Nossa Senhora das Graças
Insignias das Damas de Nossa Senhora da Saúde de Évora -
São insignias das Damas de Nossa Senhora da Saúde de Évora a braçadeira azul celeste com brasão "M" de Maria coroado e laço de lapela azul celeste encimado por coroa da Casa Real Portuguesa com medalha de Nossa Senhora da Saúde. O Título é vitalicio.
" Nossa Senhora D'Africa & Júlio Maria De Lombaerde "
Maria , Nossa Senhora D ' Africa, mãe dos pobres e marginalizados! Sua pele brilhante e negra porém, faz com que por muitos seja desprezada...!!! Esqueceram que quando saudade por Gabriel o mensageiro, a beleza que apresenta a chamada estética não foi priorizada e sim a agraciada graça! A saudação enviada pelo Pai, não foi " Ave cheia de beleza" e sim " Ave cheia de graça"
Poema
À Nossa Senhora D' Africa
À te tesouro de espontaneidade suntuosa e benfazeja,
dama de irradiante luz, essência e excêntrica venustidade, beleza.! Dádiva concedida do Pai, teus
títulos são que afagam os âmagos, diferenciados e apreensivos corações. És bendita e escolhida dentre todas as nações.
O indispensável, imprescindível à te foi dado,
mesmo que o exorbitante queiram te ofuscar,
Mãe Rainha " Nossa Senhora D' Africa, só tu podes nos ajudar!
Maria fostes a favorita. escolhida dentre todas para que pela intercessão de teu filho possa nos beneficiar!
Nossa Senhora quis ser cultuada no Brasil sob o aspecto da Virgem-Morena. A imagem da Conceição Aparecida tem uma cor de castanho escuro, tonalidade em que interferem as cambiantes das cinco raças do mundo.
Boa noite baby! Espero que Deus e nossa senhora te dê uma excelente e abençoada noite de sono, e que Deus mande aquele anjo para cuidar de você todas as noites enquanto você dorme meu amor.
E, ao SENHOR NOSSO DEUS, NOSSO PAI, NOSSO PROTETOR, O MEU MUITO OBRIGADO! GRATIDÃO!
Obrigado Deus por todas as bênçãos que o senhor nos concedeu apenas pelo dia de hoje, a mim e ao amor da minha vida, o meu tudo, minha mulher.
Bênçãos que meu amor já pedia desde ontem, pelo dia tão exausto e atribulado que passamos, bênçãos que com certeza o Senhor também nos dará amanhã.
Guarda-nos senhor, só vós sabeis o quão difícil são os nossos dias pois, estás acompanhando todas as nossas dores, sofrimentos, transtornos e aflições todos esses anos.
Proteja-nos e nos blinde com o seu escudo sagrado e com seu verdadeiro amor de Pai, tudo o que existe de puro, bom e verdadeiro entre nós dois.
Meu Deus, meu Pai,
por favor, carecemos muito de toda a sua ajuda nos conceda um bom descanso hoje
e um doce despertar amanhã, com mais união, paz, tranquilidade, muito amor, dedicação e carinho entre mim e meu amor. AMÉM.
E a você meu doce anjo, muito obrigado, minha gratidão eterna por tudo que já vivemos, e mais, ofereço em suas mãos como sempre, todo o meu imenso, verdadeiro e único amor, o meu grande carinho e ternura, a minha paixão e todos os meus desejos e quereres! Te ofereço também o meu corpo que já é totalmente só seu há muito tempo, assim como todo o meu ser fora dessa situação infernal que estamos vivendo e passando. Eis aqui o seu servo meu amor, pra te amar eternamente, te escolho todos os dias sem exceções para te servir o resto da minha vida. Espero em meu Deus que sim.
Poema
À Nossa Senhora D' Africa
À te tesouro de espontaneidade suntuosa e benfazeja,
dama de irradiante luz, essência e excêntrica venustidade, beleza.! Dádiva concedida do Pai, teus
títulos são que afagam os âmagos, diferenciados e apreensivos corações. És bendita e escolhida dentre todas as nações.
O indispensável, imprescindível à te foi dado,
mesmo que o exorbitante queiram te ofuscar,
Mãe Rainha " Nossa Senhora D' Africa, só tu podes nos ajudar!
Maria fostes a favorita. escolhida dentre todas para que pela intercessão de teu filho possa nos beneficiar! Solange Malosto
NOSSA SENHORA APARECIDA
Eu não sou religioso!
Se me considero católico, é por conta da tradição familiar.
Mesmo assim, não levo a coisa a sério.
Conversando com um padre muito inteligente, com discurso agradável, fui perguntado sobre qual era a minha religião.
Respondi: - Sou um católico sem-vergonha!
Ele sorriu e disse: - Não existe católico sem-vergonha, meu filho! Por que você se “acha” católico sem-vergonha?
Expliquei: - Não frequento igrejas, não gosto de missas, abomino longos sermões, principalmente de casamentos, nem gosto de conversar sobre isso, entre outras coisas.
Ele me olhou com uma certa decepção, pois aquilo não estava de acordo com a nossa agradável conversa anterior, e comentou: - Sabe? Você é o primeiro católico sem-vergonha que eu conheço na vida.
Rimos e continuamos a conversa, sempre bem-humorada.
Respeitando todas as religiões verdadeiras, se não tenho uma, tenho extremo respeito também pela cultura mundial e, com muito carinho e orgulho, pela brasileira.
Como poderia um arquiteto desconsiderar o patrimônio histórico e artístico, a história, o folclore, a filosofia, as artes, contidas no universo religioso?
Entretanto, foi um texto emocionante, de uma amiga que perdeu seu filho, minha inspiração para escrever este.
Ela se reportou a recentes acontecimentos, nos quais a Basílica de Aparecida do Norte foi profanada pela estupidez, pela estultícia de ignóbeis repugnantes.
Lembrei de minha viagem a Roma e visita ao Vaticano!
A guia daquele momento da viagem disse não poder entrar conosco na Basílica de São Pedro, mas sugeriu que prestássemos atenção na escultura da Pietà, de Michelangelo, com uma pequena descrição dos detalhes da obra.
Já frente à maravilha, com cópia fiel na Catedral de Brasília, atendi à recomendação da moça e observei as mãos da Santa. A direita tenta abarcar todo o corpo do filho, como uma proteção. Parece puxar para si mesma.
A esquerda questiona o porquê daquela tragédia.
O rosto jovem demonstra sua resignação, sua dor infinita, seu irrestrito amor de mãe!
Abaixei um pouco a cabeça, sem tirar os olhos de seu semblante, mas já não era apenas reverência. Era vergonha, por ser da mesma espécie dos torturadores e assassinos.
As lágrimas correram, mas não dos olhos. Foi do coração mesmo, como diria um amigo poeta.
E o trecho de uma canção insistia em me fazer ouvi-la: “Como eu não sei rezar, só queria mostrar meu olhar, meu olhar, meu olhar”.
Nunca mais deixei de ver naquele Cristo morto todos os filhos vitimados pelas doenças curáveis, pela violência deplorável, pela estupidez das guerras.
Nunca mais deixei de ver em Nossa Senhora todas as mães flageladas pelo mesmo motivo.
Vejo também as mães aflitas, que oram pela proteção a seus filhos e aos filhos de todas as mulheres do mundo.
Salve Nossa Senhora Aparecida!
Salve-nos, Nossa Senhora Aparecida!
Sérgio Antunes de Freitas
Outubro de 2022
História dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora*
Segundo o escritor Padre Demerval Alves Botelho, escvendo a história dos missionários sacramentinos de Nossa Senhora, todo povo, toda instituição, toda família tem a sua história, tecida de fatos e tradições. enriquecida pelo seu patrimônio cultural, afetivo e mesmo espiritual. Esses valores é que constituem aquela mística forte que leva à união, à luta, à conquista, ao trabalho.
O povo , como a família e uma instituição, que não tem história ou a des-
conhece, acaba perdendo sua memória, suas raízes, suas tradições e, consequentemente, a mística. Deixando desaparecer esses suportes, desaparecem, juntamente suas características próprias, sua identidade e a unidade, e caminha a esmo ou perde a direção da caminhada e se desintegra.
Com essa perda, lá se vai o amor à terra, como berço e herança que lhe legarem os seus antepassados. Povo, sem esses predicados, é povo que não vibra, que não se orgulha de sua gente, que vê esvair-se o sentido de ser povo e se esfacela. Pe Demerval Alves Botelho SDN
Consagração a Nossa Senhora do Bom Parto
“Nossa Senhora do Bom Parto, protetora das gestantes, ajuda durante toda o trabalho de parto , da minha nora , zelando por ela e pela minha neta que está preste vir ao mundo... Que corra tudo bem durante todo trabalho de parto . Que ela tenha calma, e abençoe com seu manto a chegada dessa bebêzinha tão esperada.
