Mensagens de Moral
Muitos são os esforços em favor do meio ambiente, e é justo que sejam feitos. Que se tratem da poluição (incluindo a sonoro), do reflorestamento, da preservação das espécies em extinção, e outros aspectos mais. Porém muito mais precisamos fazer em favor da preservação da boa moral: a extinção do lixo audiovisual produzido pelas indústrias fonográficas, cinematográficas, televisivas e radiofônicas; o combate sincero às drogas lícitas e ilícitas; a luta contra as modas devassas, que despem e não vestem; a guerra contra a corrupção em qualquer das suas formas e em todos os âmbitos da sociedade; e outras áreas mais.
Às vezes, as hostilidades nos debates na internet me surpreendem negativamente. Aparecem os ególatras trazendo consigo a ignorância, a intolerância e a falta de educação. Será que, por ser um meio virtual, no qual o usuário se encontra confortavelmente atrás da tela de um dispositivo tecnológico, todas as boas regras de convivência devem ser alijadas? Penso que não. Os preceitos ético-morais devem valer ambivalentemente para a vida real e virtual.
O que deve justificar os meios e os fins é o caráter somado com a moralidade, ética e os princípios da jurisprudência.
A ética é um ramo da filosofia que só pode ser observado no campo da teoria para ser consumado na pratica da moral.
Os cumprimentos hipócritas, a bajulação e a falta de conhecimento nos púlpitos têm sido a arma dos líderes pacatos que tentam levantar a moral da igreja, porém são os mesmos que não treinam a inteligência, a dinâmica e a força dos jovens para torná-los os próximos líderes fortes, ousados e dinâmicos.
Há pessoas que envelhecem adquirindo e repassando conhecimentos, estas contribuem não só a seus objetivos, entretanto há outras cobertas de ignorância, não de maldade, acredito que a maldade não exista, mas sim a ignorância, li a respeito dela, e ela explica todos os desvios de conduta que atrapalham o ser humano, a ignorância. Quando se tem alguma forma de poder é extremamente fácil potencializar a ignorância, todos somos ignorantes, alguns menos outros mais, buscar o conhecimento e não aplicar pode ser a escolha da ignorância ao invés da razão. A luz para muitos pode ofuscar ao invés de iluminar, mas saibamos perdoar para que também não sejamos ignorantes.
O atalho
O macaco tinha ouvido falar, de umas conversas por aí, que havia um atalho na floresta para chegar às bananeiras.
Como não era bobo e era muito folgado, apostou com outro macaco uma corrida, e que quem por ultimo chegasse teria que ir todos os dias buscar bananas para o ganhador.
O macaco esperto, todo confiante, saiu bem tranquilo em direção ao atalho, e o segundo saiu correndo pelo caminho de sempre para chegar bem rápido.
No meio do caminho, o macaco engenhoso se depara com uma caverna. Na entrada uma plaquinha: “atalho por aqui”. Entra rapidamente – mesmo estando escuro – e é devorado por dois leões que aguardavam a espreita.
O outro macaco? Até hoje espera que seu amigo apareça para lhe trazer suas bananas.
Moral da história: Não confie em tudo o que houve.
Na vida, principalmente no relacionamento social, é sempre importante o ser o que sou, e não o que pensam .
Abaixo o volume e olho,
Imagens que movem sem som.
Identifico barulhos, ruídos,
Delicadeza das vozes no ar.
As cores vibrantes me prendem,
E me fazem sentir alegria
Pensando no som que imagino,
Barulho imaginário que crio.
O melhor de viver neste mundo,
É abaixar o volume de tudo
Sendo expectador desta vida,
Assistindo à um cinema mudo.
Desprezar os ideais de um homem inteligente, nos parece pouco racional, porém se o seu caráter for duvidoso, será repelência natural.
Porque o homem aqui plantado, pode e deve ser avaliado, pelo intelecto moral.
Na minha vida íntima, não desandei caminho para desvalorar regras de comportamento social, mas, por Deus, muitos de meus detratores, em sentido largo, revoltam-me o estômago pelo odor moral com que se perfumam.
As vezes eu reflito sobre o que falei em uma reunião ou conversa individual com alguém, que não deu o encaixe que eu gostaria, ficou vago, solto no ar. Então penso em uma forma da próxima reunião relacionar com a situação anterior e desfazer o mau entendido, dar o fechamento e passar a idéia da forma correta com a moral da história pretendida.
Eu me considero um homem de princípios. Mas que homem não se considera? Até o assassino acha suas ações morais de certo modo.
Por tempos há regras que devem ser seguidas e não estão na lei, outrora regras que estão na lei devem ser quebradas.
A opinião supera a vontade, mas a vontade, diante da oportunidade, supera a opinião. Aquilo que você quer fazer (vontade), diante da oportunidade de fazê-lo (oportunidade), não resistirá ao fato de não o poder (opinião). Para resistir, é preciso usar de um "amuleto emocional", onde somente uma concepção rica emocionalmente e moralmente poderá se contrapor.
Entendo que quem quer o bem não se preocupa com o que o outro quer ouvir e, sim, se preocupa com o que deve ser dito.
Quem tem um dever moral para com o outro toma partido do que é certo e não teme pela indisposição.
O objetivo da educação é o saber.
Para alcançar esse objetivo temos que traçar metas coerentes, são elas:
a capacidade intelectual e moral.
A vida é um intervalo de tempo, onde devemos somar o dever diário da prática da razoabilidade que nos foi concedida com a luta cotidiana do aperfeiçoamento do caráter, dividida pela nossa desfaçatez ao quadrado frente ao sofrimento alheio.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp