Considerado o autor nacional mais lido no Brasil durante a última década, Augusto Cury (1958) é um dos principais nomes da literatura brasileira da atualidade. Seus livros já foram publicados em mais de 70 países e, só no Brasil, já vendeu mais de 30 milhões de cópias!

Com obras que caminham entre a ficção e a não-ficção, o escritor, pesquisador e psiquiatra paulista usa a literatura como ferramenta para debater questões importantes sobre a mente humana. Por meio de seus livros, é possível refletir sobre a vida, inspirar-se e encontrar palavras de apoio e conforto que, como num abraço, tem o efeito de acalentar a alma.

Desistir dos sonhos é abrir mão da felicidade, porque quem não persegue seus objetivos está condenado a fracassar 100% das vezes...  Augusto Cury

Desistir dos sonhos é abrir mão da felicidade, porque quem não persegue seus objetivos está condenado a fracassar 100% das vezes...

Augusto Cury

Fizemos uma lista com os 16 melhores livros de Augusto Cury, os quais são essenciais para você conhecer as mensagens que o autor tem a ensinar! Escolha os que você tem interesse de ler e aventure-se numa incrível jornada de reflexão.

1. O Vendedor de Sonhos: O Chamado

O Vendedor de Sonhos: O Chamado

Lançado em 2009, este é o primeiro livro de uma série chamada “O Vendedor de Sonhos”, uma das mais conhecidas do autor a nível internacional, bem como das mais vendidas mundialmente. O sucesso deste livro foi tão grande que chegou a ganhar o prêmio de Melhor Ficção pela Academia Chinesa de Literatura no ano de seu lançamento!

Através da história de um homem conhecido por “vender sonhos”, Cury nos faz refletir sobre a importância que as pessoas dão para os bens materiais, enquanto ignoram totalmente os verdadeiros valores da vida: a alegria, a honestidade, o amor e a paz.

A série continua com “O Vendedor de Sonhos e a Revolução dos Anônimos” e “O Semeador de Ideias”.

Em dezembro de 2016 estreou nos cinemas brasileiros a adaptação cinematográfica de “O Vendedor de Sonhos”, com direção do aclamado diretor Jayme Monjardim! Outro motivo que torna esta obra essencial para você que quer conhecer o trabalho de Augusto Cury!

Confira o trailer do filme:

2. Inteligência Multifocal – Análise da Construção dos Pensamentos e da Formação de Pensadores

Inteligência Multifocal – Análise da Construção dos Pensamentos e da Formação de Pensadores

Este é o primeiro livro de sucesso publicado por Augusto Cury e, ao contrário de “O Vendedor de Sonhos”, uma obra não-ficcional, onde o escritor e psiquiatra apresenta a sua famosa “Teoria da Inteligência Multifocal” (TIM).

O autor separa o livro em 30 elementos básicos para a formação da inteligência humana, demonstrando como é constituído o processo de construção do pensamento.

Não se preocupe se você não for um expert em psiquiatria, psicologia ou filosofia, Cury consegue explicar de modo bastante didático como o ser humano pode ser um indivíduo pensador e gerador de ideias, sendo que estas podem nos libertar das “correntes” impostas pelos estereótipos da vida moderna.

3. Ansiedade – Como enfrentar o mal do século

Ansiedade – Como enfrentar o mal do século

No quesito autoajuda, Augusto Cury também bate recordes entre os livros mais vendidos no país! Com “Ansiedade”, o autor apresenta o conceito da chamada Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), uma das doenças que mais afligem as pessoas, sem mesmo que elas percebam.

Ao contrário das outras obras de Cury, esta é direcionada para aqueles que sentem que sofrem com a ansiedade e necessitam recuperar aquilo que for necessário para ter o equilíbrio emocional e mental.

Ah, o psiquiatra e psicoterapeuta ainda te ajuda a diferenciar a ansiedade do estresse, além de desenvolver o autocontrole das emoções no cotidiano.

4. Você é Insubstituível

Você é Insubstituível

Em “Você é Insubstituível, Augusto Cury compartilha com os seus leitores detalhes sobre a sua própria biografia!

Este é um livro sobre “o amor que habita cada ser humano”, de acordo com o autor. Com relatos de alguns momentos importantes da vida de Cury, conseguimos tirar importantes lições e inspirações sobre como viver melhor todas as etapas da vida. Um dos melhores livros da nossa lista!

Você não pode apagar o filme de sua vida, mas pode reeditá-lo.

Augusto Cury

5. O Homem Mais Inteligente da História

O Homem Mais Inteligente da História

Este foi o livro de ficção mais vendido no Brasil em 2016, entre o rol dos escritores nacionais. Além do mais, esta é considerada a obra mais importante de sua carreira, segundo Augusto Cury. Assim, temos mais do que motivos para conferir este trabalho!

Este é o primeiro volume de uma coleção que promete colocar em debate dois temas bastante conflituosos: a ciência versus a religião!

6. Nunca Desista dos Seus Sonhos

O Homem Mais Inteligente da História

Lançado em 2004, esse livro analisa a vida de grandes símbolos mundiais, como Jesus Cristo, Abraham Lincoln e Martin Luther King. Nessa obra, Cury pretende mostrar a importância de sonhar e de acreditar nos nossos sonhos!

Qual a chance de sucesso de quem não sonha? Ter sonhos grandiosos faz parte da vida e são necessários. Assim, o escritor analisa trajetórias vitoriosas para trazer muita reflexão para quem lê.

7. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

Um livro que narra um pouco das dificuldades de educar filhos e alunos nos tempos modernos. Assumindo a importância da educação, Augusto Cury cita técnicas pedagógicas e hábitos que podem ajudar pais e professores nesta missão.

O escritor comenta as dificuldades de aprendizagem motivadas pela ansiedade e pelo estresse, buscando explorar alternativas que sejam pautadas para uma expansão da inteligência e não meramente para uma replicação de informações. Um importante livro da sua coleção para educadores.

Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.

Augusto Cury

8. Mestre da Sensibilidade - Análise da Inteligência de Cristo 2

Mestre da Sensibilidade - Análise da Inteligência de Cristo 2

O segundo livro da coleção Análise da Inteligência de Cristo. Augusto Cury analisa a vida e as decisões de Jesus Cristo, de modo a observar como este foi resiliente e se manteve fiel aos seus princípios mesmo quando inserido em situações de traição e falta de apoio.

Para os leitores, esse livro traz uma análise das emoções, em forma de luz e esperança, no sentido de conhecimento de mundo e das possibilidades em se aprender com a dor.

9. Revolucione sua Qualidade de Vida

Revolucione sua Qualidade de Vida

Um livro que se propõe a auxiliar as pessoas na tomada de decisão consciente, trazendo reflexões sobre a importância de gerir emoções, de gerenciar os pensamentos e de trabalhar as perdas.

Uma proposta de mudança, em busca de uma vida em harmonia e em respeito com as emoções, com o fim de garantir a felicidade. Com isso em vista, Cury escreve sobre o investimento em qualidade de vida emocional intelectual.

10. O Colecionador de Lágrimas - Holocausto Nunca Mais

O Colecionador de Lágrimas - Holocausto Nunca Mais

Um livro de ficção que conta a história de um professor especializado no nazismo e II Guerra Mundial, que começa a reviver o nazismo. Em certo momento, fala aos seus estudantes que estes eram parceiros de Hitler. Outros desdobramentos ocorrem a partir daí.

Uma obra que explora os atos de Hitler e proporciona momentos de reflexão em cenas que resgatam um passado histórico.

Os professores são heróis anônimos, com uma mão escrevem num quadro, com a outra mudam a humanidade quando iluminam com seu conhecimento a mente de um aluno...

Augusto Cury

11. Armadilhas da Mente

Armadilhas da Mente

Uma aula de filosofia e psicologia, em forma de livro. É uma obra de autoajuda que tem o objetivo de entrar nas profundezas da mente humana, explorando os pensamentos e as emoções.

Em forma de romance, conta a história de uma mulher que sofre com a depressão e que passa por reviravoltas na vida. Esse livro entrou para os mais vendidos da coleção de Augusto Cury.

12. Seja líder de si mesmo

Seja líder de si mesmo

Um outro livro que aborda a capacidade (ou não) do ser humano de controlar sua própria vida e gerir suas emoções. O autor coloca a questão: as pessoas costumam dirigir sua mente como diretores dirigem peças de teatro? Ou as pessoas são espectadoras passivas da própria vida?

Essa é uma obra de Augusto Cury que busca orientar para a importância de nos colocarmos como protagonistas da nossa mente humana, não deixando que sejam os nossos pensamentos e emoções que nos controlem.

13. Prisioneiros da mente: Os cárceres mentais

Prisioneiros da mente: Os cárceres mentais

Lançado em 2018, é um dos livros de Augusto Cury mais recentes. É uma história de ficção que retrata um problema de uma família que, materialmente, conquistou muito, mas que encontra muitos conflitos nos relacionamentos e na forma de se relacionar. O ego e os confrontos preponderam. Outro fator que se discute é o uso descontrolado das redes sociais.

O livro muda de tom quando o pai descobre uma doença mortal, que o levará, junto da família, a buscar ajuda para entrar em equilíbrio com suas emoções e aprender algumas lições.

14. O Médico da Humanidade e a Cura da Corrupção

O Médico da Humanidade e a Cura da Corrupção

Um romance histórico-psiquiátrico que, numa verdadeira viagem histórica, discute o que leva o ser humano à corrupção. No enredo, um líder considerado incorruptível é guiado na linha do tempo pelo médico da humanidade, o misterioso H.

Um livro que discute as fraquezas das pessoas e diferentes possibilidades de cura das mesmas.

15. Gestão da Emoção

Gestão da Emoção

Uma grande obra da coleção de Augusto Cury, que discute o excesso de preocupações e dilemas construídos diariamente. As problematizações não cessam e as inseguranças em relação ao futuro só aumentam.

Nesse livro, Cury escreve sobre a importância de gerir as emoções e trabalhar sua inteligência emocional. Afinal, muitos problemas ou dúvidas são menores do que parecem e não necessitam mobilizar tanto da nossa energia diária.

16. Socorro, Meu Filho Não Tem Limites!

Socorro, Meu Filho Não Tem Limites!

Um livro adaptado aos filhos dos tempos modernos, onde celulares, videogames e tablets disputam a atenção das crianças. Isto impõe um grande desafio aos familiares, acostumados a outro tipo de infância.

Com ênfase nesse tema, o presente livro propõe-se a conversar com os pais, facilitando o processo de educação e compreensão dos filhos.

Limites são importantes para aprendermos a sermos felizes, responsáveis socialmente e emocionalmente saudáveis.

Augusto Cury

E aí, gostou das nossas sugestões de livros? Quais deles você já tinha lido?