Nossa Senhora do Bom Parto, intercede junto de Deus-Pai para que ela possa receber sua filhinha em um ambiente agradável, cercado com carinho. Ensina-a agradecer a Deus por esta vida que está preste a vir ao mundo e que entrego de coração em tuas mãos protetoras.
Nossa Senhora do Bom Parto, tu que foste mãe, olha por elas, pois estão segura em suas mãos . Dá a ambas uma passagem de ter um parto feliz. Traga-a essa vida com saúde , Paz e harmonia . Nossa Senhora do Bom Parto, roga por elas e por todas as gestantes. Amém.”
Maria
Devemos crer numa "Nossa Senhora? Não não devemos crer nela! Primeiramente não há uma "Nossa Senhora", mas há só "Nosso Senhor", que na verdade não se chama " Nosso Senhor" mas se chama o Senhor! Depois Maria está morta e portanto não ouve ninguém. Nem ela ouve alguém, nem outros Santos ouvem alguém! Falar com os mortos e Maria, não passa de Espiritismo! ( Espiritismo é extremamente proibido no velho e no novo Testamento ) ! Depois em nenhuma parte do novo testamento, temos um culto a Maria! Nem os Apóstolos fazem qualquer menção a que se faça culto a Maria! O culto a Maria começou no século quarto Depois de Cristo no concílio de Éfeso! Porque se começou a pôr na igreja, a Diana dos Efésios ( a deusa pagã)! Começou-se a dizer que Maria era virgem sempre e que era a nova Eva , sem pecado. Tudo isto baseado em evangelhos Apócrifos que estão em desacordo com os evangelhos canónicos. Já no velho testamento no livro do profeta Jeremias, havia uma adoração a uma tal "rainha dos céus", culto este errado e idólatra. Não devemos adorar Maria, pois é um culto mentiroso!
NOSSA SENHORA DA SAÚDE DE ÉVORA
(do Convento de Santa Margarida à Igreja de Santo Antão)
Nossa Senhora da Saúde é uma das invocações Marianas atribuidas à Virgem Maria, sendo, sob essa designação, particularmente cultuada em Portugal a partir dos finais do Séc. XVI, sendo-lhe atribuida a intervenção milagrosa que levou ao fim de vários surtos de peste ocorridos em Portugal. No ano de 1578 a Ordem de São Paulo decidiu dar como Orago a todos os Conventos Paulistas Nossa Senhora da Saúde para melhor protecção haver por todo o pais. Lisboa iniciou grandes festejos em honra da Virgem que mais tarde vieram dar origem à Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde de Lisboa, actualmente sediada numa pequena capela na Mouraria. A poucos Kilometros de Évora, a caminho de Arraiolos, existia o pequeno Conventilho de Santa Margarida do Aivado, convento Paulista, que já tendo o Orago de Santa Margarida colocou no centro da Igreja do edificio uma imagem de Nossa Senhora da Saúde. Ocorria o ano de 1578. Contam vários autores como Frei Agostinho de Santa Maria ou o Pe. Jesuita Francisco da Fonseca que rapidamente aquele lugar isolado designado de Eremitério se converteu num verdadeiro Santuário alterando totalmente a pacata vida dos frades que por lá viviam. O Povo elegeu aquela imagem como Sagrada e milagrosa. De todas as partes chegavam romeiros e peregrinos para implorar a benção daquela Senhora. A cidade de Évora, contam os autores, nao lhe ficou indiferente. Uma lápide no topo da capela desse lugar ainda lá está para testemunhar a constituição de uma antiga Irmandade fundada pelos Lavradores da cidade no ano de 1724. O objectivo desta Irmandade era realizar a 8 de Setembro, dia que simbolicamente marca o nascimento de Nossa Senhora, a Missa e a Procissão em honra da Virgem dando apoio aos Peregrinos, doentes, e mendigos. Túlio Espanca descreve, segundo outros autores, a imagem como sendo uma imagem de roca com o menino ao colo. O tempo passou e a secularização dos bens da igreja expulsou os frades do Eremitério que se recolheram em Coimbra. A Irmandade fica profundamente abalada mas os mordomos de Nossa Senhora da Saúde, segundo o autor Gabriel Pereira, tão devotos da Virgem, resolveram no ano de 1816 trânsitar o culto para a igreja de Santo Antão dedicando a Nossa Senhora o antigo altar de São Roque à direita da Epistola. Conta Gabriel Pereira que desde então nunca se vira em Évora uma procissão tão magnifica e sumptuosa. À semelhança de Lisboa o Exército assumia a Virgem como Padroeira da Artelharia e os comerciantes como Padroeira do comércio. Então, em todos os primeiros Domingos de Julho, desde 1816, passou a desfilar pelas ruas de Évora uma verdadeira parada militar com Nossa Senhora da Saúde aos ombros. A festa viria a ser interrompida com a queda da Monarquia no ano de 1910, retomada em 1938 e interrompida novamente em 1974. As alterações politicas o forçaram. Desde então e num gesto de profunda devoção as fiéis Aias de Nossa Senhora da Saúde, Senhoras de Évora ligadas à Paróquia de Santo Antão, todos os anos desciam a Virgem do altar, adornavam-na, realizavam-lhe um triduo com missa e Unção dos doentes. Foi assim por mais de 40 anos. No ano de 2018 um grupo de jovens em parceria com o Reverendo Cónego Manuel Maria Madureira da Silva, Pároco e Reitor de Santo Antão retomam a procissão tentando imprimir-lhe parte da sua antiga Solenidade e tradição. Ainda em 2018, a 8 de Dezembro, D. Francisco Senra Coelho já Arcebispo de Évora assina o Decreto de Criação da Irmandade de Nossa Senhora da Saúde de Évora homolugando os seus primeiros
Estatutos. No ano seguinte, também a 8 de Dezembro, S.A.R. o Sr. D. Duarte Pio de Bragança, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real Portuguesa, assina em Vila Viçosa o Decreto de Alvará que viria a conceder à Irmandade de Nossa Senhora da Saúde de Évora o titulo de Real Irmandade autorizando que se encime a Coroa Real Portuguesa sobre as Armas da Irmandade conforme manda a tradição. S.A.R. a Sra. D. Isabel de Herédia de Bragança, Duquesa de Bragança assume o lugar de Aia de honra de Nossa Senhora da Saúde de Évora. Desde então, Irmandades, confrarias, autoridades, G.N.R., P.S.P, Exército, pessoas e individualidades a titulo pessoal se dirigem às festas de Nossa Senhora da Saúde de Évora pela vontade de contemplar uma das mais belas imagens de vestir, com vestias de rica tecelagem com olhos postos no infinito levando Cristo no regaço. Neste ano de 2022, dois anos depois de uma forçada interrupção pela Pandemia que assolou o mundo, Nossa Senhora voltou a sair às ruas. Tiveram representação a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Évora, a Irmandade de Nosso Senhor Jesus dos Passos de Évora, a Irmandade de Nossa Senhora das Dores de Évora, a Confraria do Senhor Jesus dos Aflitos de Évora, a Real Guarda de Honra da Casa Real Portuguesa, a Comunidade Ucraniana Católica da nossa Diocese, o Exmo. Sr. Major General Director de Formação de Évora, o Exmo. Sr. Dr. Gil Borges director do Hospital Militar de Évora, o Exmo. Sr. Dr. Francisco de Brito Presidente de União de Freguesias do Centro Histórico de Évora e dois elementos da GNR a cavalo que encabeçaram a procissão. Presidiu à Eucaristia e Procissão Sua Exa. Reverendissima o Sr. D. Francisco Senra Coelho Arcebispo de Évora em comunhão com mais Sacerdotes e Diáconos, nomeadamente, o Reverendissimo Sr. Cónego Manuel Maria Madureira, Reitor, Pároco de Santo Antão e Capelão desta Real Irmandade, o Exmo. Sr. Coronel Padre Jorge Matos, Capelão Militar, o Reverendo Padre Ivan Hudz, Padre da Comunidade Ucraniana e o Reverendo Padre Geraldes. A celebração foi abrilhantada pelo Coro da Paróquia de Santo Antão que conferiu uma profunda dignidade à Eucaristia. O regresso de Nossa Senhora da Saúde às ruas de Évora era urgente e mais que urgente, necessário...
A Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde muito se orgulha e congratula por ter como Padroeira esta Augusta Imagem tão terna, tão doce, tão Cheia de Deus...
Que Nossa Senhora da Saúde de Évora nos proteja e guarde, hoje e sempre, em todos e em cada dia das nossas vidas.
Ricardo Maria Louro
Juiz da Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde de Évora
Boa noite, meu anjo. Eu espero em Deus e na Nossa Senhora que você tenha uma excelente e abençoada noite de sono. E que Deus mande aquele anjo que cuida de você todas as noites enquanto você dorme. Feliz noite, amor da minha vida! Do fundo do meu coração e da minha alma. Desejo a você uma noite abençoada, tranquila e cheia de paz, meu amor, meu tudo. Tomara que seus sonhos sejam leves e que em cada um deles eu esteja presente, te enchendo de amor, carinho e ternura. Durma bem e saiba que te quero sempre junto comigo em todos os meus momentos. Never forget my immense love for you.
Rodeio no Glória
Na Capela Nossa Senhora
da Glória vou na Missa
e volto de carona
na paz gostosa e risonha.
Rodeio no Glória abraço
a tua gente de fé,
Tenho um encontro
com cuca e café.
Após a Missa e o café
não me deixam voltar
a pé até porque por
enquanto não posso.
Rodeio no Glória agradeço
porque viver na tua paz
é receber todo o dia
o melhor prêmio.
Rodeio seja abençoada
Rodeio seja Abençoada
hoje e sempre
por Nossa Senhora de Aparecida,
Rodeio nossa terra amada,
recanto amoroso
da nossa Santa e Bela Catarina.
Rodeio seja abençoada
por tudo o quê naturalmente
recebeu em verde
esplendor neste acolhedor
Médio Vale do Itajaí
e peço que a paz permaneça aqui.
Rodeio seja abençoada
por hoje e sempre
o teu povo roga junto
a Padroeira do nosso Brasil
que interceda junto a Deus
para os dias proteger e abençoar.
A História de Soledade
é a prova que quando se pede
ajuda para Nossa Senhora,
A Mãezinha sempre te coloca
sempre no caminho certo,
Para entender ela aponta os sinais
e não nos abandona jamais.
No final de semana
por aqui teve a Festa
tradicional de Nossa Senhora
do Perpétuo Socorro,
Sei que você estava por ali
e ez aquele o frio danado
neste Médio Vale do Itajaí.
A festa foi embalada
por Ângelo e Chamatyva,
A meninada estava
bastante animada,
Disseram que o Pastel
e o Churrasco encheram
o paladar de alegria.
Neste frio daqui de Rodeio
fiquei mesmo é recolhida
em casa escrevendo poesia,
Tenho inspiração de sobra
para não me sentir sozinha,
Confesso que não tenho
pressa de te encontrar
porque você virá no seu tempo.
Bão demais da conta!
Ouro preto, BH, Caparaó...
Igrejinha da Pampulha e Nossa Senhora do Ó...
Acabou a broa, aí que dó...
Uai quéde meu currião, tá com Maria de Filó...
Cafezim, fogão a lenha e um prozeiro...
Torresmo, pão de queijo, feijão tropeiro...
Tem reza, tem baile, povo ordeiro...
Saudade docê meu trem bão mineiro...
Esse ano a minha carta vai para Santa da Saúde. Minha Nossa Senhora da Saúde, estou farto de ser gordo, tenho colesterol alto, tenho triglicérides alto, tenho a pressão alta, está tudo tão alto que eu não consigo agachar-me... Sinto-me um bomba que está prestes a explodir... Tenho dificuldades para andar, subindo em cima de uma cadeira e atar os atacadores do tênis. Nossa Senhora da Saúde tenho pressa em emagrecer, se eu continuar a engordar dificilmente vou conseguir fazer uso do papel... Minha Nossa Senhora da Saúde, me livra da ansiedade, da geladeira, dos enchidos, do pão, dos refrigerantes e toda a tentação, seja ela, sólida, líquida ou gasosa, doce ou salgado, pois estou arrebentar pelas costuras... e roupas são poucas que me serve. Em ti Santa da Saúde eu espero que, intercedas, junto ao Pai e ao Filho , e que um milagre aconteça, porque eu não aguento mais esses kg que são excessos... que o meu corpo e minha alma não aguentam mais... Que assim seja!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp