Mundo Moderno
Tempos Modernos,
Belezas De Concreto...
E O Que Há De Concreto
Neste Mundo Moderno?
E Se O Amor Que Está Bem
Perto For Incerto?
Tempos Modernos,
Belezas De Concreto...
Pensar racionalmente, é uma das principais virtudes que o
Homem deve ter em um "mundo moderno" tão fantasioso
Não é uma questão tão simples, em ser bom ou ruim, no mundo moderno de hoje tão corrompido pelo dinheiro, a posse e o poder de consumo de bens materiais luxuosos e tecnológicos, que qualificam nos como pessoas de sucesso e de valor no topo da sociedade ou mero alpinistas oportunistas para lograr de qualquer forma o êxito alheio. Confesso que luto com meus demônios todos os dias mas mesmo assim, não sou santo, as coisas boas que participo, acontecem quando estou vestido com as armas de Deus, mas só um soldadinho anônimo e fugaz, que a convite intuitivo passa a fazer parte da grande e poderosa milícia celeste da harmonia iluminada e colorida da vida.
No mundo moderno a regra é a canalhice. Quando se encontra uma pessoa digna, costuma-se taxá-la de tola.
Uma das maiores contradições do mundo moderno é nos ter legado mais vida e ao mesmo tempo não saber o que fazer com essa longevidade. A longevidade em si revelou nossa futilidade.
E a pressão do dia a dia também anda te incomodando?
Bom, seja bem-vindo(a) ao mundo moderno!
Cobranças, pressões, repugnâncias alheias, invejas te acompanham frequentemente, mas não é por isso que você vai se abalar não é mesmo?
Relaxe respire fundo, beba água com açúcar (mas olhe lá hein, cuidado com a diabete) e tudo vai melhorar…
Mostre o melhor de você, fale tudo que pensa, chore, grite, cante, dance e sorria a vida está te filmando.
O falso mundo moderno, onde os primitivos estão nas ruas, e os adeptos ao modernismo estão de baixo de um teto.
O mergulho do mundo moderno no desenvolvimento globalizado como fim último em si mesmo, afunda o ser humano em um pântano lamacento e fedorento, afastando-o da verdade e fazendo-o viver uma vida vazia e sem sentido.
Um Homem de verdade vive e aceita um mundo moderno repleto de tecnologias, mas não deixa morrer suas raizes e principios. Compartilha e Curte o moderno sem perder a sua essência.
Visão- Haverá no mundo moderno movimento de auto-educação?
Rohden- Felizmente há, em todos os países, pequenos grupos que levam a sério a auto-educação. Conheço de convivência o movimento Neugeist (Novo Espírito), nos países germânicos; bem como a self-realization (Auto-Realização), nos países anglo-saxônicos, que , na Inglaterra, tambem é conhecida como The new outlook (A Nova Perspectiva). Esses movimentos são representados aqui no Brasil pelo Centro de Auto-Realização Alvorada.
São iniciativas particulares de pequenas elites que tomam à sério a sua auto-realização, baseada no autoconhecimento da natureza humana e manifestada na vivência ética da vida diária individual e social. Felizmente, o maior dos educadores disse, há quase dois mil anos: "O Reino dos Céus está dentro de vós, mas é ainda um tesouro oculto , que deveis descobrir ". Com isso, o Nazareno afirma a presença de um elemento bom no homem e a necessidade que ele tem de revelar na vida diária esse tesouro oculto.
Isto é pura auto-educação.
Individualista? Eu? Será...
Este mundo moderno em que vivemos e que cada vez mais se valoriza o consumismo, os sonhos de comodidade, de felicidade e de realização pessoal, convida a pessoa ao individualismo.
Assim as pessoas vão se tornando frias, indiferentes e calculistas, não se importando mais com o outro.
Infelizmente as ideias e o pensamento predominantemente individualista estão se tornando parte da nossa cultura: somos formados e adestrados para o individualismo.
Cada qual preocupado consigo mesmo e com seus problemas. Procura exclusivamente sua família, sua felicidade e, sobretudo não se sentem ligados aos outros.
São indiferentes. A vida e a morte são tratadas como assuntos pessoais.
Mas o que é esse individualismo, que só conta meus interesses?
O individualista é por sinal uma pessoa antissocial, não no sentido comum da palavra. Ela pode até ser uma pessoa de boas relações sociais, pode até ser uma pessoa que esteja sempre próxima aos outros, porém por ter caráter exclusivamente individualista usa muito os termos: “minha vida”, “minha escolha”, “minha liberdade”, “meus direitos” “minhas coisas”
Só pensa na sua profissão, no seu dinheiro, sempre que pode dá um jeito de tirar vantagem e aproveita de tudo e de todos para atingir seus objetivos.
Estamos tão habituados e é tão forte essa cultura individualista, que nos tornamos egoístas e nem percebemos, e assim vamos formando conceitos sobre as pessoas.
Hoje em dia é comum espalharmos nossas ideias preconceituosas e individualistas, e nossos julgamentos errôneos. Por exemplo, quando falamos que determinadas pessoas são preguiçosas, não querem saber de nada, vagabundas, bêbadas, que vivem na miséria por que não querem trabalhar. Todas essas coisas que acontecem e são ditas são de caráter individual, portanto, cada um que se vire...
É comum a televisão refletir essa cultura dominante por meio de novelas em espaço nobre, onde dão um show de individualismo e libertinagem. A moral, o caráter, e a disciplina não são observadas.
O amor fraterno e a solidariedade são sempre deixados de lado. Esses valores não dão audiência, não dão ibope nem publicidade.
Cadê o espírito solidário, participativo e cristão?
Por que valorizamos tanto o individualismo?
Provavelmente tudo isso está acontecendo porque estamos cegos, surdos e mudos.
Precisamos resgatar os valores tão bem ensinados e tão rapidamente esquecidos
Precisamos reaprender a compartilhar e partilhar do que temos, de modo que possamos ver os problemas humanos de maneira comunitária, só assim deixaremos de ser exclusivamente individualista.
Entra aqui, deixa lá fora essas regras do mundo moderno que diz que você é o que tem. Esquece essa ideia de querer mostrar para o outro aquilo que não é. Tira essa máscara do rosto. Mostra- me suas qualidades, mas acima de tudo seus defeitos e medos. Você não é uma máquina que vive feliz e sorridente. Senta aqui e me conta da sua vida, dos seus sentimentos, do que faz você sorrir. Eu quero saber sobre você , das suas manias. Eu quero acreditar que você é mais que essa roupa que veste, que esse carro que anda, que essa tela de computador, que essa vida de fantasia que leva. Eu quero conhecer a tua essência, a tua vida do lado de dentro, a tua pessoa de verdade. Vem... Eu também sou humana como você.
A doença do mundo moderno que acomete a humanidade é que o ser humano se sente na necessidade de se auto afirmar todos os dias , não pra ele próprio , mas , para os outros expectadores e quando ele não consegue expor isso de forma que se sinta pleno , ele é destruído pelas próprias frustrações..
As contradições do mundo moderno ainda assustam os que professam serem livres de preconceitos e alienações, perguntas que ninguém quer fazer, respostas que ninguém quer saber, dá-se mais valor ao que se engrandece de forma instantânea, do cultivado nas estruturas de um passo por vez, não há limites na caça fulgaz de fatos que corroborem ideologias falidas, todo livre, na verdade está preso aos olhos condenatórios e preconceituosos de mentes fomentadas por ilusões e devaneios preocupantes no mínimo duvidosos, então se agora não nos decidirmos qual tal somos ou queremos ser, certamente seremos sepultados a olho nu perante a grande massa, e nossa vida realmente terá sido como a canção que ninguém ouviu e sentiu.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp