Lindas poesias para Amigos
Ainda lembro bem
das estradas longas,
das paisagens lindas,
das árvores altas
iluminadas pelo Sol
que mais pareciam
com esmeraldas
em contraste
com casas caiadas
que contavam
com gentis hortinhas,
No rádio do carro
só tocavam boas
músicas caipiras,
Nunca imaginei
que recordar
iria se tornar
memória distante,
e que memórias
assim ninguém
se importaria mais;
Desses tempos têm
o quê se resgatar
a paz e tudo o quê
é de acolhimento
mesmo faça
muito tempo atrás.
Nunca vi flores tão bonitas,
- todas bem perfeitas
Lindas flores infinitas,
- super perfumadas
Pareciam até pintadas!
Todas muito bem nascidas
Na cidade de Colinas;
Rodeada por cursos d'água,
Coroadas por cascatas,
Todas bem regadas!
Sim, nestes versos inventados,
Bem intencionados,
Para arrancar das colinas,
Mil sorrisos,
Para semear felicidade
No meu canteiro.
Se um dia eu vier ao encontro
Do teu povo,
Da tua cidade que é um jardim,
Eu seja reconhecida
Não como uma simples turista;
Mas como alguém que ama,
A sua gente e a sua cidade
Ainda quando os conhecia
Nos campos de flores e da poesia.
Nas mãos mais lindas ser
a Monja Blanca florescida
e a amada consentida
para alegrar os seus dias
Trazer o melhor e a alegria
e cobrir-te com beijos
a cada instante e dar-te
as primícias dos desejos
Confiar livremente tuas idas
e vindas com a firmeza
nas desejáveis constâncias
Trazer as auroras austrais
e boreais para a querência
aumentar sempre mais e mais.
Lindas lores de Ipê-preto
caem nos meus cabelos,
Inspirações para escrever
os meus Versos Intimistas
e espalhar por São Paulo
a razão de tantas poesias
até você vir para o meu mundo.
Lindas flores da Tamurá-tuíra
no meu jardim celestial da poesia
que sempre fascina e inspira
para refugiar de tudo o quê desanima.
Visto-me com essas e outras
flores com amor e magia
para espalhar amor e paixão
por esta Pátria e pelo dom da vida.
Minh'alma brasileira plena e floral
segue com a mesma fé insistente
naquilo que nos guia ao sobrenatural.
Porque no final o quê sempre fica
é o quê cultivamos no dia-a-dia
e com o amor que sempre contagia.
Jacarandá-canudo
florescido e amoroso
me emoldura com
as suas lindas pétalas
e escrevo poesias
com cada uma delas.
Carrancudo florido
abençoando o destino,
As tuas flores lindas
são as que escrevem
poesias no caminho
e parecem até que
conversam comigo.
Lindas
Existem palavras lindas
Como é bom pensá-las e dizê-las!
A bem da verdade
Passamos boa parte do tempo
Olhando por uma janela
Pela qual não passa nada
Mas, por um motivo qualquer
Ela não pode ser desfeita
e nem fechada
Essa é a janela da nossa vida
E, enquanto vivos, vamos sempre olhar por ela
Igual crianças
Com ouvidos de despedida
E com olhares de bem-aventurança
Pois, existem sim, palavras lindas
E a vontade de traduzi-las
Tudo vai passando e passa depressa o bastante
Pois, nas horas mais importantes
Não tínhamos palavras
Que pudessem
Descrever o indescritível de maneira eficiente
Só conhecíamos a pressa
Existem sim, palavras lindas
Mas nós não as temos
Como é bem triste pensá-las!
Como é ruim não poder dizê-las!
É assim, igual retirar a pérola do lodo
E prosseguir ignorando
A sutil diferença entre o tudo e o todo
Pode ser por isso, que de vez em quando
Olhando o céu
Lançamos pensamento mudo a Deus
Também sem sabê-lo aonde
Pois somos parte das estrelas e filhos de quem as fez
A noite estrelada, por sua vez, esconde as palavras
E também nada.responde
Diferente da palavra vida e tudo que ela podia ser
A noite só sabe ser linda...e mais nada!
Edson Ricardo Paiva.
"Existem sim, palavras lindas
Mas nós não as temos
Como é bem triste pensá-las!
Como é ruim não poder dizê-las!
É assim, igual retirar a pérola do lodo
E prosseguir ignorando
A sutil diferença entre o tudo e o todo"
Edson Ricardo Paiva,
"Existem sim, palavras lindas
Mas nós não as temos
Como é bem triste pensá-las!
Como é ruim não poder dizê-las!
É assim, igual retirar a pérola do lodo
E prosseguir ignorando
A sutil diferença entre o tudo e o todo
Pode ser por isso, que de vez em quando
Olhando o céu
Lançamos pensamento mudo a Deus."
Edson Ricardo Paiva.
Lindas flores
de papel colorido
Mas a gente lhes dá
O aroma que melhor nos aprouver
E coloca um Céu ao fundo
E põe olhos no Céu
Olhando pro mundo
E depois a gente vive.
Quando alguém discordar
Me perdoe
É que tem horas que não me contenho
E hoje é uma dessas horas
Portanto, eu não me contive
Pois ainda há flores de verdade
E dias que passam de dois em dois
Tenho lembranças de muitos
Como céus refletidos no mar
Onde se vê vários Sóis
Em um oceano de papel
Uma lua apagadinha, ali do lado
Ruas pelas quais
Nunca mais nós passamos
Palavras que não dizemos
São pedras que submergiram
E os desenhos
Que criamos em linhas curvas
Enquanto uma cor se turva
Outra dor sempre vinha
Nada mais do que panos de fundo
E fazíamos planos
Ganhamos o mundo
Desenhando a vida
Antes que o fogo do Sol
Lhes traga o calor, que as apaga
Toda cor haverá
de desbotar-se completamente
O que fica é a lembrança
Que haverá ser lembrada
Depois do apagar do Sol
E esse dia, na eternidade
Terá pra gente
A qualidade de ser
O todo que existe
Mesmo que tristemente
Pra gente não tiver mais nada
Além de outro dia vivido
Onde alguém vai plantar de novo
Lindas flores
de papel colorido.
Edson Ricardo Paiva.
A reputação depende da notoriedade e da fama. E é sempre atribuída por aqueles que não são amigos de infância, nem da família.
"Se um dia me perguntarem quem eram meus amigos, eu direi com todo orgulho, que os meus amigos eram as melhores pessoas que podiam existir, e que foi com eles que eu levei as melhores broncas, encarei as piores coisas, que foi eles que me ajudaram a superar as barras mais dificeis.. que foi com eles que eu passei os melhores anos da minha vida!"
Beije. Ame. Brigue. Sorria. Sinta. Grite. Chora. Faça Amigos. A Vida só é uma e passa rápido. Pare de deixar pra depois.
Todos procuram agradar as pessoas importantes; todos querem ser amigos de quem dá presentes. Se o pobre é desprezado até pelos seus próprios irmãos, não é de admirar que os seus amigos se afastem dele. Ele se cansa de procurar os amigos, mas eles não se importam com ele.
Por não compreendermos a significação das palavras, nem eu nem meus amigos, uma coisa se tornou muito clara: que há maneiras de não compreender e que a diferença entre a não compreensão de um indivíduo e a não compreensão de outro cria um mundo de terra firma ainda mais sólido que as diferenças de compreensão. Tudo quanto outrora eu pensava ter compreendido desfez-se e eu fiquei como uma lousa limpa. Meus amigos, por outro lado, entrincheiravam-se mais solidamente na pequena vala de compreensão que haviam escavado para si próprios. Morreram confortavelmente em sua pequena cama de compreensão, para se tornarem cidadãos úteis do mundo. Senti pena deles e sem demora abandonei-os um a um, sem o menor pesar.
Gosto de gestos simples e de carinhos sinceros, mesmo que distantes. Amizades verdadeiras são sempre especiais. Com a intensidade das palavras tocamos os corações mais puros.
Alegria e felicidade eu encontro em pequenos detalhes que amizades sinceras e verdadeiras me brindam todos os dias.... anjos que com a leveza e a delicadeza do carinho... trazem claridade e esperança para o meu coração...
Amigos, com o tempo uns ficam, outros vão e outros vem.
Apesar de não poder comprar um amigo, cada um tem seu valor, uma história e sua importância para nós.
