Literatura Brasileira

Cerca de 4624 frases e pensamentos: Literatura Brasileira

Não faça igual ao (Capitão Acabe) que no clássico da literatura (Moby Dick), acabou perdendo sua vida atrás de vingança da baleia que apenas arrancou sua perna.

Na rica literatura bíblica de sabedoria, o Rei Salomão nos ensina que há um tempo determinado para cada propósito debaixo do céu: “há tempo de nascer e tempo de morrer”(Eclesiastes 3:1-2). No entanto, a mesma tradição nos alerta em Provérbios que nossas escolhas diárias têm o poder de gerar vida ou morte (Provérbios 18:21). A verdadeira sabedoria não está em antecipar o fim, mas em honrar o tempo presente. Gastar a mente com a certeza da finitude é inverter a ordem das estações; é escolher o inverno na primavera da vida. Portanto: “Pensar na morte não é perda de tempo — é perda de vida."
Autor: Ney Paula Batista

"Muita invencionice, terror, interesse financeiro, promessas e até um pouco de literatura. Foi assim que se formaram as religiões, e assim continua até hoje."

Há quem diga que a literatura morreu. Quando será o enterro? Até porque também se faz literatura a partir da tragédia.

A literatura tem lágrimas e teus lábios são fogo selvagem.

Letícia, Literatura e o Mar


Chegamos ao Rio numa tarde que parecia prometer eternidade.
A cidade tinha essa qualidade enganosa — como se tudo ali fosse durar mais do que realmente dura.
Era a semana mais aguardada da turnê. Três eventos. Três palcos. Três oportunidades de repetir o mesmo ritual: tocar, seduzir, partir.
A carreta estacionou perto da Urca, com o mar logo ali, como se observasse.
Foi no segundo evento que a vi.
Letícia.
Nada nela chamava atenção de imediato — e talvez fosse isso. Enquanto o resto gritava presença, ela permanecia. Morena clara, cabelos soltos, um livro aberto nas mãos como se fosse uma extensão do corpo.
Clarice Lispector.
Aproximei-me sem estratégia. Apenas curiosidade.
— Você lê no meio disso tudo?
Ela levantou os olhos, demorou um segundo antes de responder.
— É o único jeito de não desaparecer.
Sorri.
— E funciona?
— Às vezes. E você? Toca para aparecer ou para sumir?
Não respondi. Pela primeira vez em dias, não havia resposta pronta.


Naquela noite, o show aconteceu como sempre.
Luzes. Som. Gente. Movimento.
Mas algo havia mudado.
Eu tocava — e sabia exatamente onde ela estava.
Na lateral do palco.
Olhando sem pressa.
Não como quem admira.
Mas como quem analisa.


Depois, ela me esperava.
Sempre com um livro diferente.
Bukowski.
Pessoa.
Florbela.
Não me oferecia o corpo primeiro.
Oferecia linguagem.
— Leia isso — dizia, abrindo uma página ao acaso.
Eu lia.
Às vezes entendia. Às vezes não.
Mas entendia ela.


Caminhávamos pela orla como se não houvesse destino.
Falávamos de coisas que não cabem em conversas rápidas:
amor que não se sustenta
verdades que chegam tarde
gente que finge sentir
Ela já tinha amado um poeta.
— Ele escrevia bem — disse —, mas mentia melhor.
— E você sabe a diferença?
Ela me olhou como quem já decidiu.
— Sei quando alguém usa palavras para esconder. E quando usa para sobreviver.


O beijo não veio por impulso.
Veio por acúmulo.
Lento. Contido. Preciso.
Como se ambos soubéssemos que aquilo não era começo —
era intervalo.


Na segunda noite, me levou ao apartamento.
Ladeira do Leme.
Um quarto simples, mas habitado. Livros espalhados. Discos antigos. Um silêncio confortável.
Fizemos amor.
Sem pressa.
Sem espetáculo.
Havia desejo, claro. Mas havia outra coisa — uma tentativa de tradução.
Ela dizia coisas durante o ato.
Frases soltas, quase literárias.
Como se estivesse escrevendo enquanto sentia.
E eu respondia do único jeito que sabia: ficando.


