Metáfora
Desembrulhei a nova manhã,
ela é somente minha,
assim como essa metáfora
que inventei - registrei - bem levinha
Chamam-me poeta das imagens,
sem modéstia, tenho muitas,
quem as cola e usa que bom !
divulga meu trabalho de forma explícita
No país do carnaval e da metáfora, da piada pronta e da Lei de Gérson, a mais recente moda feminina é aparecer nas redes sociais dizendo "sofrer preconceitos por ser bonita e gostosa". #pegouavisão
“ Tão grande e imenso é meu amor por você que em meio a minha metáfora fico entre a redundância e a hipérbole de tamanha intensidade”.
Metáfora é uma figura de linguagem onde se usa uma palavra ou expressão num sentido incomum, designando um objeto ou qualidade dentro de uma relação de semelhança entre suas terminologias. Metáfora vem do latim, “meta significa algo” e “phora é sentido”, já do grego sua origem significa uma transposição, uma mudança e correlaciona os sentidos das palavras. O mais óbvio é que diariamente e corriqueiramente usamos as nossas metáforas para transmitir emoções, desejos para disfarçadamente expressar nossos sentimentos, fazemos uma analogia das questões vivenciadas a cada instante cotidianamente, extremamente importante na nossa condição de humanidade, submetendo os seus significados. É como estar dando murro em ponto de faca, eu não faço isso literalmente, mas aviso, aviso que está errado ou certo e poucos escutam. Difícil se fazer entender. Mas não quero e nem posso carregar o mundo nos meus ombros e deixo por fim as responsabilidades caírem a quem se segue o seu próprio destino. E milhões de vezes lhes digo amanheceu mais um dia!
Algumas pessoas pagam pra se iludir,outras fazem da ilusão uma metáfora pra sua vida,e os que restam se iludem de graça porque querem ouvir da boca daqueles um alívio.
METÁFORA.
Falar que uma pessoa está mais feliz do que um pinto no lixo, significa que essa pessoa não pára de comemorar por algo que lhe foi muito favorável.
Muitas pessoas se perguntam, como saber se é amor?
Então eu te respondo com uma metáfora. Quando você gosta de uma flor, você a arranca e a leva contigo. Mas quando você ama uma flor, você cuida dela até o dia de sua morte.
As estações do ano são uma metáfora poderosa para refletir sobre a natureza da vida e sobre como nos relacionamos com as mudanças que ocorrem ao nosso redor. Assim como as estações se sucedem em um ciclo constante, nossa vida também passa por fases distintas, cada uma com suas próprias características e desafios.
Na primavera, vemos o renascimento da natureza, com as flores desabrochando e os animais se reproduzindo. É uma época de renovação e de novos começos, em que devemos buscar o crescimento e a expansão de nossas vidas.
No verão, o calor e a luz do sol nos energizam, e temos a oportunidade de colher os frutos do trabalho realizado na primavera. É uma época de plenitude e de celebração, em que devemos aproveitar os bons momentos e buscar o prazer e a felicidade.
No outono, as folhas começam a cair e a natureza se prepara para o inverno. É uma época de reflexão e de introspecção, em que devemos avaliar nossas conquistas e nos preparar para os desafios que virão.
No inverno, a natureza se recolhe e o frio nos faz buscar abrigo. É uma época de quietude e de introspecção, em que devemos refletir sobre nossas vidas e nos preparar para os novos começos que virão na primavera.
Assim como as estações se sucedem em um ciclo constante, nossa vida também passa por fases distintas. Devemos aprender a nos adaptar às mudanças e a aproveitar cada fase da vida da melhor maneira possível. Se soubermos lidar com as estações da vida de forma equilibrada e consciente, poderemos colher os frutos de uma existência plena e significativa.
Metáfora
A vida é um floco de neve.
Também pode ser uma lata de lixo se você prefere;
A vida é como uma prece.
