Na dúvida
TANTAS DÚVIDAS
Será que sou poeta
Sei que escrevo com amor
Coloco todo sentimento
É a duvida do escritor.
Falo aquilo que gosto
Minha poesia é verdadeira
Só não escrevo mentiras
Posso até escrever besteira.
Prendo quem gosto
Nos versos da poesia
Apenas pessoas simples
Odeio a burguesia.
Com meus simples escritos
Vou seguindo o caminho
Quem gosta do que escrevo
Tem todo o meu carinho.
Irá Rodrigues
Santo Estevão-BA
"Se você tem medo e dúvida a respeito de algo, já perdeu, pois onde existe temor e incredulidade, o Deus do impossível, que transforma impossibilidades em milagres, jamais poderá agir."
Tornamo-nos reféns das situações e adversidades quando a dúvida e o medo nos impedem de permitir que Deus aja em nossas vidas. Por isso, devemos ter uma visão clara e específica de quem Ele é em nossas vidas, e de quem somos nele.
"Sem dúvida, o egoísmo representa um dos maiores males da humanidade. Frequentemente, esperamos reciprocidade e atitude do próximo, enquanto eles esperam o mesmo de nós. Deus, por sua vez, espera de todos. Contudo, são poucos os que tomam a iniciativa e a atitude necessárias para transformar o mundo."
A conclusão é a alegria das palavras
numa expressão, enraizada na imaginação
a dúvida não a derruba; pode soprar...
pensai — a dúvida é um deserto: questão
escaldante, escassez de palavra;
e sem palavra a mente não vê — sem
expressão o ser humano não entende,
não entender e não fazer ideia; a ideia
nasce das palavras: com palavra se
faz uma ideia e ideia feita é expressão
na mente — é algo visível ao pensante:
é água na questão — palavras veem
tudo que existe... por na mente aimaginação
é viajar na alegria da conclusão de
cada expressão!
A dúvida te prende, tortura, te tira a paz, sangra devagarinho até que não reste nenhuma gota de vida, a certeza liberta independente do tamanho da dor.
O silêncio de uma mulher nada mais é que uma forma sofisticada de tortura; a dúvida atormenta até mesmo os que nada devem.
O sorriso é uma linguagem mágica, uma conexão espiritual poderosa. O sorriso é sem dúvida, a mais bela saudação que existe, porque quando sorrimos mais que dar as boas vindas a alguém, abrimos a porta da alma para receber essa pessoa em nós.
Não tenha medo da mulher que diante da dúvida, do medo, do ciúme perde o controle, questiona, chora, grita, tenha medo da hipócrita.
Se a pessoa tem dúvida se te quer ou não, a dúvida dela é a certeza que você precisa para não ficar mais nenhum minuto ao lado dela.
Empatia
Não há dúvida que colocar-se no lugar do outro faz do mundo um lugar melhor pra todos.
Mas, como se colocar no lugar do outro se essa capacidade psicológica que deveria ser inerente ao ser humano está cada vez mais distante do perfil de humanidade que predomina nos dias atuais?
Às vezes tenho a sensação de estarmos retrocedendo na escala da evolução: será que estamos nos desumanizando?
Para as pessoas que só conseguem enxergar o que gira em torno do seu próprio umbigo, o exercício da empatia é tarefa praticamente impossível.
Mas, como a vida é feita de descobertas, eu sinceramente espero que um dia descubramos o valor da empatia.
Que possamos experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.
Qual o sentido da vida?
A ciência propõe duas explicações para essa dúvida metafísica. A primeira, mais tradicional, é: o sentido (objetivo) da vida é se reproduzir, ou seja, ter filhos. Ponto. Isso vale tanto para nós como para o sabiá, o cordeiro patagônico ou o bicho-da-seda. Pelo menos é o que diz a tese do biólogo britânico Richard Dawkins.
Segunda: O cérebro humano possui um mecanismo chamado sistema de recompensa. São grupos de neurônios situados em certas regiões, como o septo – que fica bem no centro do cérebro. Toda vez que fazemos algo física ou mentalmente agradável, qualquer coisa mesmo, esses neurônios causam a liberação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. As demais áreas do cérebro são inundadas pela dopamina – inclusive aquelas que manejam o autocontrole e as emoções. Você sente prazer. E tem vontade de sentir de novo. E de novo. E de novo… O sistema de recompensa tem uma influência gigantesca sobre nossas ações e decisões. Sempre que você se sente bem, ou mal, é esse sistema que está fazendo isso acontecer. E ele nem sempre nos guia no caminho de gerar descendentes – você deve conhecer gente que não tem filhos, nem quer ter, e está muito bem assim. Porque existe uma segunda explicação para o sentido da vida. Em vez de espalhar genes, o objetivo pode ser contentar o sistema de recompensa. Traduzindo: ser feliz.
* Não consigo olhar para o ser humano como um marionete movido por pulsões meramente biológicas.
Sempre acho que somos mais que isso. Que há algo na cartola no Universo para nos surpreender.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp