Não Importa o Estado Atual
Tu me humilha na sua prosperidade eu me sufoco na minha própria necessidade, assim caminha a sociedade atual.
Nossa vida é uma eterna procura por um destino promissor para seguir em frente.
Porém isto nos preocupa muito, pois as vezes passamos por situações prolongadas para termos certeza daquilo que procuramos, e a cada momento que nos decepcionamos por uma ideia em curso, ficamos mais
prostrados para tentarmos alguma coisa diferente em seguida.
Porém uma coisa acaba ficando certa nesta procura.
Tal experiência nos levará a entender que, somente quando deixamos de viver as inspirações, do passado, levado por influencia externa, que faziam sentido na época, é que nos sentiremos libertos para novos horizontes, nunca antes percebidos.
(Teorilang)
Personagens fortes, diálogos marcantes, contexto atual, conclusão coerente com o desenvolvimento da narrativa, destaque para um chavão surpreendente, e a minha nota para hoje é de cinco.
Qualquer que seja o desfecho desta crise que nosso país atravessa, uma coisa é certa; após o próximo domingo o atual governo deixará de existir.
meu paraiso foi transformado em inferno da noite pro dia, num piscar de olhos minha alegria passou a ser uma fantasia que minha mente cria pra fugir do escrúpulo mundo atual.
A maioria dos que tenta filosofá hoje, são homens medíocres, comuns, incapazes de pensar a cima do que estabelece a sociedade como padrão.
Sociabilização é o prazer de levar vida em comum, inclinação a viver em companhia de outros, reunindo-se em sociedade ou em grupos, adquirindo ou ensinando um bom convívio social, com interação e comunicação. Na sociologia, o processo de socialização é fundamental para a construção das sociedades em diversos espaços sociais. É através dele que os indivíduos interagem e se integram por meio da comunicação, ao mesmo tempo que constroem a sociedade.
Segundo Gilberto Freire ““É a condição do indivíduo (biológico) desenvolvido, dentro da organização social e da cultura, em pessoa ou homem social, pela aquisição de status ou situação, desenvolvidos como membro de um grupo ou de vários grupos”. A socialização (efeito de ser tornar social) está relacionada com a assimilação de hábitos culturais, bem como ao aprendizado social dos sujeitos. Isso porque é por meio dela que os indivíduos aprendem e interiorizam as regras e valores de determinada sociedade.
Somente através da integração e interação, que há possibilidade de ser entendido e entender, isto se faz mediante o uso da comunicação ao expressar pensamentos, sentimentos e transmitir conhecimentos, que para que há já crescimento humano é fundamental se sociabilizar. O que deverá ser estabelecido durante a vida toda de um indivíduo. E sua falta faz com que as pessoas parem no tempo, e esqueçam os princípios de viver em comunidade.
Ninguém é perfeito e todos sabemos que precisamos uns dos outros para alcançar nossos objetivos. Desde criança os seres humanos vão se socializando mediante as normas, valores e hábitos dos grupos sociais que o envolvem. Não importa a qual tipo de comunidade pertença, sua classe social, ideologias, etnias, e sim que se crie este hábito para que não exista conflitos internos. As consequências dos processos de socialização geralmente são positivas e resultam na evolução da sociedade e dos indivíduos.
Por outro lado, as pessoas que não se socializam podem apresentar muitos problemas psicológicos, determinados, por exemplo, pelo isolamento social, extremamente prejudicial. Este processo vem se alterando ao longo dos tempos, o que nos obriga, sempre, a nos manter atualizados, o que nos permiti evoluir. E depois de ter falado tanto, desejo a todos um excelente descanso.
“ Fale, interaja, integre-se, aprenda, cresça e apareça, desta forma você estará evoluindo”.
Cassia Guimarães
"Nos dias de hoje, humanos (religiosos) usam o termo deus para preencher a lacuna do tudo das coisas, pois na sua preguiça intelectual de questionar a autoridade, não descobrem o conhecimento científico e suas teorias racionais para explicarem os grandes questionamentos da humanidade".
Não creio ser tão atualizado a ponto de estar sempre certo; nem obsoleto de estar sempre errado. Apenas busco a luz na escuridão garimpando as informações em busca de verdade.
As pessoas não ficam antiquadas, elas afinam seus gostos
Ao contrário do que muitos pensam, a pessoa está totalmente atualizada;
Ela se molda aos padrões do seu corpo, de suas próprias vontades;
Quando o seu corpo começa a não reagir mais com tanta vitalidade, ela se molda a uma vida tranquila;
Pesa na balança todas as vivências com amigos, e quantas vezes foi divertido, mas pesa também quantas vezes recebeu um tapa na cara de quem
menos esperou;
Sim, se atualizou;
Se atualizou depois que viveu várias experiências ruins de quem não sabia dar amor;
Atualizou as suas vontades, bateu o martelo. Se valorizou, se priorizou;
Não é o mais novo que está correto. Este quer impor seus gostos, suas vontades, seus desígnios, com a aura de quem sabe tudo, mas que chegou agora;
Muitos destes vão trilhar o caminho mais difícil, porque este quer aprender com quem muito sabe falar, mas pouco sabe fazer;
Como querer aprender a andar com quem ainda está engatinhando, se posso aprender muito mais com quem já está correndo?;
Por que aprender palavras novas com quem sabe frases, se posso aprender com que sabe o vocabulário inteiro?;
Por que querer só andar com os que sabem cair, se posso andar com quem já sabe levantar?;
Quando você chega no mundo, aquele lugar que você vê, é seu mundo, mesmo que ele já tenha se transformado antes;
Aquela é sua visão. Podemos dizer: limitada;
Se a história e suas mudanças não fossem importantes, não seria ensinado na escola;
Até hoje não se sabe sobre os mistérios que envolvem grandes construções do passado, coisas futurísticas, mas como assim?;
Se quem sabe é o novo? Se quem conhece é quem chegou agora? Quem entende é o ''atualizado''?;
Muitas coisas nunca mudam. E não são poucas, são muitas;
Às vezes pra saber como funciona o atual, precisa saber como funcionava o antigo;
Os homens aprendem com conhecimento de milênios, ou nada disso existiria;
É como se o mundo fosse um castelo: uns começam a base, outros, o muro, outros, o telhado e outros, vão curtir o castelo se dizendo digno,
mais avançado, mais evoluído, mais esperto, sem nada ter construído, sem ter sujado suas mãos;
Para ele, os outros foram menos inteligentes, porque viveram vidas mais difíceis. Não existe isso;
Para cada tempo, sua evolução. Tudo que existe hoje, os frutos que você colhe hoje e vc aprecia, foi plantado por alguém ontem,
mas que não teve a chance de gozar de tantos privilégios que ele mesmo ajudou a construir;
Talvez eu tenha 10 anos hoje, mas daqui a 40 anos, eu ainda vou continuar sendo eu. O que muda, são os rótulos que te impõem;
Irmão(a), tio(a), mãe/pai, avó, avô, mas você? Você tem o mais atualizado celular, assiste aos desenhos e séries mais iradas da tv, ri de todos os memes,
usa da ironia;
Ainda tem que ouvir que você é 'moderno'. E desde quando deixou de ser?
Para ser atual, não precisa aceitar tudo que chega à sua porta. Ser atual é saber que a única vontade que prevalece no final é a sua.
Você não é inconsequente, usa a inteligência a seu favor. Não banca o soberbo ou sabe tudo, porque em algum momento você poderá errar.
Ser atual é saber escolher e combinar as peças de roupa e não vestir tudo que está na vitrine.
Na sociedade atual, somos frequentemente encorajados a manter-nos sempre ocupados, seja por meio de trabalho, redes sociais ou atividades de lazer.
Essa constante movimentação muitas vezes serve como um meio de validação pessoal e social, onde a ausência de atividade pode ser percebida como falta de produtividade ou relevância.
As redes sociais, em particular, intensificam essa dinâmica, incentivando a exibição contínua de nossas vidas e a busca incessante por aprovação na forma de curtidas, comentários e compartilhamentos.
Esse ciclo pode levar a um sentimento de obrigação em relação à participação e presença online, criando uma pressão para estar sempre conectado e ativo.
Na contemporaneidade, há muitas pessoas perdidas, entristecidas e deprimidas devido a um mundo carente de referenciais, sem esperança e permeado por inseguranças e incertezas.
Na voragem das redes sociais, molda-se um "eu" que mal se conhece. Este "eu" deve ser belo, esbelto, triunfante e admirado.
A experiência da vida já não é mais sentida; segundos vividos são interrompidos para selfies, fotos que resumem a existência a instantes capturados, postados e, se agraciados com inúmeras curtidas, então se sente a efervescência da existência, onde os likes tornam-se a métrica. Uma alienação de si, forjada na engrenagem consumista.
Nas festas e baladas, namorar vários numa noite é motivo de vangloriar-se, seguindo a lógica da acumulação capitalista. Neste cenário, a formação da subjetividade contemporânea segue uma trilha materialista, sexista e patriarcal, que, inicialmente centrada no masculino, agora se expande para todos os gêneros.
LIVRO
Livro, amigo querido sempre
calado, contas histórias.
Trazes momentos alegres e tristes.
Enfim um livro é um companheiro
que leva ao coração o conforto.
Além de levar-te a outros lugares,
te faz pensar, saber analisar as
tuas ideias, torna-te atual.
Como um mágico, faz aparecer
paisagens, afasta as lembranças
ruins.
Trazem ao teu coração o conforto
do amor sempre presente, te faz
sonhar com ele nãos mãos, e no teu
consciente.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras. RJ
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
O mundo moribundo atual me faz sentir saudades do mundo jucundo de antigamente tal o qual eu só conheço através dos livros.
