Me Decepcionei mais Nao quero Magoas
ENSAIO SOBRE NOÇÃO DE ACUSAÇÃO E PERDÃO NA ESFERA ESPIRITUAL
Não é que Jesus aprovava o que o bandido fazia, o que o prostituto fazia, o que o falso discípulo fazia, mas que ele amava cada um por sua essência como gente. A concepção do amor de Deus vai contra o “instinto” do homem.
Porque não entendiam seu pensamento, suas ações e reações, tinham-no por revolucionário em meio a uma sociedade cujos conceitos abrangiam sentimentos de ódio, vingança, justiça com as próprias mãos, revelando a falta de amor “interior” que inundava a alma contra a qual ele se pronunciava porque Deus é amor.
Esse amor de Deus é incondicional, imparcial, i.e., sem acepção de pessoas, mas o problema jaz no interior do homem. Por isso, Jesus pediu a Deus para que perdoasse aqueles que o injuriavam porque não sabiam o que faziam. Quem poderia compreender tal amor?!
Todavia, o sistema ao qual a humanidade se adaptou é o que aplica a lei mosaica “Olho por olho, dente por dente: assim como feriu será ferido” em detrimento da graça revelada por Jesus “Amarás o teu próximo como a ti mesmo “.
Esse sistema que invade mentes e corações, proclamando punições — diga-se, en passant, “devidas” conforme o delito cometido por cada delinquente — não esclarece que a punição é tão somente para o malfeitor, e não para suas vítimas, pois se a vítima manifesta sentimentos contrários à doutrina do amor cristão, ela está se corrompendo interiormente.
Por isso, está escrito: “Irai-vos e não pequeis”, ou seja, a ira que clama por justiça não é pecaminosa; pecaminosa é a reação interior que culmina na destruição da pureza do ser porque elimina, destrói, erradica toda a possibilidade da manifestação do perdão, motivo pelo qual Jesus veio a nós como homem, como nós, para que soubéssemos que assim como ele perdoou aqueles que o injustiçaram, nós devemos fazer o mesmo. Nisso está a pureza da alma que não se contamina.
O mal não tem poder para corroer e corromper o amor, a não ser que a pessoa permita. Se ela permite, ela é responsável pelo mal que ela coloca sobre ela mesma e dentro de si mesma. O mal não estava nela, mas entrou com a sua permissão. Da mesma forma que Jesus bate na porta do coração pedindo permissão para entrar. É a pessoa quem abre a porta do coração, para o mal ou para o bem, e, depois disso, cada um responde segundo suas obras.
Por isso que depois a pessoa não compreende porque está passando por isso por aquilo, porque não lembra dos pecados cometidos, pois acreditava que não era pecado, mas senso de justiça. No entanto, é preciso compreender o que é senso de justiça para não a confundir com as diversas faces da vingança. É aí que entra a razão da vinda de Jesus: perdão para salvação.
Muitos, porém, confundem o amor de Jesus com rebelião ou afronta às autoridades ou imbecilidade por estarem com os ouvidos tapados e os olhos vendados para não compreenderem a verdade que liberta, pois se encontram nessa condição por serem eles os verdadeiros rebeldes à causa de Cristo.
A verdadeira justiça não extingue a manifestação do amor pelo próximo — um ser igual com suas respectivas diferenças. É mister que o indivíduo permaneça incólume em sua constituição trinitária de corpo, alma e espírito a fim de corresponder às instruções dadas por Jesus, se é que é um seguidor fiel, e não de carteirinha ou por status social ou da boca para fora! Essas últimas manifestações não refletem o amor de Cristo, mas um fim amargoso. Jesus jamais os conhecerá.
“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo” (Mt 24:12,13).
O que motiva você?
Não amemos de palavra ou de língua, mas por obras e em verdade. -
1 João 3:18
Escritura de hoje : 1 João 3: 16-24
Em nosso zelo em apresentar as pessoas a Cristo, não devemos esquecer que o Espírito Santo freqüentemente usa circunstâncias adversas para aumentar seu senso de necessidade espiritual. Ele também pode usar essas mesmas circunstâncias para nos ajudar a compartilhar o amor de Cristo com eles.
A autora Jennifer Rees-Larcombe estava sobrecarregada com uma vizinha chamada Diana, mas parecia não conseguir se aproximar dela. Uma noite, ela e vários amigos estavam orando por Diana quando a campainha tocou. Era o marido de Diana. Ele estava desesperado. Sua esposa havia quebrado recentemente a perna e o tornozelo e não conseguia andar por vários meses. “Você conhece alguém que possa investigá-la todos os dias?” Ele perguntou.
