Irmaos que Moram longe
China linda que mui longe MORA,...
Vou te confessar ENTÃO,...
Sou um vivente que te ADORA,...
E que distância e trincheira não existe NÃO,..
E não sou de muita DEMORA,....
Vou encilhar o meu pingo ALAZÃO,...
E me atirar pago a FORA,...
E te arrastar pro meu RINCÃO,...
Pois eu já decidi desde AGORA,...
Que tu xirua, é a dona do meu CORAÇÃO.
A - Ando a procura dele,
M - Mas não o encontro,
O - Ou está longe demais,
R - Rezo todas as noites na solidão do meu quarto, que ele venha logo...
Tudo isto provei-o pela sabedoria; eu disse: Sabedoria adquirirei; mas ela ainda estava longe de mim.
Olhando a montanha de longe enxerguei um tamanho, chegando perto vi que era bem maior - Ouvindo falar de Deus, soube do seu tamanho, um dia experimentei ser próximo D'ele.
Deus conhece de longe o brilho fajuto dos bajuladores, sabe quando uma lanterna o procura, e quando um sol no seu dia mais pleno o ilumina
Cuidado com aquilo que se julga como verdade, muitas vezes sentimos o cheiro do torresmo ao longe, mas nós nos sentamos à mesa com os porcos
Importante lição: o “isentão”, longe de ser um covarde, assume a posição corajosa de ser senhor da sua liberdade interior, sem procurar os confortos de um partido, de uma facção, de uma causa.
Gosto do silêncio e de descobrir o mundo, de estar longe e perto de tudo.
Existe uma felicidade profunda que prefere a privacidade, que floresce longe dos olhos do público, que não exige a validação de ser conhecida: uma felicidade que existe apenas para as pessoas felizes, que é, em si mesma, suficiente.
As pessoas não estão mais habituadas a ficar em casa, a ter tempo para si. Só conseguem ficar longe dos respectivos escritórios quando são obrigadas a isso.
Longe de ser
o heroísmo
e nem perto
do novo
testemunho
da boca
do Tenente,
Sou a poesia
de cada dia
para dizer
que não estou
nenhum pouco
contente,
Mas sou gente
o suficiente
para assumir
quando erro
e aplaudir
o quê merece.
O céu foi aberto
para a Cruz
Vermelha,
e que seja
o início para
a misericórdia,
e a inauguração
da concórdia
por um novo
destino a seguir.
Não há o quê
comemorar,
Há muito por
fazer e por
muitos rezar,
Não posso
fazer muito;
O compromisso
comigo mesma
foi renovado,
Para te dizer
o quê era
para ser dito:
ter prendido
o General
não tem
sido bendito,
e da tropa
digo o mesmo
deste imenso
e cruel sacrifício!
De longe vejo
verdades que
me obrigo a falar:
cada um tem
a sua forma
de pensar e agir,
Quando grita
aos olhos não há
como não represar,
Que cada um tem
o direito de uma
causa abraçar
ou dela desistir,
E que ninguém
tem direito de usar
disso ou do nome
alheio para agredir
ou o caminho
do outro prejudicar.
Ninguém te dá
o direito de usar
politicamente
a prisão do General
para prejudicá-lo:
Ele que está com
o físico fragilizado
atrás das grades
há quase um ano,
E assim sem
provas encerrado
segue vitimado
em dobro por
gente como
você que brinca
com o nome
dele achando
convictamente
que a verdade
ninguém a vê,
A ausência
de justiça que
tu desdenha
amanhã pode
chegar até você.
Os teus recalques
e as tuas risíveis 'baixas paixões',
Você não sabe
e nem se esforça
para digerir,
Ao menos pense
na sua Pátria que
tanto necessita
parar de sofrer,
e voltar a sorrir;
porque poema
que se espalhou
pelo mundo não
há como conter.