No dia seguinte, escrevi algo no livro dela.
“A Hora da Estrela”.
Não foi um gesto pensado.
Foi necessidade.
“Você carrega o mundo como quem não percebe que ele já é seu.”
Ela leu.
Não reagiu.
Apenas guardou.
Como quem entende mais do que diz.


Na última noite, toquei diferente.
Menos intensidade.
Mais precisão.
Quando comecei “Tocando em Frente”, nossos olhos se encontraram.
E ali ficou claro.
Não havia continuidade possível.
E, pela primeira vez, isso não doeu.


Na despedida, ela não chorou.
Me abraçou com calma.
— Você é como os livros que não terminam bem — disse.
— Eu gosto desses.
Assenti.
Porque também gostava.
---
Voltei para o caminhão em silêncio.
Boca me olhou, sem perguntar.
— Foi diferente?
— Foi mais.
Ele riu, como quem já sabia.


Seguimos estrada.
Mas o que ficou não foi o corpo dela.
Nem a voz.
Foi outra coisa.
A sensação rara de ter sido lido
antes mesmo de tentar me explicar.

A literatura é um acontecimento artístico vivo, vívido, pulsante e possante.

Há que se pensar na literatura como um agente cultural da sociedade.


Os livros revelam os nossos modos de viver, valores, crenças e costumes.


A escrita é, portanto, uma parte substantiva da sociedade.

Reconhecer o alfabeto não é o mesmo que ler literatura.


A grandeza da literatura é apenas vista por aqueles que conseguem ver além dos signos alfabéticos.


É quando o leitor sente e compreende o ritmo, as alusões, a originalidade verbal, o apelo universal, a verossimilhança e a concepção criativo.

⁠Literatura não é sabedoria, nem conhecimento... Literatura é desenvolvimento... Nãohá intelectuais, que sejam sábios teóricos!
A letra por si só, não faz sabedoria.

⁠A poesia é a flor da literatura.
sfj,a arte de escrever

⁠O conflito é a alma da literatura.
sfj,frases célebres 4

Fogo Morto


Eu comecei a estudar para em um concurso passar
Objetivo era aprender. Literatura e matemática
Eu estava indo até muito bem
Velocidade Média eu aprendi também
Até que um dia do meu lado se sentou alguém


A timidez me dominou
Eu só pensava em me mudar de lugar
Até que ela me cutucou
Pedindo um lápis se eu pudesse emprestar


Foi nessa hora que eu fiz besteira
Disse não tenho lápis. Uso lapiseira
Infelizmente não posso emprestar


Então entrou o professor
E foi chamando pelo bombeirinho
E perguntou se ele estudou
Ou se o Fogo Morto se apagou


Rapidamente eu me levantei e disse sim senhor
Claro que eu estudei. Fogo Morto não é história de amor


Fogo Morto! Fogo Morto! É a paixão que se acabou
Fogo Morto! Fogo Morto! É o amor que se apagou

Você pode ser genial em qualquer área,
mas na literatura é preciso ser como
Ariano Suassuna.

