Mensagens de Ciúmes
Eu tenho ciúme, do ciúme ciumento,
Do ciúme que mete medo
E atrai o ciúme feroz.
Tenho ciúme da sua sombra,
Ela é tão traiçoeira que fica atrás.
Tenho ciúme do batom,
Ainda mais da cor avermelhada,
Que desliza nos lábios que são meus.
Ciúme da sua felicidade
Que pode mudar o seu caminho
Deixar-me só, e sem você.
Mas essa narração é de Cervantes,
O velho ciumento, teatral.
De você não tenho ciúmes,
É minha deusa adorável,
Minha amiga e companheira,
É tudo, é fenomenal.
É doce menina,
Dos olhos cintilantes,
Dos lábios da cor de morango
De corpo estilo violão
Da beleza que encanta,
Do charme e da elegância.
Não tenho ciúmes,
De você menina,
Você não é só minha,
É dos poetas
Que escrevem com o coração
A beleza criada pelo Criador,
Você menina, você mulher.
Amor e ciúme não cabem juntos em um relacionamento. É preciso decidir analisando bem as consequências de cada escolha: uma conduz à felicidade e a outra à ruína."
"De todos os micróbios mais tenazes e mais difíceis de destruir, o micróbio do ciúme é o mais atroz."
Não é drama, é dor. Não é ciúme, é medo. Não são palavras, são sentimentos. Não sou eu, é você. Não é poder, é querer. Não é nada, é tudo.
Ciúme é uma fraqueza, não uma demonstração de amor. Uma insegurança se algo ou alguém te ama de verdade. Se duvidas, és fraco.
"O ciúme exagerado é um dos mais infelizes sentimentos inerente ao ser humano. Ele magoa, fere, destrói e mata, e se pode ter estas características, como associar à isto o amor?"
O ciúme não é o pecado do desconfiado. O ciúme é o medo que todos temos de perder o que classificamos como precioso. O grande impasse desse sentimento é que ele só é aceito quando o valor é recíproco.
Sentimento confuso
O ciúme é um tempero do amor
Mas exagerado é confusão na certa
Ele limita toda razão na dor
Causa dúvida na própria pessoa
Devemos entender o que separa o sentimento
De amor ciúme e inveja
Dividir com a vida é necessário
A possessividade em nada acrescenta
Boa consciência na imaginação
Leva a ignorar o ruim sentimento
Nefasto seria aguçar o ciúme no coração
Esconderijo de uma insegurança tensa
O sabor do ciúme é muito ruim
Nada acrescenta de bom para vida
Vamos amar para valer sim
Sem somar a ele essa chama na alma
Ciúme amargo
Quando não há confiança num relacionamento, o ciúme amargo e patológico é o maior inimigo dos casais: ataca e aniquila a união. O ciúme vive mascarado de "cuidados" e "zelos" escondendo a amargura da insegurança. Para que não ocorra, devemos manter o diálogo sincero; o olho no olho, evitando assim a presença dessa "peste" que acaba com todo relacionamento.
Quem ama não duvida, zela e cuida mas confia; não tira a liberdade do outro, não humilha, não pressiona, não sufoca, não agride nem mata. Que este ano possamos cuidar desse sentimento que não é amor. Quem ama entende bem o Capítulo 7 de 1 Coríntios, dos Versos 1 ao 5 e o Capítulo 13 de 1 Coríntios.
Faço de tudo para te ver feliz, eu até tento segurar o ciúme o problema é que parece que você gosta de me ver triste, acredite o melhor que você tem a fazer é me dar valor, porque vai chegar um dia que você vai procurar esse valor e não vai encontrar.
Porque o ciumento é mesquinho em doar-se supõe sempre que vai ser traído e por isso o ciúme; a inveja faz sofrer e por isso responsabiliza e atormenta o invejado pelo sofrimento causado por seu amargo sentimento.
Em pequena dose o ciúme pode ser um ótimo bálsamo para atiçar a relação, mas em doses exageradas torna-se um terrível e mortal veneno.
"Quisera DEUS, neste mundo não existisse;
o ciúme, a dor, o ódio, a inveja;
a violência...
e a morte como desculpa,
carregando assim como o vento
as folhas secas da nossa existência."
Os obcecados de forma obcecada, os paranoicos com ciúme, os deprimidos com desconfiança do próprio valor, os narcisistas amaram exigindo sucessivas provas de sua importância, os arrogantes submetendo o amado, os ansiosos controlando e alegando cuidados, os fóbicos criando medo e precauções desnecessárias, entre outras, são formas de "amar" que conhecemos. Prato cheio para psicólogos de plantão, mas quem sabe a única coisa que falta para esses comportamentos seja serem amados de verdade. É certo que o amor não cura tudo. Apenas apazígua algumas sensações crônicas de obsessão, paranoia, depressão, narcisismo, arrogância, fobias, tudo misturado à solidão e isolamento, mas que é uma grande alento, isso é.
O segredo.
O segredo da felicidade
tá num balaio de ternura
num caçuá de fidelidade
no ciúme sem frescura
pra que tenha eternidade
e preciso muita amizade
e muito mel de rapadura.
É tolo imaginar que se pode descartar isoladamente nosso ciúme, sendo que só nos livramos dele após uma bela faxina interior.
Como Deus pode ter emoções (ciúme, raiva, tristeza, amor…) se ele é onipotente, onisciente e onipresente? Emoções são uma reação, mas como Deus pode reagir a algo que ele já sabia que iria acontecer e até planejou?
