Mensagens sobre Moral e ética
Os frutos são maravilhosos quando as raízes estão profundas. Assim mesmo é a vida, se você teve uma base sólida, quanto à ética e o respeito pelos outros, suas ações serão corretas.
Para Plotino (204-270 ac), mesmo o mal tem a sua razão de ser, pois sendo ele inevitável, significa que ele é necessário. Ele atribui ao mal também uma função ética, ele vê no mal uma espécie de expiação por uma culpa original.
O passado já não mais existe, o futuro, ainda há de vir, já o presente, o aproveite, pois, é o único momento em que vivenciará.
A hulmildade é um remédio contínuo na vida de um lider cristão, que deseja ter saúde no findar do exercício do seu ministério.
Um homem não precisa olhar para o natural para perceber o quão vasto é o universo; basta apenas olhar para dentro de si.
A razão não é suficiente a si mesma, ela tem limites, e Pascal reconhece esses limites. Estabelece que a ética, a vida social e a religião é que definem o mundo humano real e esse mundo real em grande parte foge das possibilidades da razão.
Mas mesmo no mundo natural a razão é limitada, pois os segredos da natureza estão encobertos na experiência que constantemente aumenta em quantidade, intensidade e valor. Uma hipótese que busca explicar um acontecimento na natureza pode ser validada, negada ou permanecer duvidosa, e a experiência permanecendo duvidosa demonstra claramente que a razão tem seus limites.
A razão também demonstra ser limitada quando busca definir as noções fundamentais de uma área do conhecimento pois ela não consegue definir os princípios últimos da própria razão.
(sobre a filosofia de Blaise Pascal)
O verdadeiro valor das pessoas, não está atribuído ao que possuem. Ainda que alguém contrariado proclame aquela velha frase; ''As pessoas só valem o que têm.'' Esse valor está ligado ao que de fato elas são, e indiscutivelmente atrelado à primazia dos valores íntimos, éticos e morais.
Não pode haver economia e realizações onde não há eficiência de gestão, honestidade, transparência e ética.
A Justiça continuou e continua a morrer todos os dias. Agora mesmo, neste instante em que vos falo, longe ou aqui ao lado, à porta da nossa casa, alguém a está matando. De cada vez que morre, é como se afinal nunca tivesse existido para aqueles que nela tinham confiado, para aqueles que dela esperavam o que da Justiça todos temos o direito de esperar: justiça, simplesmente justiça. Não a que se envolve em túnicas de teatro e nos confunde com flores de vã retórica judicialista, não a que permitiu que lhe vendassem os olhos e viciassem os pesos da balança, não a da espada que sempre corta mais para um lado que para o outro, mas uma justiça pedestre, uma justiça companheira quotidiana dos homens, uma justiça para quem o justo seria o mais exato e rigoroso sinônimo do ético, uma justiça que chegasse a ser tão indispensável à felicidade do espírito como indispensável à vida é o alimento do corpo.
Certo dia, um professor antigo fora ser tutor de um grupo de alunos.
Um profissional reconhecido temido por sua fama de exigente.
Mas um aluno inconformado e questionador percebeu que não era fama, era fato. Pois havia constado que era falta de educação em sua fama de exigente.
Tal como cobrou que fosse tratado com respeito.
Mediante a isso surgiu a amabilidade do mestre com os demais e a rejeição do inconformado. Aquele mestre com o grupo passam a denegri-lo repudia lo; caluniando, invertendo a situação.
Ressaltando que fora indisciplinado e desrespeitoso em sua conduta.
Indagou o aluno em si mesmo...
Pois é esta forma de ensino que saem os profissionais?
Se aliam ao mais forte por medo de punições.
Pense nisso...
O que você tem ensinado?
O que vem aprendendo?
Você pode ser o mestre de alguém!
É preciso remar contra maré.
Sempre!!!
A Ganância, Inveja e a vontade ser aquilo que não é, nos faz perder três elementos importantes de uma vitória:
A Honra
O Respeito
A Ética
Como viver em um mundo tão ganancioso? Onde tudo é baseado em dinheiro e tudo tem um preço e pode ser negociado, inclusive os princípios morais. Será isso efetivo? Ou chegaremos nós ao tempo onde os valores serão prioridade e o numerário apenas secundário?
Dificilmente a Justiça triunfará em um ambiente dominado pela opressão, pela mentira e pela falta de ética.
"Nos não podemos interferir nos lamentáveis acontecimentos de corrupção na política em nosso País, mas podemos definir novos critérios e escolhas que irão moldar um futuro no qual estes acontecimentos e os responsáveis por eles não estejam presentes."
Quem escolhe o caminho do conhecimento sofre a dor da incompreenção alheia e, ninguém além de você, sofrerá por isso.
Quem ignora o conhecimento fecha-se no egoísmo das falácias internas nutrindo o próprio ego e quem sofre impotente é o outro.
Mesmo diante de divergências de sermos únicos, quem busca o conhecimento encontra a fraternidade, seja no bom senso e na empatia ou pela consciência de necessitarmos uns dos outros.
Todo homem perde o respeito quando não mais controla suas ações e deixa que seus valores sejam dominados pela paixão do poder. Ano de eleição é época de provar que temos ética, moral e maturidade e, não para perde-las.
Todo aquele que tem orgulho de expor suas qualidades, deve antes de tudo, saber reconhecer os seus defeitos.
UM POEMA ÉTICO
Limpo, sem rodeios.
Encara-te nos olhos ao lê-lo.
Não busca a perfeição,
apenas a sensatez.
O respeito aos limites,
à honestidade, à sinceridade.
Não precisa ter rimas,
mas combinar com o respeito.
Não cobra, exemplifica nos seus atos.
Apaixonado, porém não polarizado.
Escrito com o suor de um trabalho.
Os seus valores, em cada palavra.
Antropologias inteiras com poemas éticos.
Onde suas certezas, nasçam de pesquisas, aprofundamentos.
Uma geração de poetas éticos!
Entendamos que quebrar paradigmas,
difere de desconstruir o amor, o respeito, as escolhas do outro.
Onde se é livre, deixando o outro escolher,
para não aprisioná-lo.
Nada além mais que a coerência na escrita.
Sejamos nós mesmos! Deixemos o outro ser!
