Inteligência e Esperteza
A fé de um cristão praticante, sábio e experiente, deve ser maior do que a força de um leão em seu habitat, que põem os olhos da coragem em frente as ameaças circulantes, que resiste os seus adversários com urros da sabedoria, que abate os ignorantes com ousadia, diligência e conhecimento, com garras desafiadoras da perseverança, altruísmo e fidelidade, mostrando ser forte, fiel e apto, para transformar crises, dificuldades e problemas em oportunidades para a manifestação do seu crescimento e do seu progresso.
Por mais inteligentérrimo que seja um ser humano, é considerado pelo sábio o mais desprezível das criaturas, visto que as suas arrogantes pretensões extrapolam a criatividade, a humildade e a verdade.
Deus é tão sábio, o maior e o único sábio do universo, que inspirou a Bíblia para os homens descobrirem que, lendo e praticando a Sua sabedoria, podem se tornar sábios para o bem.
A morte do ímpio é tristeza; a morte do sábio é preciosa, porque a vida ensinam duas lições: como não viver para si mesmo e viver para o Senhor.
Cristão sábio não precisa contar com o sucesso do mundo, porque na sabedoria divina ele consegue promover as suas realizações.
Com fé a comunicação dos santos atrai homens de autoridades; sem fé, suas palavras afastam os sábios.
A Bíblia é o único livro no mundo que torna o homem mais ignorante em um mais sábio, o homem mais pobre em um mais rico e o homem mais fraco ou abatido em um mais forte ou exaltado, porque ela promete a todos a presença da glória, da honra, da força e do poder de Deus em sua vida.
Todo cristão conhecedor, sábio, fiel, temente e submisso às ordens de Deus tem nome, reputação e influência positivas e, são estes que deveriam ocupar os púlpitos da igreja para trazerem habilidades e dons do Espírito para o crescimento, a edificação e o progresso de sua e outras congregações.
Este é Deus: faz de um pecador perdido um filho achado e sábio, de um servo escravo um príncipe livre, de um povo maldito uma nação abençoada e de um Homem humilde o Salvador exaltado, exclusivo, único e eterno, Jesus.
Todo o tempo gasto em fé e confiança em Deus é curto demais para recebê-Lo com um coração sábio e prudente.
Por mais inteligente ou culto que seja um homem, pecador perdido, nunca será sábio quanto um pecador salvo, que anda nos caminhos do Senhor.
Todo homem, por mais sábio que seja, que começa a mandar nos outros, perde sua confiança, reputação e liderança, porque ignoram que, para servir, é preciso ter humilde.
A ousadia e a oportunidade de um pregador sábio está na hora em que o pecador fala bobagens à sua frente.
Aplicar os conselhos à própria vida é uma medida cautelar de um espírito pacífico, talentoso e sábio.
Como um desodorante de ambiente assim são as palavras de um sábio que purifica o ambiente em que sua boca derrama conhecimentos e exala confiança em Deus.
O ignorante espiritual diz: Cada um tem a sua religião; mas o sábio espiritual dirá: Todos deveriam ter a mesma salvação, Jesus.
Inteligente é aquele que acumula cultura; sábio é o que aconselha e aplica a sua vida pessoal e familiar a cultura de Cristo.
O mais sábio dos homens que duvidar e contradizer as Escrituras, se torna o mais ignorante da humanidade.
Um grande líder, sábio e dedicado, pode perder a sua salvação só por desobedecer alguns mandamentos de Deus, como por exemplo, idolatria, cabriolagem, falcatruas, mentiras, etc.