Lastimável
É lastimável que muitos hesitem em dar o primeiro passo, abandonando sonhos ao longo da vida. Muitos obstáculos atravancam a nossa caminhada, mas são essas dificuldades que nos robustecem, notabilizam as nossas potencialidades e nos impelem a fazer mudanças. Sem elas, subestimaríamos o valor da superação e não aperceberíamos notáveis progressos. Portanto, devemos persistir na luta por nosso sucesso, compreendendo que os mais laboriosos empecilhos conduzem as mais deleitantes vitórias!
Ah, que período, que doloroso relembrar aquela inquisição, lastimável e revoltante, tantos falsos nomes, sobrenomes, codinomes, para fugir da dor, enfim...
Tantos Nunes, Henriques, Mendes, Correia, Lopes, Costa, Cardoso, Silva, Fonseca entre outros, detidos, banidos, executados, tantos por poucos amados e lembrados outros apenas esquecidos.
Felicidade Camuflada
Cansaço lastimável,
Mal insistente,
Sorriso deveras deprimente e incoerente,
Memória irrevogável,
Dor essa um tanto inquestionável,
Estranha sina essa minha,
Em querer falar um bocado sobre o amor,
Deitada sobre a grama,
Entediada com as mentiras profanas,
Parece que vive nadando em meio a lama,
Será que se é feliz, quem tem fama?
Ou só se é feliz, quem na verdade não ama?
Já sabe, se for pr'aquela festa,
Faz aquele favor,
E nem, me chama!
Escrito em 08/09/2020
Um dia o problema é engraçado, simplesmente por ser desgraça alheia.
Em outro é lastimável, pois este infortúnio é seu, o crime não é o acontecimento e sim como acontece.
Moral da estória é fale da vida alheia o mínimo possível, nunca sabemos onde iremos parar nas voltas que o mundo dá, não é sábio dizer que a língua fala e U paga?
Inércia lastimável,
Prato egoísta da minha mesquinhez que alimenta este gosto intragável,
Que engulho solicitude,
Adoeço com minha ausência,
A presença
A presença que agoura, arrepia e desmantela.
É lastimável tamanho poder.
A presença está em mim, mesmo não estando aqui.
As memórias dizem mais que qualquer estado.
Perdido nas minhas inverdades.
O vazio que me preenche não está à espera de completude.
A presença que maltrata, arrebata e entristece.
É desumano tamanha importância.
Aprendo a conviver, ceder com a falta da felicidade que copia as estrelas cadentes.
Perdido nas minhas inverdades.
Eu me supero cada dia sem poder tocar o sol.
Sofrimento oriundo de tamanha ignorância.
Mas, os que mais pensam, são os que carregam as toneladas da angústia.
A presença que não só mata, com enterra, incrédulo com tamanha frieza.
Perdido nas minhas inverdades.
O sofrimento de ser incapaz de sentir o cheiro das rosas.
O custo da maior riqueza é a felicidade distante.
Os KM que lhe mata não é a distância de terreno, mas as muralhas do medo.
Perdido nas minhas inverdades.
Hoje me mantenho com a presença de outras formas, superando o vazio.
Dilacerando a tristeza, entendendo os medos.
Caminhando em direção a luz que termina o dia e inicia o estrelar.
Alegre, convivendo com a ausência.
Me encontrando com cada por que? respondido das minhas inverdades
Representado pela minha ausência.
Os dados da COVID estão em relevância, porque é sabido que a doença é lastimável, infecta em níveis alarmantes e causam complicações das mais terríveis - com necessidade de suporte avançado de vida! Em contra partida, a tuberculose tem tratamento brando e são mínimas as chances de necessidade de CTI - centro de terapia intensiva. As pneumonias passam todos os dias nos jornais, já que a COVID causa, em sua maioria, acometimento do pulmão por infecções secundárias que propiciam doenças pneumáticas! Assassinatos passam todos os dias no primeiro impacto do sbt, cidade alerta da record tv, 190, barra pesada... Em resumo, a COVID sucumbiu o sistema de saúde, necessitando não apenas de leitos, mas de profissionais e é visto uma carência destes, pois estão saturados, desgastados, exaustos, doentes(físico ou psicologicamente) ou mortos. O alerta da doença é pra mostrar o mínimo de apoio/ empatia da classe que diariamente fica ‘morto’ dando suporte para os nossos semelhantes!
A Páscoa comercial é mais saudada que a própria Páscoa do cordeiro. Isso é fato lastimável! Assim como o Natal e demais festas, tanto judaica como cristãs. Mas será que não estamos sendo negligentes ao propagar mentiras aos nossos filhos e deixá-las crescerem na mesma mentira em que nossa sociedade está embrenhada? Até que ponto será saudável às nossas gerações o mercado do consumismo?
A inveja leva qualquer ser humano a uma situação lastimável de malícia e maldade. Por mais que tenha um pouco de luz em sua alma e uma vida definida, sem muitas preocupações, ao vestir o manto do invejoso mergulha em um precipício sem fundo, arrastando outras pessoas que não sabem do seu objetivo.
Às vezes contrapor o que é de senso comum, não é lastimável. "NEM TUDO SÃO FLORES", é um bom exemplo disso tudo. Como diz os titãs. As flores tem cheiro de morte! Qual seria então, o odor da vida?
010524
Usar de preconceito para atacar o esquema de crenças e valores de alguém é sempre lastimável. Sustentar, então, que o faz em nome de Deus já se apresenta com degradante, e depõe contra o caráter ou, no mínimo, atesta o desajuste moral de quem assim se posiciona.
A ignorância por quem nunca pode aprender, ainda que lastimável se mostra absolutamente compreensível. Já o aprendizado de quem nunca dele fez uso para ver o mundo de outra forma daquela que lhe ditam, não só se mostrou de uma inutilidade inequívoca quando absolutamente deplorável!
É lastimável como o vulgo desconhece a suspensão do juízo e, assim, sujeita-se ao "princípio de fechamento".