Textos de volta às aulas para um começo brilhante
Dizer que a escola não educa,
ou que o educar não é seu papel,
é desconhecer a dimensão da educação escolar,
é não ser capaz de enxergar a carência dos alunos
que se manifesta dentro da escola,
é não compreender que o ensino
está incluso no processo educacional.
Quando a escola incorporou a ideologia neoliberal, que transformou as instituições da sociedade em empresa, ela passou a agir com tal, logo o desenvolvimento pleno do aluno deixou de ser seu objetivo, passando a focar na obtenção de resultados positivos em avaliações externas, como parâmetro de eficiência da sua ação.
O professor não pode olhar para a falta de interesse de um aluno aos assuntos da escola, sem ver a realidade a qual esse aluno está inserido e, muito menos, a sua história de vida.
Enquanto a avaliação for concebida como um instrumento de aferição de capacidade, a escola nunca conseguirá exercer o seu papel social com excelência.
Temos que repensar a escola para um fazer pedagógico desvinculado do modelo de empresa imposto pelo neoliberalismo, pois, do contrário, a mesma não deixará de ser um poço de contradições ao qual ela se transformou.
A escola tem que ser um lugar para onde o aluno deseje ir, mas para isso é preciso que ela faça dos seus espaços um ambiente que o aluno não tenha em casa.
O erro na escola não é algo que esteja em desarcordo com o que é certo, mas uma etapa do processo de aprendizagem que antecede ao que é aceitável como correto.
A escola que padroniza
é a mesma que produz trabalhadores dóceis
e transforma criança em homens que não perguntam,
apenas respondem.
Quando a escola prioriza o desempenho, ela ignora o seu papel social, fazendo das avaliações externas o norte de suas ações pedagógicas, consequentemente, promove uma formação reducionista, que não forma, apenas condiciona o aluno para apresentar um retorno satisfatório que se traduz na pseudo excelência educacional.
A escola que atribui recompensas aos alunos de destaque
não promove a motivação, apenas pratica a meritocracia e consequentemente institucionaliza a exclusão.
Quando a escola utiliza dos fins
para justificar os meios,
ela abandona os meios
para se chegar aos seus
objetivos constitucionais
estabelecidos e assim,
deixa de ser um centro de construção
para se consagrar, diante de um sistema dominador, como uma instituição formadora.
A inclusão na escola é uma tentativa de resposta da sociedade ao grito dos que se sentem excluídos por um modelo educacional que não enxerga as particularidades do aprender que é singular a cada ser, mas ela não se concretiza com eficiência porque esse mesmo modelo não é capaz de atender, com qualidade, nem mesmo os que ficam calados.
Poema - Ditadura Nunca Mais
Começa na escola
Foca na aula de história
Veja a trajetória
Democracia foi a vitória.
Nós temos esse instante
Conquistado antes
A luta foi grande
Com muito suor e sangue.
Seja revolucionário
Em cima do armário
Existe livros e dicionário
Para evitar outro Ustra ou Bolsonaro.
Futuro não é voltar atrás
Ditadura nunca mais
Que descansem em paz
Nossos ancestrais.
A melhor de todas as escolas na minha opinião é a escola da vida - essa escola nos esfola, porém muito nos ensina se estivermos dispostos a abstrair, absorver e aprender suas preciosíssimas lições que podemos obter através das provas, das provações e das privações...
Enquanto o histórico escolar, assiduidade e o bom comportamento na escola desde o ensino fundamental não passarem a valer como critério de aprovação nas melhores universidades do país,nas forças armadas e nas polícias o Brasil continuará a ser um país injusto e desumano com os estudantes.
A escola,faculdade e o trabalho são os melhores lugares para conhecer alguém para se relacionar.A discoteca e o banco são os piores lugares.Na discoteca as pessoas estão todas bêbadas ou drogadas e não vão com o intuito de se casar,mas apenas se divertir.No banco as pessoas estão preocupadas com dinheiro e com o que você possui na conta. Relacionamentos que se baseiam em interesse financeiro são relacionamentos superficiais.Estudar e trabalhar junto por algo em comum gera uma admiração que pode se transformar em um sentimento incondicional e verdadeiro.
Na escola nós fazemos mais amigos verdadeiros que nas faculdades e em universidades,pois nas faculdades e em universidades podem existir aliciadores e podemos nos enganar por aparências.
Um base bem feita na escola desde o ensino fundamental te fará alcançar altos patamares. E não esqueça que grandes professores já foram "reles" alunos.
Haredita Angel 26 de dezembro de 2015 às 19:53
"Na escola da vida, somos reprovados em algumas matérias, mas, Deus não se cansa de nos fazer repetir! Aí está a sua misericórdia!"
Haredita Angel
- Relacionados
- 47 frases de volta às aulas para motivar no retorno à escola
- Primeiro dia de aula: frases que celebram esse novo começo
- Poemas de volta às aulas
- 47 mensagens de boas-vindas para alunos começarem bem o período letivo
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
- Frases com Autoestima para Escola
