Menino Lindo
Vasculhando a minha mente
Encontrei de tudo um pouco
Me vi um menino sonhador
Vi um gênio e um louco
Vi um romântico apaixonado
Vi um perdido sem rumo
Um trabalhador honrado
Vi um farrapo de gente
Passando por maus bocados
Vi o fundo do poço,e sonhos espedaçados
Vi meus olhos saltitantes com belezas do passado
Também vi lacrimejando quando fui apedrejado
Hoje com passos lentos e o corpo bem cansado
Continuo seguindo em frente
O menino sonhador nunca saiu do meu lado
O menino branquinho perfeito,
Cabelos de ouro, olhos de céu,
Sorriso de anjo, coração puro,
Um raio de sol, em um mundo azul.
Seu riso é música, seu olhar é luz,
Seu abraço é calor, sua presença é vida,
Ele brilha como uma estrela,
E ilumina o caminho, com sua essência.
Seus passos são leves, sua voz é doce,
Seu coração é cheio de amor e paz,
Ele é um presente, um tesouro raro,
Um menino branquinho, perfeito e puro.
Seus olhos brilham como estrelas,
Seu sorriso é um raio de sol,
Ele é um anjo, enviado do céu,
Para iluminar o mundo, com seu amor.
O menino branquinho perfeito,
É um sonho que se tornou realidade,
Um milagre que aconteceu,
Um presente de Deus, para a humanidade.
Que seu coração permaneça puro,
Que seu sorriso nunca se apague,
Que sua luz continue a brilhar,
E ilumine o caminho, para todos nós.
Que você seja sempre feliz,
Menino branquinho perfeito,
E que seu amor e luz,
Sejam um farol, no mar da vida.
IVAN GUEDES BLACK JÚNIOR
O MENINO NOVINHO DA MINHA RUA
O menino novinho da minha rua,
de passos leves, sorriso no olhar,
tem a inocência que o tempo cultua
e o jeito doce que faz encantar.
Corre descalço, liberdade em brasa,
brinca com o vento, desafia o céu,
o dia é palco, a calçada é casa,
na vida simples, reina o troféu.
Os olhos brilham, reflexo do sonho,
o futuro é vasto, um mistério a se abrir.
No agora, tudo é riso risonho,
é puro, é leve, é de nunca partir.
E assim ele segue, na rua, menino,
sem pressa, sem medo, dono do instante.
Na dança da infância, encontra o destino,
e cada passo é um passo vibrante.
Ele era diferente de qualquer outro amigo dela. E não era só por ele ser um menino, mas porque ela podia ser completa, inequivocamente, 100% ela mesma. E ele também.
O poeta da terra vive num emaranhado de emoções, o menino do Mucuri exala na epiderme o néctar da liberdade.
"Havia um menino pequeno em muletas. Eu não sei o nome dele e suspeito que nunca vou. Mas nunca vou esquecer o rosto dele, seu sorriso, sua tristeza. Ele é um dos milhões roubados de esperança e dignidade por Charlatans discutidos neste livro. Onde quer que e quem quer que seja, peço desculpas a ele por não ter sido capaz de protegê-lo de tal experiência. Eu humildemente dedico a este livro para ele e para os muitos outros que sofreram porque o resto de nós começou a cuidar muito tarde."
Dorme meu menino
Dorme neném dorme nenenzinho que Jesus Cristo vai ficar aqui contigo, ele vai mandar o seus anjinhos que vão proteger e cuidar do seu soninho.
Pensei no lirismo; quis ser poeta. No vale do Mucuri, um menino se inspira e a literatura agradece.
Raiz.
Sou dessa terra... menino
sou nordestino valente
que fala oxe e oxente
e que não teme o destino
sou raça de Virgulino
sou esse cabra da peste
que honra o couro que veste
e respeita aquele que planta
e quando o orgulho levanta
é pra dizer... SOU NORDESTE.
Sabe aquele menino que se escondia atrás dos outros, por medo de se aceitar e se afirmar como era? Sim, eu já fui esse menino, que não havia conhecimento sobre seu lado gay e nem permitia-se conhecer. Eu sempre tive apenas amigos heteros, ia para “N” festas de público heteronormativo. Muitas das vezes ia apenas pelos meus amigos, pois gostava de estar com eles, e era nesse tipo de festa que os mesmo iam. Eu nunca tive um amigo gay, eu não sabia direito o que era ser homossexual. Minha família é quase toda evangélica, e sempre fui ensinado que essa “coisa” era ruim, você ser e conhecer/chegar perto de alguém que fosse. É triste escrever isso, mas é a verdade.
Mas com o passar dos anos, cheguei ao Ceará, meus gostos foram aflorando, fui mudando e tendo conhecimento de outros grupos de pessoas que se tornaram amigos. E então comecei a me relacionar com pessoas da comunidade (calma não é a do celeiro) mas sim a LGBT, e vi o quanto era difícil agora colocar para fora o que eu havia reprimido. Depois de muitas vivências fui podendo ter base e conhecimento de mim. E hoje sei o que sou, sei o que acredito, e mais ainda pelo que luto. É fácil a gente julgar um discurso sem entender por que aquela pessoa teve aquele discurso. A vida é lotada de erros, e é diante deles que podemos começar os acertos. Antes de julgar, busque entender também, você já esteve naquele lugar ou em uma posição parecida. Nem tudo são flores, há espinhos no caminho também.
Ei menino! Ela foi quase um cometa ao passar por você, porque sabia que iria ser rejeitada. Ela só queria ser estrela, mas você não a quis no seu céu!
"Acontecimento cumprido... É a Virgem Imaculada que deixa descer Jesus Menino na sua pobre serva... Começa agora a vida de Jesus em mim...Ele tem tantas bonitas intenções...Deixem-me saborear Jesus..."
Você só vira homem quando mata o menino dentro de si, isso é se liberta das ilusões que a sociedade o condicionou a vida inteira.
Na rua Garay, a criada me disse que tivesse a bondade de esperar. O menino estava, como sempre, no porão, revelando fotografias. Junto ao vaso sem flor, no piano inútil, sorria (mais intemporal que anacrônico) o grande retrato de Beatriz, em pesadas cores. Ninguém nos podia ver; num desespero de ternura, aproximei-me do retrato e disse-lhe:
– Beatriz, Beatriz Elena, Beatriz Elena Viterbo, Beatriz querida, Beatriz perdida para sempre, sou eu, sou Borges.
Carlos entrou pouco depois.
Divida herdada -
Despi-me dos cansaços
das loucuras de menino
e esperei p'los teus abraços
nas dolências do destino.
Fiz da vida um serão imberbe
numa casa sem ninguém
e como um pobre qu'inda deve
fiquei da divida refém.
Mas o que devia e a quem?!
Não me lembro de pedir
herdei a divida de alguém
sou um louco a fugir.
A fugir da solidão
a fugir dos dias turvos,
fujo à dor do coração
por caminhos que São escusos.
Ai Senhor -
Ai Senhor que destino
que turbilhão de incertezas
desses tempos de menino
de loucuras e tristezas.
Ai Senhor que tormento
me enlaça o coração
me afoga o pensamento
e me tolda a razão.
Ai Senhor que lamento
me escorre o corpo todo
que a morte e o sentimento
me afogam no lôdo.
Ó Senhor que te não vejo
neste caminho perdido
fui traido com um beijo
porque me tens tão esquecido.
Menino de Ouro
Me chamo César. “Desde menor, a minha escola é minha favela.
Não tem recuperação pra quem for reprovado nela. A minha matemática soma só resultado, diminuir aqui já é motivo pra ser cobrado. Criminoso, moleque mulherengo, maquinado, bem trajado, se mal elemento.” Sempre fui um moleque jogado no mundão, não tenho sentimentos, muito menos amor no coração. Nunca liguei muito pra isso, amor pra mim nunca existiu. Ele é só uma forma de fazer as pessoas sofrerem e se humilharem por outra pessoa. Nunca tentei a sorte pra ver se o amor dava certo pra mim, mas pra que eu iria tentar? Eu não queria sofrer como outras pessoas.
E eu já tinha muitos problemas na vida, às vezes eu achava que tinha nascido pra sofrer. Vários bagulhos na mente, passava a noite em claro até o sol nascer. Meu pai foi embora quando eu tinha 13 anos, só restamos eu, minha mãe e meus irmãos. Eu tinha que trabalhar pra colocar comida na mesa, mas na favela não tem muitas opções, então com 15 anos me joguei no crime. Com menos de um mês estava cheio de dinheiro no bolso, mas isso me trouxe mais problemas do que solução. Comecei a usar drogas pra esquecer de tudo. Alguns iriam me julgar, porque é só isso que as pessoas sabem fazer: julgar e julgar. Mas, por outro lado, alguns iriam se identificar. Eu me achava um covarde por usar drogas pra correr dos meus problemas, mas também, o que eu podia fazer? Meu pensamento sempre foi de que minha vida não valia a pena.
Mais um dia completo e a noite está caindo. Estou tentando dormir, mais uma vez eu não consigo. Acho que vou sair, tá rolando baile logo ali embaixo. Não, pera aí, tô ouvindo tiros. Tá tendo operação policial na favela, tenho que ficar em casa mesmo, não posso sair. Meus olhos tão pesando, já são 30 horas acordado, mas agora já não dá pra dormir. Deu 6 horas da manhã, já lavei o rosto. Vou tomar meu café e sair pro movimento. Andando entre os becos da favela vejo um corpo estirado no chão. É mais um inocente que morreu ontem na operação. Eu paro e penso “será que vou acabar assim também?” “será que esse é o destino de todos os moradores da favela?”.
É irmão, a vida aqui não é fácil. Vou seguir meu caminho, pois estou mais do que atrasado pro meu plantão. Chegando lá no movimento, os amigos falam que aquela vida não era pra mim, que eu era uma boa pessoa, que eu tinha que continuar escrevendo sim, porque era o que eu sempre gostei de fazer. Mas eu não queria escutar, só queria fazer o meu dinheiro sem ninguém me atrasar.
Hoje à noite tem baile, mas não quero sair. Só quero tentar dormir. Celular toca, é ligação de um parceiro:
- Qual é, mano? Vamos pro baile?
- Não dá, mano. Tenho muitas coisas pra fazer.
- Deixar essas coisas pra amanhã. Vamos pro baile, vai ser legal.
- Tá bom, vamos. Passa aqui na minha casa pra gente ir.
Estava em cima da hora. Tomei um banho bem rápido, me arrumei e fiquei esperando. Meu amigo chegou e partimos pro baile. Eu estava distraído, no meio de tanto tumulto, esbarrei em uma menina e pedi desculpas. Ela também tentou se desculpar, mas disse que estava assim tão apressada porque iria pra casa. Notei que ela estava sozinha e me ofereci para levá-la. Ela disse que só iria aceitar porque conhecia o meu amigo e nós conversamos muito no caminho. Chegando no portão de sua casa, ela me deu um beijo e desejou boa noite. Depois fui pra casa e não achei que essa menina iria ficar na minha cabeça, era só mais um rolo e bola pra frente.
No outro dia logo cedo meu celular toca. É uma ligação de um número desconhecido.
- Oi, tudo bem? Sou aquela menina da noite passada, consegui seu número com seu amigo.
Nos falamos por muito tempo, e com vários dias de conversa nós já sabíamos tudo sobre a vida um do outro. Por mais que eu não ligasse pro amor ou sentimentos, essa menina ganhou minha atenção e minha confiança fácil. Ela era diferente, eu não sabia se o que eu estava sentindo era amor. Tudo isso era tão novo e estranho pra mim. Eu falei pra ela que eu tinha o sonho de ser escritor e ajudar todos ao meu redor. Ela me disse que eu era um menino de ouro, de coração bom e puro e que via brilho em mim. Que eu era capaz de realizar todos os meus sonhos.
Eu pedi pra ela contar mais um pouco sobre sua vida e ela me disse que usava alguns tipos de drogas. Eu prometi que nós iríamos sair dessa juntos. Com o tempo ela conseguiu me ajudar a sair do crime e das drogas, eu queria fazer o mesmo que ela fez por mim, mas eu fui esquecendo de quem me ajudou, chegamos até a perder contato.
Um dia ela conseguiu achar meu contato e voltamos a nos falar. Ela me convidou pra ir pra sua casa, disse que estava triste e precisava desabafar. Chegando lá, nós conversamos sobre muitas coisas. Ela estava na mesma vida, mas pior que antes, pois agora estava envolvida com facção. Começou a chorar na minha frente e disse que o maior desgosto da vida dela era quando ela foi presa e viu sua mãe e seu pai chorando igual uma criança. Eu falei pra ela se acalmar, que dessa vez eu iria ajuda, que agora eu vim pra ficar, eu iria fazer o mesmo que ela fez por mim um dia, ajudá-la a sair daquela vida. Eu consegui deixá-la calma e falei que iria pra casa. Ela pediu pra eu não ir, disse que estava com medo e me pediu pra ficar lá. Acabei ficando e caindo no sono, mas logo cedo saí de fininho pra não acordá-la.
Fui pro trabalho e horas depois meu amigo chegou com a notícia de que ela havia sido assassinada. Eu não consegui fazer o mesmo que ela fez por mim, não tive tempo de tentar. “O destino não nos quis a gente junto pra sempre, mas foi um privilégio me encontrar com você” nesse mundo. Tudo aconteceu tão rápido e de repente, mas foi o suficiente pra eu nunca esquecer. Se eu viver outras vidas, vou lembrar de dela. Sempre que estou triste ou querendo desistir, lembro o que ela me falava, que eu sou o menino de ouro e que sou forte, de coração bom e puro. E tudo que eu faço de bom hoje, todas as coisas que conquisto, paro e penso o quanto ela ficaria orgulhosa em me ver vencendo.
MUNDO MENINO
Somos mundo menino
Olhos tão pequeninos
Barquinhos de papel
Desenhos de sonhos
Somos mar ... amar de cores
Ventos de flores
Corações de colibris
Borboletas no jardim .
Mas as vezes o horizonte
nos parece tão ... tão distante !
A dor teima em nos seguir
A tristeza parece não ter fim .
Inda bem que a esperança reside
por aqui
e assim vamos navegando
na marra
bordando novos voos
em amanheceres
com luzir !
E por entre sóis de girassóis
Incertos e desertos
Seguimos tentando
desenhar um lindo céu
sobre nós !
Vamos acreditar Sim
A vida não pára por aqui !