Entristecidos, mas agradecidos por essa oportunidade, Jennifer e suas amigas começaram a cozinhar, limpar e fazer compras para Diana. Vários meses depois, ela notou Diana lendo uma Bíblia. Diana explicou: “Eu queria descobrir o que faz com que os cristãos se interessem, por isso pedi ao meu marido que comprasse essa Bíblia.” Logo eles começaram a frequentar a igreja de Jennifer e, eventualmente, ambos receberam Cristo.
Você está sobrecarregado por alguém que precisa do Senhor? Continue orando e continue amando-os "em obras e em verdade" (1 João 3:18). Eles se perguntam o que faz você se mexer e, com o tempo, descobrirão que é Jesus!
Refletir e orar
Para mim, não é a verdade que você ensinou,
Para você é tão clara, para mim é tão obscura,
mas quando você veio a mim, trouxe
um sentimento mais profundo Dele. —Clelland
Uma mão amiga pode abrir a porta do coração de uma pessoa para o evangelho. Joanie Yoder
Rendimento não
Deus é fiel, que não permitirá que você seja tentado além do que você é capaz. -
1 Coríntios 10:13
Escritura de hoje : Mateus 4: 1-11
Imagine uma música com uma mensagem tão poderosa que possa impedir um tumulto na prisão. Segundo um relato, a música "Yield Not To Temptation" serviu a esse propósito. Segundo a história, um grupo de mulheres presas havia sido autorizado a sair de suas celas para ouvir um orador visitante. Durante a reunião, o supervisor deu uma ordem que alguns prisioneiros não gostavam, então começaram a gritar e a ameaçar. O confronto estava aumentando.
O supervisor pediu ajuda e foi de uma maneira incomum. Ouviu-se uma voz cantando sobre o tumulto dos prisioneiros perturbados: “Não ceda à tentação, pois ceder é pecado; cada vitória ajudará outros a vencer. ”Surpreendentemente, a rebelião se acalmou e as mulheres começaram a cantar enquanto voltavam para suas celas.
Economizamos muitos problemas ao não ceder à tentação de deixar a raiva nos controlar. Da mesma forma, nós nos protegemos quando "não cedemos". Ceder à tentação de mentir nos protege de uma perda de respeito e de outras deturpações. Ceder à tentação da ganância nos ajuda a evitar uma insatisfação persistente. Mas o mais importante, quando "não cedemos" à tentação, agradamos a Deus.
A cada tentação, Deus provê uma "fuga" (1 Coríntios 10:13). Você o encontrará ao ceder a Ele.
Refletir e orar
Peça ao Salvador para ajudá-lo,
consolar, fortalecer e mantê-lo;
Ele está disposto a ajudá-lo -
Ele o levará adiante. - Palmer
Para escapar da tentação, fuja para Deus. Dave Branon
Pratique o que você prega
Você, portanto, quem ensina a outro, não ensina a si mesmo? -
Romanos 2:21
Escritura de hoje : Romanos 2: 17-24
Mohandas Gandhi liderou a luta da Índia pela liberdade do domínio britânico. Suas práticas religiosas hindus e sua filosofia política tiveram uma influência radical e revolucionária em milhões de seus compatriotas.
No início de sua vida, Gandhi havia considerado a possibilidade de se tornar um seguidor de Jesus. Atraído por Sua vida e ensinamentos, Gandhi participou dos cultos de uma igreja em Pretória, África do Sul. Mais tarde, ele escreveu: “A congregação não me pareceu particularmente religiosa; eles não eram uma assembléia de almas devotas, mas pareciam ser pessoas de mentalidade mundana indo à igreja para recreação e em conformidade com os costumes. ”O cristianismo, concluiu ele, não podia acrescentar nada de valor ao hinduísmo. Então ele se afastou de Jesus, para sua própria perda e para a perda de muitos que o seguiram.
Somos como aqueles que frequentam igrejas em Pretória? Será que a nossa adesão ao cristianismo é apenas uma questão de costume, uma boa maneira de desfrutar das relações sociais? Um estranho que está sinceramente buscando um relacionamento com Deus seria atraído ou desligado pela qualidade de nossa adoração e devoção pessoal a Cristo? Vivemos o cristianismo que professamos? Praticamos o que pregamos? (Romanos 2:21).
Refletir e orar
Prefiro ver um cristão do
que ouvir alguém falar,
prefiro ver suas ações
e contemplar sua caminhada diária. —Herrell
O que praticamos é a melhor ilustração do que pregamos. Vernon Grounds
Qual é o seu foco?
