Liberalismo Político

Cerca de 25 frases e pensamentos: Liberalismo Político

A grande jogada politica é o caos, trabalhadores contra empresários, pobres contra ricos, liberais contra conservadores, religiosos contra não religiosos, não seja mais um peão nesse tabuleiro, ame o seu próximo.

Rodrigo Andrade Fernandes
Inserida por rodrigofernandes

Mesmo os verdadeiros liberais sabem que existem limites.
Afinal, liberdade e libertinagem são coisas diferentes.

Mairo Nadruz
Inserida por mauro_cnadruz

É difícil imaginar uma maneira mais perigosa de tomar decisões do que deixá-las nas mãos de pessoas que não pagam o preço por estarem erradas.

Thomas Sowell
53 compartilhamentos

“Não podemos chamar de “democracia ou liberalismo”, um regime político que oprime e subjuga a sociedade aos rigores das leis.”

Sebastião Barros Travassos

Minha preferência vai na direção de uma ditadura liberal em vez de um governo democrático sem liberalismo.

Friedrich Hayek
36 compartilhamentos

“Mesmo a tradição política liberal admite, ao menos desde John Locke, o direito que todo cidadão tem de se contrapor ao tirano, de lutar de todas as formas contra aquele que usurpa o poder e impõe um estado de terror, de censura, de suspensão das garantias de integridade social. Nessas situações, a democracia reconhece o direito à violência, já que toda ação contra um governo ilegal é uma ação legal. (…) Um dos princípios maiores que constitui a a tradição de modernização política da qual fazemos parte afirma que o direito fundamental de todo cidadão é o direito à rebelião e à resistência.”

Vladimir Safatle - Filósofo
Inserida por Liszt1999

Transição Político-democrática no Paraguai : a trajetória oposicionista do Partido Liberal Radical Autêntico PLRA (1989-1993)
--------------
O regime autoritário do general Alfredo Stroessner, no poder por 35 anos, instaurou no Paraguai uma das ditaduras mais longevas da história recente da América Latina. Contudo, na madrugada do dia 2 de fevereiro de 1989, com a deposição do governo Stroessner por um golpe militar, inicia-se no país a transição para a democracia. O presente trabalho procura analisar esse processo, enfatizando as causas que levaram à derrocada do regime e à decomposição do bloco do poder, e os desdobramentos inerentes ao contexto transicional que tiveram como resultado a ressurreição da sociedade civil. Partindo do suposto de que a presença político-legal das forças de oposição tende a se tornar mais expressiva à medida que se vão sucedendo os pleitos eleitorais, a preocupação central desta dissertação é examinar a trajetória desenvolvida pelo Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) no cenário político paraguaio. Em vista disso, procurou-se reconstituir, através de uma análise de cunho histórico-descritivo, os momentos decisivos da transição e o desempenho político-eleitoral do PLRA no período que vai de 1989 a 1993. As conclusões a que se chegou no trabalho apontam para a permanência de uma relação espúria entre o Governo, o Partido Colorado (governista) e as Forças Armadas, que traz como resultado negativo a manutenção de forças antidemocráticas no centro do poder político paraguaio. Esse quadro implica também em considerar que a permanência do entulho autoritário do regime anterior tem dificultado a alternância de partidos políticos no poder, reduzindo enormemente as chances do PLRA e de outros partidos de oposição tornarem-se governo pelas urnas. O aspecto positivo da transição, por seu turno, reside em que os atores sociais, reivindicando seus direitos e assumindo uma postura de clara irreversibilidade no que diz respeito às conquistas democráticas, deram início a um processo de reestruturação da sociedade civil, até então nunca visto na história política paraguaia. Por último, cabe destacar que esta dissertação procura contribuir para a reflexão sobre um tema que tem sido relativamente negligenciado pelos cientistas sociais, que é o da transição político-democrática no Paraguai.
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/147299

Fábio Aníbal Goiris
Inserida por Acirdacruzcamargo
1 compartilhamento

⁠O ilustre se cativou
Com aquele avental,
Sua política interna
Virou extrema liberal,

Ao contemplar a lavadeira
Numa tarefa eventual.
Uau.

Michel F.M.
Inserida por michelfm

Todas essas políticas de liberalismo progressista só influenciam os jovens na depravação moral que acarreta consequências e traumas para vida toda.

Leandro Langone
Inserida por leandro_langone

The essence of liberal democratic politics is the construction of a rich, complex social order, not one dominated by a single idea.

Fareed Zakaria
Inserida por thuliomtdc

Política publica laissez-faire

"Ênfase em particular na soberania do indivíduo, com direito à propriedade privada sendo essencial na liberdade do indivíduo."

Laissez-faire
Inserida por tovaga

076-"O Liberalismo econômico é uma doutrina que pretende entregar o galinheiro aos cuidados das raposas (jocax)".

Joao carlos Holland de Barcellos
Inserida por jocax

Não criticar cegamente políticos e muito menos ser fiel a eles ao ponto do fanatismo. Foi um dos momentos de conduta em que descobri que era um liberal.

Celso Willian Palma
Inserida por celso_willian

⁠Verdadeiramente eu acredito que políticas populistas possam trazer benefícios financeiros, porém, benefícios apenas para os próprios governos populistas.

André Ângelo Rossato
Inserida por andreangelorossato

Acredito em politicas publicas não só assistencialistas para remendar de forma precária as parcelas jurisdicionais não alcançadas a população por parte da maquina publica e muitas vezes mau dinamizadas a fundo financeiro perdido. Creio em politicas publicas sustentáveis pelo pensamento neo-liberalista, como ferramentas de contemplação, ajustes, promotora de trabalho e renda para os setores esquecidos e mais sofridos da sociedade. Divergente disto a politica econômica implementada no Brasil nos últimos anos visou equivocadamente o foco em tributos, arrecadação e índices financeiros, que não retornam de nenhuma forma em beneficio as camadas mais pobres da população. A população de uma forma geral precisa de credito pois é naturalmente empreendedora. Cada vez mais inova se em busca de ocupações e trabalhos pois já percebeu que o emprego é um modelo extinto e ultrapassado. Mas para isto acontecer precisa de um minimo de capital a custo barato para desenvolvimento das novas ideias. Um lugar onde o empréstimo financeiro via agiotagem criminosa tem juros mensais bem menores que os praticados de forma livre pelas seis únicas e principais instituições financeiras do mercado nacional, reafirma a polarização de grandes oportunidades, ganhos e crescimento, só para os grandes empresários e para os banqueiros.

RICARDO VIANNA BARRADAS
Inserida por RicardoBarradas
1 compartilhamento

A dependência mútua do liberalismo e da democracia mostra com que rapidez a disfunção em um aspecto de nossa política pode gerar disfunção em outro. E assim a democracia sem direitos sempre corre o risco de degenerar naquilo que os Pais Fundadores mais temiam: a tirania da maioria.

Yascha Mounk
Inserida por pensador

Em meio a tantas discussões ideologias, política e com tamanho radicalismo, tenho a impressão que as pessoas, precisão é de um bandido que pense como nós. Quase um psicopata que não faça parte do 'outro' bando.

Rodrigo Constantino
Inserida por Ze_Domingos

Urge parar de antagonizar o estudo da economia e de pintar os próprios economistas como senhores malvados de chapéu, bigode e monóculo e compreender que a economia mantém um país em pé; não podemos dar-nos ao luxo de ignorar a geopolítica e incidir em experiências economicamente inadequadas que causam resultados desastrosos.

Régis Cardoso
Inserida por regisness

Em uma mesma folha, se tem dois lados, destes lados se tem duas histórias, contadas a partir do que se tem a defender ou criticar, portanto devemos estar abertos as condições centrais de uma sociedade moderada as posições sócio-politica e econômica findadas a um equilíbrio entre a intervenção e o liberalismo democrático

Jean Batista Dias
Inserida por jeanbatistadias

Precisamos de liberdade, mas entendemos que intervir se torna necessário quando não se tem acordo ou controle sobre algo.

Jean Batista Dias
Inserida por jeanbatistadias