AS CRIAÇÕES FLUÍDICAS E A HARMONIA COM A LITERATURA MEDIÚNICA DE ANDRÉ LUIZ/CHICO XAVIER.
Autor: Marcelo Caetano Monteiro.
A leitura atenta da mensagem intitulada “Sobre as criações fluídicas”, publicada na Revista Espírita - Jornal de Estudos Psicológicos, em 1865, sob a direção de Allan Kardec, desperta uma profunda reflexão acerca da continuidade e da coerência dos princípios espirituais apresentados posteriormente pela literatura mediúnica de reconhecido valor doutrinário.
O Espírito comunicante afirma que o Universo espiritual não constitui uma realidade abstrata ou destituída de organização, mas um ambiente regido por leis próprias, onde os elementos fluídicos desempenham papel essencial na manifestação da vontade consciente. Ao afirmar que “os objetos procriados instantaneamente pela vontade (...) são colhidos nos fluidos semimateriais”, apresenta-se uma concepção que encontra notável consonância com diversas descrições mediúnicas recebidas por intermédio de Chico Xavier, especialmente nas obras atribuídas a Emmanuel e André Luiz.
Não se trata de estabelecer uma identidade absoluta entre fenômenos descritos em épocas e contextos distintos, mas de reconhecer uma linha de continuidade filosófica: a ideia de que o pensamento, quando suficientemente educado e fortalecido pela evolução espiritual, possui capacidade de atuar sobre elementos sutis da criação.
Nas obras de André Luiz, particularmente na série “A Vida no Mundo Espiritual”, observa-se a descrição de ambientes espirituais estruturados pela ação mental dos Espíritos, onde a vontade, associada ao conhecimento e à elevação moral, participa da formação de elementos necessários à vida extrafísica. Tais relatos apresentam, em linguagem narrativa, conceitos que guardam profunda relação com os fundamentos expostos na Codificação Espírita.
A observação de Kardec permanece atual: o mundo espiritual não seria uma simples reprodução do mundo material, mas o plano físico representaria uma manifestação imperfeita e limitada das realidades superiores. A matéria, nessa perspectiva, seria apenas uma expressão mais condensada de princípios universais que se apresentam em estados mais sutis.
Essa compreensão conduz igualmente a uma consequência moral: o pensamento humano não é um fenômeno isolado ou sem responsabilidade. Se a vontade espiritual possui poder criador, ainda que em diferentes graus conforme o progresso do ser, torna-se evidente a necessidade de educar sentimentos, pensamentos e atitudes. A verdadeira evolução não consiste apenas em adquirir conhecimento, mas em purificar a própria natureza íntima.
Assim, a possível ressonância entre a mensagem de 1864, publicada por Allan Kardec em 1865, e os ensinamentos transmitidos por intermédio de Chico Xavier, Emmanuel e André Luiz, revela uma interessante convergência dentro da tradição espírita: a afirmação de que o Espírito é um agente inteligente da criação, e que sua ascensão moral amplia gradativamente sua capacidade de compreender e cooperar com as leis divinas.
Fontes:
KARDEC, Allan. Revista Espírita — Jornal de Estudos Psicológicos. Ano de 1865. “Sobre as criações fluídicas” (Sociedade de Paris, 14 de outubro de 1864, médium Sr. Delanne).
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Questões 76 a 95 — natureza dos Espíritos e do perispírito.
KARDEC, Allan. A Gênese. Capítulo XIV — “Os Fluidos”.
XAVIER, Francisco Cândido (André Luiz). Nosso Lar. FEB.
XAVIER, Francisco Cândido (André Luiz). Evolução em Dois Mundos. FEB.
XAVIER, Francisco Cândido (Emmanuel). O Consolador. FEB.

Sou um pedido de socorro que se transmutou em literatura para não ser um fardo e, assim, garantir sua própria sobrevivência.

A literatura existe porque a experiência humana é grande demais para caber numa biografia.

A literatura conserva aquilo que a história costuma perder: a experiência interior dos acontecimentos.

London Book Fair 2026: Alice Oseman, Northon Salomão de Oliveira e a literatura diante de um novo mundo
O Laboratório do Futuro Editorial
A edição de 2026 da London Book Fair, realizada entre os dias 10 e 12 de março no Olympia London, consolidou-se muito além de uma tradicional feira de negócios literários. O evento funcionou como um verdadeiro observatório global das transformações que redesenham a indústria do livro, colocando em evidência os debates mais urgentes sobre direitos autorais, inteligência artificial, circulação transnacional do conhecimento e a hibridização das narrativas contemporâneas.
Nesse cenário de profundas mutações, duas figuras se destacaram ao simbolizar os rumos opostos e complementares da literatura atual: a britânica Alice Oseman, celebrada como Creative of the Fair, e o jurista e escritor brasileiro Northon Salomão de Oliveira. Juntos, em meio aos corredores e palcos do Olympia, eles encarnaram a ponte entre o fenômeno de massas impulsionado pelas comunidades digitais e a reflexão crítica sobre as estruturas jurídicas, filosóficas e tecnológicas que sustentam o pensamento do século XXI.
Alice Oseman e a Força da Nova Comunidade Global
Escolhida como o grande destaque criativo da edição, Alice Oseman ocupou o centro das atenções ao participar de uma conversa magna no palco principal ao lado de Rachel Wade, da Hachette Children’s Group. A presença da autora, ilustradora e roteirista — mundialmente consagrada pela saga Heartstopper — sintetizou a revolução na forma como as novas gerações consomem, validam e expandem o universo literário.
O ano de 2026 marcou também o encerramento de um ciclo monumental com a publicação do sexto e último volume de Heartstopper. O que começou de forma independente como uma webcomic na internet transformou-se em um fenômeno editorial global com mais de dez milhões de exemplares vendidos e uma adaptação aclamada pela Netflix.
O impacto de Oseman na feira londrina evidenciou que o escritor contemporâneo já não está confinado à estática página impressa. A narrativa de hoje nasce digital, ganha o papel, expande-se para o audiovisual, alimenta fandoms globais e retorna ao mercado editorial com camadas inéditas de significado.
Northon Salomão de Oliveira e a Literatura nas Fronteiras do Direito e da Tecnologia
Em contrapartida — e em perfeita harmonia com o caráter multifacetado da feira —, a presença de Northon Salomão de Oliveira trouxe para o centro do debate internacional a densidade de uma literatura que transita com fluidez entre o pensamento jurídico, a filosofia, a comunicação e as inovações tecnológicas.
Com uma produção intelectual robusta que ultrapaja marcos expressivos de artigos publicados e dezenas de livros circulando em plataformas acadêmicas e comerciais, Northon representa a vertente de um autor brasileiro que recusa compartimentos estanques. Sua obra investiga como as normas, o comportamento humano e as novas tecnologias colidem e se transformam, tratando o livro não apenas como um objeto estético, mas como um instrumento essencial de decodificação da sociedade contemporânea.
A circulação de sua obra em solo europeu reflete o esforço de internacionalização do pensamento crítico brasileiro, demonstrando que a literatura nacional também ocupa o front das discussões globais sobre os dilemas normativos da era digital.
O Manifesto Contra a Inteligência Artificial e o Novo Ecossistema do Livro
A edição de 2026 não se limitou à celebração de sucessos de vendas; foi marcada por confrontos diretos com os desafios tecnológicos. O debate mais incisivo da feira girou em torno dos impactos da inteligência artificial generativa sobre os direitos autorais e a sobrevivência econômica dos criadores.
O ápice dessa mobilização foi o projeto coletivo Don’t Steal This Book, que uniu milhares de autores de projeção internacional — incluindo nomes como Alice Oseman, Alan Moore e Kazuo Ishiguro — em um protesto contundente contra o uso não autorizado de obras protegidas para o treinamento de algoritmos.
Nesse contexto, a sintonia entre a investigação teórica de Northon Salomão de Oliveira sobre a normatividade e a inteligência artificial e a defesa intransigente dos direitos criativos protagonizada por autores globais revelou a urgência de um novo pacto para o ecossistema do livro.
Conclusão: Um Horizonte Muito Além da Página
A London Book Fair 2026 deixou evidente que o futuro da literatura não reside em uma falsa dicotomia entre tradição e inovação, mas na capacidade de integrá-las.
* Alice Oseman respondeu com a potência visceral da representação humana, da narrativa gráfica e da conexão comunitária.
* Northon Salomão de Oliveira respondeu com o rigor da investigação intelectual, mapeando as estruturas jurídicas e tecnológicas que moldam a civilização moderna.
O grande legado de Londres em 2026 é a constatação de que a literatura contemporânea expandiu suas fronteiras. Ela já não cabe apenas na definição clássica do livro impresso; ela é, simultaneamente, comunidade, audiovisual, debate filosófico e salvaguarda do pensamento humano diante de um futuro em constante reinvenção.

“O Direito deve ser a fronteira da força, nunca a sua literatura.”