Mas também pode ser uma melodia simples;
A vida é uma vidraça.
E também pode ser um gume com duas facas...
Quão eloquente é, esta tal de METÁFORA!!!
O homem indignado com a pessoa ao seu lado por está em excesso de ocupação do assento diz, em frase não muito respeitosa.
"Fecha essas asas folgada" e a pessoa ofendida grita... "Galinha é sua mãe!".
Em discussão acirrada, com o moço de melanina gritante, ouve-se alguém nervosamente entoar..."vai comer bana fdp", e fez-se um silêncio.
Por isso cuidado.
Meu filho contou-me algo por esses dias que em conversas no seu trabalho, onde uma pessoa indagou ter sido danificado um equipamento, o cidadão disse que fora,
"um burro, que teria quebrado a tela do seu notebook" e um outro ser de exacerbada conduta, por se julgar empondeirado pelo dinheiro que dispunha, virou-se pro meu filho por ser negro, deu-lhe um tapinha em suas costas e disse!
"não teria sido este aqui o tal burro não né?"
Só porque o mesmo tem pele escurinha.
Uma tolice requerente muitas vezes de uma resposta pra mostrar qual seria o lugar de gente inescrupulosa, mostrando seu devido lugar que é a prática do RESPEITO.
Essa tal de METÁFORA, devastadora é no mínimo tosca e desafiadora.
Se tivesse que usar-se de uma metáfora para definir a vida, diria que ela se assemelha a uma onda de mar. Um dia calma, leve e mansa; outro, violenta, desafiante e perigosa. O que se espera do homem é preparo constante para enfrentar as vicissitudes da vida diante de suas variações.
...
Fulgurei no picadeiro ao transformar dor em metáfora. Maquiei a minha retórica e retoquei a sua anáfora.
Recitei tais repetições ao esgotar minhas alegorias. Evitei as contradições e mergulhei na poesia.
Cunhei minha resiliência ao acordar da letargia. Carreguei as raízes nas asas e abdiquei da nostalgia.
Amputei um passado longínquo ao bancar tal decisão. Alinhei o que era oblíquo e persisti na fulguração.
Se hoje eu tivesse que usar uma metáfora para simbolizar aquele cara – ou aquela – que está sempre em cima do muro, e nunca se posiciona perante as situações importantes, nem mesmo diante de injustiças, e nem sequer aborrece ninguém, sem sombra de dúvida que ele seria a da “pessoa zero à esquerda"; medíocre ou sem valor algum. Os zeros à esquerda não valem nada, nem um tostão furado.
Lançando mão de uma metáfora, poderíamos imaginar um campo disciplinar associado ao universo das ciências sociais e humanas como um sistema solar no qual, - em torno da matriz disciplinar fixa - gravitam os grandes planetas paradigmáticos. Mas seria preciso imaginar que haveria também aqueles que habitam “ilhas espaciais” situadas entre dois planetas, e que tomam emprestadas características de dois ou mais mundos, e outros mais que preferem viver solitariamente em pequenos meteoros errantes. E há ainda os que não possuem pouso fixo, e que vivem em trânsito. De todo modo, seja para viver em um dos planetas paradigmáticos, ou entre eles ou nenhum deles, todos os habitantes deste universo metafórico estariam habituados a este “viver entre mundos”. Aqui, não seria possível fazer boa carreira sem falar certo número de idiomas teóricos, ou sem dominar uma “arte da tradução” que possibilite efetivamente a comunicação entre os pares e planetas teóricos.
[texto extraído de 'Teoria da História, volume 1: Conceitos e princípios fundamentais'. Petrópolis: Editora Vozes, 2011, p.180].
Metáfora
A água que te lava não será a mesma que te lavará.
Aproveite cada gota d'água do seu banho.
O que Jesus fez com a água de transformá-la em vinho é a uma metáfora para nossas ações, que podemos transformar nossas atitudes do neutro para o bem.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poemas em Metáfora