Nao Chega aos meus Pes
Não há cristãos, que eu saiba, explodindo prédios. Não tenho ciência de nenhum cristão terrorista-suicida. Não tenho conhecimento de nenhuma grande denominação cristã que acredita que a punição para a apostasia é a morte. Tenho pensamentos confusos sobre o declínio do cristianismo, à medida que o cristianismo poderia ser um bastião contra algo pior.
"Não basta você ser homem, tem que demonstrar que é, ser delicado e compreensível com a mulher é sua obrigação, mas deixar se dominar por ela é fraqueza e não merece receber o título de homem"
E se a mentira virasse crime, a religião ruiria — não porque seria atacada, mas porque não conseguiria sustentar sequer uma pergunta: “Prove o que está dizendo?”
Teu sorriso
Teu sorriso é raio leve,
no silêncio, um som que canta.
Brilha e passa, mas não some,
feito estrela que encanta.
Riso solto, doce e puro,
acende a noite mais fria.
É abrigo sem palavras,
é calor e poesia.
Não tenho a mínima dúvida de que Jesus Cristo perdia outra vez se fosse a uma nova eleição com Barrabás.
“A forja não vem para te destruir. Ela vem para te purificar. Para queimar o que é excesso, e revelar o que é essência. A dor do processo é real, mas também é sagrada. Cada golpe do martelo é uma correção. Cada chama é uma lapidação. Porque o ouro só brilha depois do fogo. E a espada só se torna útil depois da forja. Deus está te moldando, não para o conforto, mas para a guerra. Não para ser perfeito aos olhos dos homens, mas para ser inteiro diante Dele. A forja é a escola dos escolhidos.”
Às vezes, um homem deve fazer o que tem que ser feito. Razão e livre-arbítrio não são opostos, mas se conectam: a razão ilumina e o livre-arbítrio decide. É justamente nessa obediência à razão que o homem se torna verdadeiramente livre.
Um dia
Um dia você vai acordar evitando abrir os olhos por não ter se entregado a quem realmente merecia, tendo assim evitado viver os melhores momentos da sua vida.
A casa
Vivia num mundo estranho
Mundo que não era seu lar
Mas vivia naquele abstraído absurdo
Dos que não se aceitam se calar
Sua casa tinha paredes telhado
Portas fechadas
O cardume sempre encontra redes
Violentas puxam e deixam sem ar
A casa não é o lugar
Onde esta sua casa
Casa é qualquer lugar
Onde possamos estar
Ale, louca varrida
Todos olhavam incrédulo
Até ale não havia digerido
Um olho na órbita outro em pêndulo
Ale consertou e saiu
Vendo outro mundo diferente.
Sua casa sua audácia
Sua casa era de carne e osso
Sua casa eram seus amigos
Sua casa era sua esperança
Sua Fortaleza fortuna.
O Cadafalso
No cadafalso, eu sorriria amargo
não por redenção, mas por desprezo.
Mergulharia no frio da paz sem rosto,
onde ao menos a dor não mente.
Deixaria pra trás os escombros de promessas podres,
palavras doces que apodreceram na boca de quem jurei confiar.
Fui traído com o silêncio, com o toque vazio,
com olhares que já não sabiam o meu nome.
E os amores…
tão rasos, tão covardes
que até a queda me pareceu mais leal
do que quem dizia me amar.
“O verdadeiro cidadão não renuncia ao seu país — ama-o com lucidez e esperança. Contudo, tal amor não pode ser cego, nem servil ao ponto de consentir que a sua dignidade seja arrastada na lama pelos reiterados fracassos das políticas públicas.
É uma violência silenciosa — institucional e moral — quando o sistema de saúde se revela precário, a educação se degrada até ao esvaziamento do pensamento crítico, e a segurança pública se transforma num simulacro falhado da protecção do bem comum.
Chegámos ao ponto em que comer dos contentores de lixo se tornou, para muitos, um privilégio. A dignidade humana, que a Constituição proclama inviolável, é quotidianamente triturada sob o peso de sistemas inoperantes, de políticas desumanizadas e de instituições capturadas.
Pior ainda, quando os púlpitos sagrados — que deveriam consolar o aflito e inspirar virtudes cívicas — se aliam, cúmplices, aos algozes do povo, encobrindo com falsas doutrinas e profecias manipuladoras os crimes de sangue e as omissões dolosas dos poderosos.
Nessa tragédia, o corpo torna-se mercadoria, negociado em desespero para garantir o pão de cada dia, como se a vida humana se resumisse à sua função fisiológica e comercial.
Talvez, então, emigrar não seja apenas um acto de sobrevivência, mas um grito silencioso de resistência — uma tentativa de resgatar a essência da pessoa humana, de preservar a sua dignidade ontológica, que o Estado falhou em proteger.”
Huambo, 26 de Julho de 2025
Todos os dias choro por algo que não fiz, mas que destruiu minha vida. Mesmo assim, sorrio diante das pessoas porque sei que, apesar de tudo, ainda carrego em mim a força de transformar realidades. Eu fui ferido, mas não perdi minha essência."
Assim como o universo não se curva ao controle humano, a Terra não é morada, é apenas passagem. Nada nos pertence, não há domínio nem comando tudo flui, tudo passa, como o vento que não se prende em lugar algum.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp