A vida é um desafio e nem sempre conseguimos ultrapassar todos os problemas sozinhos. Nesses momentos uma ajuda é sempre bem-vinda. Confira algumas obras que podem ser a solução para aquilo que mais te perturba. 

O Poder do Agora (Eckhart Tolle)

o poder do agora

Passamos muito tempo pensando nas coisas que vivemos no passado ou naquilo que ainda viveremos no futuro... A mensagem de Tolle é simples: se você quer ser verdadeiramente feliz, precisa começar a viver um momento de cada vez. Portanto, pare e pense no seu AGORA!

Unindo diversos conceitos de tradições espirituais, Tolle ensina como as pessoas precisam tomar consciência de seus pensamentos e emoções. Este best-seller é um "manual" que nos mostra como é possível aproveitar cada momento da vida com mais alegria e paz. 

Quem Mexeu no Meu Queijo? (Dr. Spencer Johnson)

quem mexeu no meu queijo

Para quem está com medo de encarar as mudanças, muitas vezes drásticas, que a vida traz, Quem Mexeu no Meu Queijo? é um livro obrigatório. 

Partindo de uma parábola sobre a história de dois ratinhos (Sniff e Scuff), e dois duendes (Hem e Haw), esta clássica obra motivacional mostra como as pessoas lidam com as mudanças ao longo de suas vidas. 

Durante a leitura, somos capazes de nos identificar com o comportamento de alguns personagens, principalmente quando estes se deparam com adversidades no caminho de realizarem os seus objetivos.

O Segredo (Rhonda Byrne)

o segredo

Lançado após o documentário que leva o mesmo nome, O Segredo apresenta a ideia da existência e revelação de um "segredo milenar", que chegou a ser compartilhado por grandes nomes da filosofia, ciência e literatura da Humanidade.

Em suma, a obra debate a chamada Lei da Atração, que afirma ser o pensamento positivo a chave para a felicidade, a saúde e a riqueza. Este best-seller ensina que precisamos ter uma "fé inabalável" naquilo que desejamos para sermos capazes de conquistar nossos objetivos.

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie)

como fazer amigos

Com base em suas experiências pessoais, Dale Carnegie montou um manual que ilustra as principais dificuldades das pessoas ao se comunicar e, principalmente, como superá-las. O autor também usa exemplos que foram vividos por outras grandes personalidades, como Winston Churchill, John D. Rockefeller, Eleanor Roosevelt, Henry Ford, Abraham Lincoln, entre outros.

Esta clássica obra de autoajuda é destinada às pessoas que precisam desenvolver as suas habilidades comunicativas e, desde 1936, tem ensinado técnicas simples sobre a "arte" de se relacionar com outros indivíduos. 

A Mágica da Arrumação: A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida (Marie Kondo)

a mágica da arrumação

A autora nos ensina a pôr em prática o desapego dos bens materiais, a partir de técnicas super simples. Com o método KonMari, por exemplo, o livro promete ajudar a fazer com que você seja uma pessoa muito mais organizada e que se livre de uma vez por todas da bagunça, seja na sua casa e na vida de modo geral.

O Poder do Hábito: Por que Fazemos o que Fazemos na Vida e nos Negócios (Charles Duhigg)

o poder do hábito

Pequenos e, aparentemente, inofensivos vícios podem se instalar em nossas vidas como tumores, impedindo o nosso desenvolvimento. No livro O Poder do Hábito, Duhigg apresenta pequenas questões que mostram como a desorganização é responsável por criar esses vícios. 

Portanto, se você deseja ter uma rotina saudável, seja de estudos ou exercícios, por exemplo, precisa entender como os hábitos funcionam para alcançar o sucesso.

Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século (Augusto Cury)

ansiedade

A ansiedade é considerada por muitos o "mal do século", inclusive pelo psiquiatra e autor brasileiro Augusto Cury, conhecido por suas obras no âmbito da Teoria da Inteligência Multifuncional. 

Para Cury, a mente humana pode ser trabalhada para controlar os pensamentos e sensações que provocam o característico estado de ansiedade, evitando outros males, como a insônia, o mau humor, a fadiga (corporal e mental), etc.

Se você busca por melhor qualidade de vida e tranquilidade, então deve viver com menos ansiedade. Augusto Cury promete te ajudar.

Por Que Fazemos o Que Fazemos? (Mário Sergio Cortella)

por que fazemos

Se você está sentindo o peso da rotina em sua vida, então esta obra do filósofo Mário Sergio Cortella é o melhor livro que poderá encontrar nesta lista. Por Que Fazemos o Que Fazemos? nos convida a refletir sobre a importância dos propósitos que nos fazem seguir. Qual é o seu? 

Indicado para fortalecer a reflexão sobre a sua vida profissional, este livro vai te fazer repensar não apenas no presente, mas também no futuro que deseja construir.

Inteligência Emocional (Daniel Goleman)

inteligencia emocional

O que significa trazer a inteligência à emoção?  O psicólogo Daniel Goleman mostra, através de uma série de pesquisas na area da neurociência, como a inteligência é responsável por apenas uma pequena parte do sucesso profissional dos indivíduos.

Saber cativar as pessoas e compreender o sentimento alheio é essencial para conquistar o pleno sucesso, seja na vida profissional como na pessoa. Para isso, Goleman orienta como desenvolver o chamado quociente emocional.

Em Busca de Sentido  (Viktor Frankl)

em busca de sentido

Frankl esteve preso em um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial, onde perdeu quase toda a sua família e foi alvo das mais cruéis torturas. 

O médico psiquiatra austríaco relata as experiências que viveu durante esses anos de pesadelo para exemplificar o seu método psicoterapêutico. Segundo Frankl, basta termos uma razão para viver, mesmo que pequena, e se nos agarramos à ela, somos capazes de coisas inimagináveis. Mostramos forças sobre-humanas quando temos determinação e fé em nós mesmos.

O criador da chamada Logoterapia mostra como a resiliência pode ser a chave não apenas para superar fortes traumas, mas também o combustível para nos tornar pessoas mais fortes e imunes ao sofrimento. 

Você Pode Curar Sua Vida (Louise Hay)

você pode curar sua vida

Após vencer um câncer através de um tratamento intensivo, que incluía técnicas de afirmação positiva e psicoterapia, a autora deste best-seller compartilha com os leitores como a sua filosofia positiva é capaz de (literalmente) salvar vidas!

O Melhor Momento: Aproveitando ao Máximo Toda a sua Vida (Jane Fonda)

o melhor momento

Aos 75 anos, a atriz Jane Fonda, um símbolo de beleza internacional, mostra como é possível envelhecer bem, sem passar por crises de idade e aceitando as mudanças naturais. 

A autora ainda dá vários conselhos sobre como ter uma vida plena, mantendo não apenas a saúde física, como também a mental, o amor e o sexo.

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (Gustavo Cerbasi)

casais inteligentes

Do autor brasileiro Gustavo Cerbasi, esta obra baseou o filme Até que a Sorte nos Separe (2012), mostrando como os casais podem superar as constantes crises e brigas familiares por causa de dinheiro (ou da falta dele). Para isso, basta ter em mente três coisas fundamentais: planejamento, organização e disciplina.

As sugestões propostas pelo consultor vão te ajudar a montar uma estratégia inteligente para formar uma parceria eficaz quando o assunto é a administração financeira familiar.

O Monge e o Executivo: Uma História sobre a Essência da Liderança (James C. Hunter)

o monge e o executivo

Hunter, um experiente consultor de relações de trabalho, conta nesta obra a história de um empresário de sucesso internacional que, um dia, decide abandonar tudo para se tornar monge.

Esta parábola serve para que o autor mostre todos os princípios essenciais que regem os verdadeiros líderes. Este "novo" conceito de liderança passou a ser amplamente usado pelas grandes empresas e organizações, mesmo que já exista há muito tempo entre algumas culturas orientais, principalmente.

O Maior Vendedor do Mundo (Og Mandino)

o maior vendedor do mundo

Pode soar como o guia clássico para qualquer vendedor, mas ao contrário do que o título sugere, O Maior Vendedor do Mundo ensina muito mais do que técnicas de venda, mas sim sobre como fortalecer a sua auto-estima.

Og Mandino foi um ex-alcoólatra e que esteve a beira do suicídio, mas que viu a sua vida mudar totalmente após publicar este livro, considerado um dos mais importantes de sua carreira.