Maturidade Experiencia
Ouvi falar que se ficarmos maduros demais, vamos cair... O que você acha? Eu sorrio até disso, porque a nossa maduridade está em não envelhecer tudo, você apenas decide fazer com seriedade aquilo que da minha maneira por vezes é infantil. Acaba que nós caímos mesmo sem sermos maduros, porque nem eu quero ser criança, nem você o adulto, mas tudo se submete ao inesperado. Daí que você traça nossa vidas feito cigana seguindo as linhas das mãos, onde se revela o alvo que se quer atingir. Faz do nosso amor uma trama de promessas acumuladas, enquanto só precisávamos dar razões a nosso corações e deixa-los seguir adiante ao inesperado.. O AMANHÃ.
Porque ao invés de lacrimejar, você não tenta se superar, tentar evoluir, para depois entender no que você tem que acreditar.
Eu espero que entenda porque aquela foi a nossa última noite, eu sempre quis um homem ao meu lado, aquele com H maiúsculo, que me protegeria e seria meu porto seguro, um homem que pensasse no dia de amanhã e que principalmente me incluísse em seus planos, mas que acima de tudo tivesse ambição de crescer e ser a cada dia uma pessoa melhor. Eu juro que acreditei que com o tempo a tua maturidade ia surgir, que eu te apresentaria aos meus pais como meu noivo, você viria com a notícia de um novo emprego e quando o teste de gravidez desse positivo, ah seria o dia mais feliz das nossas vidas, eu realmente achei que você deixaria de lado o moleque que agia por impulso, fui ingênua de achar que meu amor seria suficiente pra te fazer mudar de rumo, pra te transformar. Eu quero um homem ao meu lado, um homem que não tenha vícios, um homem que faça valer a pena carregar um outro sobrenome, justamente por isso eu resolvi abrir mão dos sonhos construídos e dos sentimentos atrelados a eles, eu não fui capaz de te transformar no meu homem e não seria capaz de perder meu tempo aqui com a ilusão, é egoísmo eu sei, mas eu sempre fui desse jeito, você sabe.
Aí você acorda e percebe que tudo não passou de um drama. Que as coisas vão se ajeitar, que você tem família, tem amigos, tem lar e tem aconchego. Aí você percebe que Deus nunca falhou com você. Vez ou outra Ele deu uma complicadinha. Ah! Mas isso faz parte do charme da vida. Se as coisas forem sempre tão fáceis, não aprenderemos a ter discernimento, a refletir sobre nós e nossas atitudes. Aí você se depara que só tendo esse 'tal de discernimento' que podemos crescer e nos tornarmos maduros. Aí você cresce, cresce quase dez anos, mas só se passou uma noite. E que bela noite de sono! As vezes é só isso que precisamos: colocar a cabeça no travesseiro e pensar com nossos botões.
No outro dia, você abre um sorriso enquanto pensa: Mas que drama que fui fazer, hein! Ah! E depois desse sorriso, você de novo ganhou seu espaço. Não no mundo, mas dentro do seu próprio interior. E lá você já pode ser feliz outra vez!
Ontem, dormi com febre
Queimando em devaneios
Com calafrios de adolescência
Sonhando que tudo seria já
Hoje, acordei são
Apagando-me em realidade
Com traços insistentes de maturidade
Com a amarga certeza de que hoje ainda não é amanhã
Eu não espero que me julguem como correta pelos meus atos, porém não dou um passo sem antes me certificar das consequências, afinal elas existem e estão ai, para todos. E as consequências vem para si próprio, por isso não costumo agir inconsequentemente, porque eu sei que o retorno vem e vem na mesma intensidade de tudo que eu emitir. Não tenho arrependimentos, estou nesse mundo pra errar e meus erros vem pra que eu possa amadurecer como pessoa. Agora não posso negar a minha decepção com as hipocrisias alheias, pessoas que já fizeram tanto, com tantas, quererem me julgar como errada em uma situação que eu já passei e agir como uma pessoa madura que não vê as pessoas como propriedade. Pessoas tem sentimentos, eu tenho, você tem... e o problema é que muitas das vezes não sabemos valorizar o que temos quando possuímos e quando perdemos achamos que nos foi tirado? Não, não foi uma boneca que você teve quando criancinha que tinha muito apego e após ter deixado de canto sua mãe pegou e deu pra sua coleguinha, e quando você viu na mão dela você se deu conta que gostava demais daquela boneca e quis de volta. “Repito, não é essa a situação”. Somos pessoas, e a “boneca” é uma pessoa que também tem sentimentos e pode ser que ela já não queira mais ser sua “propriedade”, pode ter cansado das suas brincadeiras e da sua “perda de tempo”. Voltando a parti do julgar, gente pelo amor de Deus... “Aqui se planta, aqui se colhe” o que você fez pra merecer isso? Será que algum dia não fez alguém sofrer da mesma forma esta sofrendo? O nome disso é consequências dos nossos atos e chegou a hora que você arcar com os seus. Não quero ser melhor que ninguém, mas aposto que se você botar a cabeça no travesseiro e não olhar só pro seu umbigo verá que não tem moral pra cobranças, muito pouco julgamentos. Você já errou! De certa forma estou apontando seu erro “não sou ninguém pra fazer isso”, mas é necessário. Enfim, não use as consequências da vida como uma capa de proteção para se sentir menos pior por estar recebendo, o que você mesmo emitiu.
Assuma seus atos, assim como eu faço com os meus. Isso é maturidade!
Tenho a perfeita noção de que te ajudei a crescer!
Quanto mais cedo enfrentares certas e determinadas adversidades da vida, mais cedo atingirás a tão necessária maturidade e sabedoria, essa sim vai-te ajudar a ser feliz, a separar o trigo do "joio", a seguir com mais determinação e confiança.
Um dia vais entender, um dia vais olhar para trás e vais rir."
Sabedoria não é dizer que sabe tudo, sobre todos;
mas, sim. Saber muito sobre muitos.
Sem dizer uma palavra se quer.
Quem era eu, Que não sabia Viver
Quem era eu, Que só vivia a sofrer
Quem era eu, Que me entregava demais
Quem era eu, Que sempre me deixavam para trás
Quem era eu, Forçando sempre um sorriso
Quem era eu, A infantilidade, Ingenuidade
Quem era eu, Imaturidade
Quem era eu, Sem paciência
Quem era eu, Falta de tolerância e malicia
Quem era eu, Sempre errando na vida
Quem era eu, Mente fechada e preguiça
Quem Era Eu...
Realmente, acredito que quanto fazemos aquilo que deve ser feito, sem que nos preocupemos com opiniões, é que chegamos num bom grau de maturidade, onde aprendemos a tomar decisões e colher seus efeitos, sejam bons ou ruins.
sou velho na cabeça e no espírito e adoro isso, pois me impede de fazer coisas que minha jovialidade imatura me permitiria realizar sem qualquer receio
Às vezes quando criança nos não valorizamos a importância de nosso pai, achamos que eles querem nos punir ou controlar. Mas quando ganhamos maturidade de vida entendemos o seu real valor.
A nossa capacidade emocional diz-nos quem realmente somos, se caso for bem utilizado ganharás uma maturidade nobre.
"Trocamos os locais cheios de gente por casas cheias de nós, os volumes altos por nossa voz interior e essa mudança de comportamento simplesmente, se relaciona com o que nos transformamos."
Nossa vida é composta por ciclos. E cada vez que seja fecha um ciclo, recebemos coisas novas, mas também deixamos algo para trás. Para viver esse novo tempo, mudanças são necessárias. E faz bem em nossas vidas. Elas trazem novas experiências, aprendizados, amizades, além de oportunidades para sermos melhores.
Mudar, por mais que possa ser difícil em determinados momentos, é necessário.
Aprendi, que alguns dos sinais de maturidade é está aberto para o novo, mas sem deixar de ser grato pelo que viveu e pelas pessoas que conheceu. É entender que tudo em nossa vida há um propósito e um tempo determinado, assim como diz em Eclesiastes 3:1. É fazer o presente (o hoje), o melhor momento de nossas vidas.
O mais incrível de amadurecer,
é que certas dores perdem campo.
Porque entendemos que remoer é esforço,
e que resultados amargos geram desinteresse.
E a gente vai morrendo de preguiça de fofocas
e discussões sem sentido.
E cada pessoa pesada é um tédio.
A solidão já não assusta tanto
quanto certas companhias.
A gente vai escolhendo o silêncio
e vai selecionando com quem irá rompê-lo.
A gente vai se esvaindo dos excessos,
e daquilo que é perda de tempo, largando o ócio.
E cada minuto de infelicidade é desperdício
e energia mal empregada.
A certeza de que satisfação é predileção,
e que viver melhor tem como primeiro ato,
decidir sem aguardar milagres no final.
Não há rebeldia em dobrar os joelhos e suplicar a Deus o entendimento das suas vontades. O questionamento também pode contribuir com a maturidade espiritual que o espírito tanto anseia!
Envelhecer é uma dádiva. Cuidar do corpo é ótimo, mas não dá para evitar o tempo. Os sinais vão aparecer, se cuidando ou não, passaremos por esse processo natural. Os anos nos trazem maturidade e experiência. Vivamos com a luz da fé iluminando cada um desses nossos dias.
- Relacionados
- Depois dos 30: reflexões sobre a maturidade e a vida adulta
- Mensagens de maturidade que mostram o poder do tempo e da experiência
- Reflexão aos 50 anos de vida: frases sobre a jornada de aprendizado
- Frases de aprendizado e experiência
- Frases de homem maduro que mostram o poder da experiência
- Poema Maturidade
- Experiência
