Mensagens sobre Moral e ética
Ética não é simplesmente não falar mal dos outros ou seguir regras por obrigação sem nenhum tipo de consciência social. Ser ético significa zelar pelo Bem comum.
A moral está presente quando escolhemos o certo mesmo quando o errado pode nos trazer algum tipo de benefício.
O dia em que a sociedade tiver alguma moral para ao menos limpar o chão que eu piso, então, vou começar a cogitar a possibilidade de pensar em me importar com a opinião da mesma. Mas enquanto isso não acontece, vou valorizar seus julgamentos com mesmo valor que dou ao lixo do banheiro.
"Não confunda moral com lição;
Não confunda mensagens com recados;
E, não confunda reflexão com religião.
Se quiseres, podes fundir a ética e o bom caratismo. Isto nos faz, e nos traz bem!"
(Austri Junior)
A tolerância ilimitada implica em viver sem nenhum sistema moral, cultural, social, espiritual e político. Isto é utopia, e que o diz "ser" é mentiroso. A tolerância implica exatamente no contrário, é a manifestação do respeito, e a viabilidade da convivência a partir das convicções individuais. Aliás, só é passível de tolerância aquele que é diferente, pois quanto aos iguais, não carecem de tolerância porque a igualdade de visão de mundo os fazem agregados e afins. Cuidado, todo aquele que reclama de intolerância, buscando a supressão das convicções do próximo, reclama de si mesmo, pois o mesmo não tolera visão de mundo diferente da dele. E cuidado, se a sua convicção lhe impede de respeitar os "diferentes“, comprometendo a convivência, é possível que esteja inapto a conviver com este grupo
Há em cada um de nós algo intrínseco, o código moral de leis, que nos impulsiona a sermos pessoas cada vez melhores, mais éticas, amorosas. Quandonão atendemos a esse impulso natural surgem os conflitos conscienciais, que, com o tempo, caso não sejam resolvidos, tornam-se doenças emocionais.
A moral é como cordas de violão, por melhor que seja o som, mais cedo ou mais tarde vai ser necessário um ajuste,diapasão, ai sim falaremos de ética !
Se a busca pela reflexão moral, fosse tão intensa quanto a busca por fama, ostentação, facilidades e poder, com certeza, estaríamos vivendo tempo menos sombrios.
Perder princípios?
Quando princípios refere-se a moral,moral é um conjunto de costumes, regras culturais, sociais... e por esse motivo podem ser ultrapassadas e injustas , sabendo-se que a cultura deve ser aperfeiçoada ou mudada sempre. Basta pensar nos costumes de outros países que consideramos bizarros ou ignorantes.
Logo, os princípios, como tudo na vida, devem ser repensados com muita calma, e em alguns casos, mudados sim.
No entanto, uma pessoa que muda por qualquer influencia, é uma pessoa sem personalidade, uma farsa!
Os que enxergam tem o dever moral de serem incansáveis em denunciar e expor a verdade que está oculta.
Se não houver uma mudança drástica e urgente em nosso comportamento social, ético e moral, em nosso trato para com o sistema ecológico, em algumas décadas, não só a sociedade humana, mas o próprio planeta Terra, entrará em colapso total.
A complacência moral aliada a aceitação silenciosa da maldade, denota sua forte cumplicidade com esse sistema.
Dou a definição de espírito, aplicável à noção de espírito ético ou moral. "Por espírito entendo um ente nominal puro, com essência inteligente, que também chamo de principio espiritual ou mesmo princípio da vida. É um ente da linguagem, que somente existe nela, e de modo próprio e exclusivo na linguagem ritual. Porém, mesmo nesse plano linguistico puro, pode ser dotado de aparência, de corpo ou coisa, ainda que somente simbólica. Quando se diz que é ente nominal puro é porque sua existência material se baseia no seu nome (que é material por ser um som), não sendo necessária uma comprovação fora do nome. Para dar um exemplo, o espírito de um morto existe na medida em que o morto tem nome e a invocação do seu nome o torna existente dentro do rito. O fato de chamarmos tal existência de “existência simbólica” não apaga a sua realidade. "
Do ensaio "Cartilha da fé ética", no livro A espiritualidade ética.