As coisas que são vistas são temporárias, mas as que não são vistas são eternas. - 2 Coríntios 4:18
Escritura de hoje : 2 Coríntios 4: 7-18
Uma empresa se gabou de que seu creme antienvelhecimento poderia "banir" as rugas e foi solicitado a provar isso no tribunal. Os resultados mostraram que o creme aperta a pele, mas apenas temporariamente. As rugas logo ficaram óbvias novamente. Milhões de pessoas engolem essas afirmações malucas porque acreditam nos mitos por trás delas: que o processo de envelhecimento é inaceitável e que é possível desfazê-lo. O foco está nos efeitos visíveis - todos temporários - o que é desencorajador para quem confia neles.
Em 2 Coríntios 4:16, Paulo enfatizou que o declínio físico é inevitável. Ele disse: “Nosso homem exterior está perecendo.” Mas Paulo não desanimava. Eis o porquê: “O homem interior está sendo renovado dia a dia.” Por causa dessa renovação interna diária, nosso foco não precisa estar nas coisas visíveis, que são temporárias, mas nas coisas invisíveis, que são eternas.
Quando a eternidade é nosso foco principal, somos mais capazes de reconhecer a natureza temporária de nossos problemas. Paulo chamou isso de "momentâneo" e "leve" em comparação com o maior peso de ganho e glória eternos que eles estão trabalhando para nós (v.17). Essa não é apenas outra alegação selvagem. É uma promessa da Palavra de Deus, garantida pelo Seu poder. Nisto podemos acreditar!
Refletir e orar
Além das tristezas da terra, das alegrias do céu,
bênçãos eternas com Cristo, meu Senhor;
O choro da Terra terminou, as provações da terra terminaram,
Doce descanso em Jesus, ó recompensa abençoada! Gilmore
Os problemas terrestres desaparecem à luz das alegrias celestiais. Joanie Yoder
O erro do espertalhão é pensar que as vantagens que tira com suas atitudes serão eternas e não terão consequências.
Não podemos conhecer aquilo que não questionamos. E questionar não trará o conhecimento pleno do que se questiona, apenas parte do que percebemos.
As palavras estão todas aí para que as usemos em nossos diálogos, escritos(poéticos ou não), nos documentos, nos discursos, nas escolas, nas igrejas, no dia a dia.
A forma como as usamos, a originalidade como nos expressamos, a mensagem que queremos transmitir, a personalidade que mostramos através delas é que denotam as diferenças entre as pessoas que as utilizam.
Eu não lembro de Cecília Meirelles, Quintana, Drummond de Andrade, Veríssimo, Ruben Alves, Guimarães Rosa ou qualquer outro grande escritor/poeta enciumados por haverem escrito sobre o mesmo tema. Apenas faziam uso das palavras a seu modo, através a própria criatividade e imprimindo a elas seu estilo inconfundível.
Por exemplo, a palavra "felicidade" como qualquer outra, pode ter enfoques infinitamente diferentes de escritor para escritor e quem lê sabe distinguir "alhos de bugalhos".
Tudo isso para dizer que a escrita é caminho amplo
e todos podem trilhá-lo à vontade; com a própria inspiração,
sem receios, apenas abordando os assuntos e palavras com autenticidade e sua marca pessoal. Sem esquecer que lápis, papel ou outro meio de escrita são artefatos ao alcance de todos que queiram expressarem-se através das palavras.
Eu, mera iniciante, procuro seguir esses exemplos dos grandes que não se detinham em tecer críticas veladas aos seus parceiros de escrita. Se não eram admiradores um do outro, por outro lado não eram opositores, nem ferozes defensores de vírgulas, adjetivos e termos de uso geral.
No mais que cada um de nós se expresse da melhor maneira que o coração lhe inspire a fazer. Cika Parolin
Somos instantes e apenas um sopro nos leva, assim como um dente de Leão que se vai com o vento e não encontra um chão.
Sobre as religiões
Tudo que o homem não consegue fazer, não podemos saber como veio a existir. Quem nos deu a vida foram nossos pais e quando morrermos vamos para de baixo da terra.
"Através do tempo fui me perdendo,
A essência do meu ser é a mesma, mas aquilo que não fui capaz de realizar, as decepções que causei, as que vieram até a mim e me decepcionaram, tudo isso me levou a entender que não estou me perdendo e sim estou me encontrando."
Ame-se e verás tudo de forma diferente...
Construa uma vida reta e digna, talvez não faça nenhuma diferença no mundo material, mas fará uma grande diferença no mundo espiritual.
- Relacionados
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- Frases de aniversário para dar os parabéns (e tornar o dia mais feliz)
- Frases de Amor Não Correspondido
- Frases de desprezo para quem não merece mais a sua atenção
- Amor não correspondido
- Frases de raiva que dizem o que você não consegue falar
- 54 frases de bom dia com frio para acordar mais quentinho
