vaga saudoso pelas lembranças de um tempo remoto e silêncioso chora pela dor do que eu tive que esquecer sem que jamais tenha esquecido.
Às vezes fico pensando
O tempo que ficou para trás
O tempo que podia ser tempo
Mas que há tempos deixou de ser
Cadê o tempo
Que era tempo?
Será que dará tempo
De tempo ter tempo?
O tempo que era...
O tempo que está...
E o tempo que há de ser..
Tempo...
Será em breve um novo tempo?
Ah o tempo, quanta saudades deixou...
Espero ter tempo de tempo ter para aproveitar tudo aquilo que desejo ter...
TRANSBORDAR
Porque nós somos pequenos demais;
Pequenos para a imensidão,
Imensidão que não conseguimos abrigar.
Sendo nescessário expandir, transbordar...
Expandir em versos,
Expandir com amor,
Expandir com atos e sorrisos e a leveza dos nossos sentimentos, sobre a brisa do vento que leva o pensamento,
Leva o pensamento aos velhos tempos,
Às memórias, doces momentos...
Viajo, navego, penso, em acontecimentos que nunca vivi,
Mas que estão por vir; na tragetória do destino intenso.
Com movimento, com movimento,
Com o movimento do vento...
Sábado
Dia dos pensamentos longínquos
Dia da saudade
Do beijo não dado
Da vontade de abraçar...
Sábado
Dia de passar o dia procrastinando
Dizendo que tenho direito de descansar porque ontem foi sexta
Dia de deixar tudo pra depois e acumular.
Sábado
É dia de ficar quieta, inquieta até dá sono
Vontade de ficar mais um pouco e partir
Dia de ficar zangada, feliz, amuada no canto falando baixinho pra vida ir de vagar...
Sábado
É dia de querer dançar na chuva
Quando pela janela o sol tá rachando tudo.
É dia de esvaziar o coração e sentir o peso que ele carrega e, ficar ansiosa porque depois de amanhã já é segunda.
Já é sábado
E ninguém chegou.
Só saíram e esqueceram de voltar.
Ela, a saudade
Se ela de novo à minha inspiração
Dolorosa, para a minha serenidade
Hei de dizer-lhe tudo com exatidão
Dum mártir vingador, na crueldade
Pouco importa o gesto, a suposição
Não se fez crente a minha piedade
Pois bem, serei frio e sem coração
Dar-lhe-ei alheação, infiel saudade!
Mas, ai! sentir-te é ter uma fração
É suspirar, imaginar e fazer parte
Que ainda aperta o peito, emoção
Tento, evito, devaneio, desmedido
Caio num versar de ti, tão covarde
E, me ponho a sonhar, ter podido!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
30 agosto, 2023, 16’26” – Araguari, MG
Cinéfilo
Você me frustra como uma comédia romântica,
Me deixa triste como uma novela da record.
Já me alegrou como os doramas,
Tão previsível como os filmes de terror.
Já me encantou com as suas fantasia,
Criando alguns mundos imaginários
Já foi intenso como um filme de ação,
Que me deixava sem fôlego e coração acelerado.
Hoje você é um filme da sessão da tarde,
que ninguém aguenta mais ver.
Se tornou tão chato como Um príncipe em Nova York,
Tão esquecido como as novelas do SBT.
Saudade é um punhado de recordações aromatizadas pelo passado no eclipse crepuscular do pensamento.
Realidade mental
Quer um feito mais extraordinário, que relembrar?
Projeções de momentos a frente se vaporizam
Condensam imagens que um dia os olhos filmaram,
Logo, é possível sentir o cheiro, o gosto, e toda a sensação espacial envolvida
Dá até pra revisitar os sentimentos daquele instante ...
E você se move nesta experiência sensorial fantástica:
A emoção te permite aprofundar no plano
Captando as coordenadas das percepções desta viagem,
Para então, te fazer posicionar frente aos detalhes.
Tecnologia inata e sofisticada
É esta realidade mental,
Onde você revive o que viveu
De uma maneira tão autêntica,
Que a nostalgia brota de um jeito bem natural.
...
Existem situações que nos levam a uma saudade imensurável, e aí vemos o Universo parar no tempo. Se melancolia remete a coisas não experimentadas, nostalgia é a lembrança vivida na prática.
Ontem senti uma agrura psicológica e quis ser 36 anos mais novo. Balbuciei uma juventude de barba e cabelos brancos.
Pensamentos escritos em uma das melhores fases da minha vida. O ano era 06/01/1996
Meu amor antigo por você é passado
Mas me deixou ainda mais preso
Deixando-me também magoado
Junto com o maior desprezo
Agora tento me livrar desse pesadelo
Que me atormenta todo a vida
Me pondo a lhe fazer um apelo
Em que sempre perco a medida
O tempo se passou rapidamente
Agora tento colocar-me em harmonia
Em um silêncio por completamente
Longe de dor, desprezo e agonia
À mais pura vida gloriosamente
Em termos de pura nostalgia.
Renê Augusto
06/01/1996
Eu queria tanto que as coisas fossem diferentes, fechar os olhos e voltar naquele passado em que cada um podia ser do jeito que queria, que não existia essa obrigação de estar perfeita da cabeça aos pés. Queria voltar pra aquele mundo em que o contato era olho no olho, pessoalmente, no máximo pelo telefone, que não tinha essa pressão de trocar foto do perfil, postar o que comeu, o que ganhou, onde esteve.
Casualmente eu acordaria com você na cabeça, casualmente eu iria tomar banho, escovar os dentes e tomar meu café da manhã pensando em você, casualmente eu teria ido a escola e mesmo com aquele assunto complicado de química eu ainda estaria pensando em você, casualmente no almoço na roda de amigos e ate no meu sono a tarde eu estaria com você na minha cabeça, casualmente eu tenho pensado em você todos os dias, todas as horas e em todos os lugares. Casualmente eu estaria pensando em você agora, isso casualmente. Porque agora eu resolvi viver, e casualmente esquecer de você.
- Relacionados
- Lembranças da infância: frases para celebrar e reviver momentos
- 28 poemas sobre a infância para reviver essa fase mágica da vida
- Amizade de Infância
- 75 frases sobre crianças que celebram a magia da infância
- Textos sobre infância que encantam todas as idades
- Oportunidade Perdida
- Frases de Emilia Ferreiro para refletir sobre a infância e a educação
