Infelizmente
A diferença entre viver e sobreviver é, infelizmente, sutil.
Após ter assistido este reflexivo vídeo, me lembrei de uma provocativa constatação que Dalai Lama fez ao ser questionado sobre o que mais o surpreendia na humanidade:
“O que mais me surpreende na humanidade são os ‘homens’. Porque perdem a saúde para juntar dinheiro. Depois, perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem-se do presente de tal forma que não vivem nem o presente, nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… E morrem como se nunca tivessem vivido.”
É difícil tentar fugir destes “modelos de sucessos” que nossa sociedade tem cultivado. Pois no final, se você não está fazendo o que ama e está usando a sua vida como um ‘ensaio’, é melhor você repensar seus próximos passos, não acha?
Algo muito interessante que o vídeo coloca como uma das principais características comportamentais desta atual geração é a ideia de se tirar proveito da vida durante o ‘caminho’ e não se apoiar em um pretenso sucesso final. É permanecer ambicioso, mas de forma mais ponderada e “racional”. É saber que a vida é agora e não daqui a alguns distantes anos. É conseguir “praticar” o comportamento que lhe permite mudar de direção com rapidez e desapego. Vivendo melhor o presente sem a ilusão de que tem total controle sobre o futuro.
Praticar a conflitante teoria de uma vida plena parece ser bem utópico. Porque, afinal, é ir contra inúmeras e diferentes pressões. É apostar que ser uma solteirona convicta e não atender à machista pressão de que para ser feliz é necessário estar com alguém ou ter filhos, no fim das contas, acaba por exigir um pouco mais de esforço. É conseguir viver sem se importar com os antiquados julgamentos que vão rejeitar uma nova rota que foge o rebanho. É não ligar para estes “ácidos olhares” – que podem estar apenas invejando a forma como você esta encarando tudo – e apenas praticar o que lhe faz feliz, deixando de lado o medo da imagem que os outros estão construindo sobre você.
Tendo em vista que você já leu até aqui, eu gostaria de lhe propor o seguinte “exercício”: tente estabelecer, mesmo que mentalmente, uma vida em que, ao invés de ter apenas 5 dias úteis, você consiga ter 7. Que você não se console com o “fim do expediente” ou com o “fim de semana“. Que você não se acostume a descarregar todas as frustrações coletadas durante a semana em válvulas de escape que a maioria acaba aderindo para amenizar e calar o pedido interno de mudança.
Você acha que conseguiria se adaptar a este novo formato de vida ou será que já se acostumou com a sua rotina de sobrevivência a ponto de ignorar o fato de que, talvez, você não esteja fazendo o que realmente ama?
Precisamos ter coragem de cultivar um comportamento onde o foco reside na experiência e não na possível – e distante – obtenção de “memórias ilustradas” que pretendemos colher no decorrer de um futuro e imprevisível caminho. É ser realista e aceitar que bom mesmo é viver “o agora” e não correr atrás de um delicado sonho sustentado em um pedestal de inseguranças e sacrifícios que vão lhe consumir parte da vida sem ter a certeza de chegar lá."
Fui para cama tentar dormir de verdade mas infelizmente novamente não consegui. Sempre penso que o dia já basta para estar pensando em ti, mas a noite vem e me prova completamente o contrário. De manhã vou para o colégio, e todos os dias é a mesma coisa, falta de atenção, fico viajando muito mais do que o professor nas aulas de história, meu foco totalmente fora de visão para as provas bimestrais no final do mês, simplesmente meus pensamentos estavam em outro lugar com outra pessoa, que poderia estar sentada ao meu lado me dando bronca para ter pelo menos um pingo de atenção ao que o professor dizia mas simplesmente ela sem querer não deixaria, pois meus olhos ficariam a todo momento voltados para ela, admirando sua estonteante beleza e ficando de boca aberta para a atenção que ela daria para aquela aula totalmente chata por ser a minha garota inteligente. É, você não estava ao meu lado, mas como eu gostaria que nós estivéssemos na mesma turma, com certeza não nos desgrudaríamos por um segundo. Me perdi tanto pensando em você que tinha esquecido que essa era a ultima aula do dia, o sinal para do fim do ultimo horário tocou me fazendo acordar para que agora eu finalmente poderia ir para casa. E no caminho de volta para casa é a mesma coisa, coloco uma música, aquela música que me faz lembrar dos nossos belos momentos. Apresso o passo para chegar o mais rápido no meu quarto, para que eu possa ligar o computador e poder passar o resto dia conversando com ela, brincando e rindo mesmo com essa distância toda, mas é o que pode consolar a minha saudade, pelo menos um pouco. E o resto do dia se volta a isso, músicas, pensamentos, escritas… tudo em volta de uma única pessoa que mesmo sabendo que ela está bem e que está do outro lado de um computador, o meu desejo maior era ela aqui do meu lado a todo momento. O tempo lá fora começa a mudar, a lua começa a subir, percebo pela janela que o brilho da lua está forte tornando a noite um pouco azulada. Que por incrível que pareça as horas da noite são as que passam mais rápido, não sei porque mas tenho a impressão de que é assim, porque estou conversando com minha amada via internet, e quanto mais conversa acontece menos queremos parar, porém, amanhã nós temos mais um dia de aula, eu tinha passado o dia fazendo tanta coisa que ela me fazia pensar e que consequentemente tinha de estar escrevendo para que ela saiba cada vez mais dos meus sentimentos que sinto por ela. Quando sentíamos o sono nos dominando e decidíamos dormir eu nem desligava o computador simplesmente fechava e na escuridão do meu quarto a única luz que dominava o meu quarto era a do mouse que tinha umas luzes azuis que deixavam o quarto parecendo que estava dormindo a luz da lua, aquela luz da lua que me fazia sonhar com você todas as noites. Luzes, que me deixavam acordado esperando uma estrela cadente passar para desejar você naquele momento comigo ao meu lado me fazendo pegar no sono.
Não sei se devo perdoar certas pessoas que me fez sofrer no passado,por que infelizmente o tempo não volta mais.
Eu tento ser forte. E, infelizmente, o tempo ta me ajudando com isso. Ele ta me fazendo querer me apaixonar de novo, e ser feliz. Ele também ta me fazendo entender que não deu certo mesmo o eu e você. Mas eu fico triste por entender isso. Fico triste por saber que todo mundo tava certo, e eu errada.
Infelizmente terei que ser contra a afirmação de Saint-Exupéry de que o amor nunca se desgasta... Que é linda, por sinal.... Mas, é utópica...
O amor se desgasta, sim.... Se enfraquece, sim.... E quanto mais se dá e não se recebe nada de volta, vai se alimentando de si mesmo até que nada reste.
É preciso cuidar do amor, como se ele fosse um bebê ou uma planta rara: com atenção, com carinho, com conversas longas e perseverança. Não dá pra acreditar que o amor se bastará!
É preciso cuidado.... É preciso atenção... É preciso carinho...
Não acredito em finais felizes, acredito em inícios embaraçados, em metades harmônicas e finais possíveis!
Porque o amor é feito das pequenas coisas que preenchem o dia e não de situações grandiosas que raramente acontecem. É no dia a dia que o amor se constrói... Nas conversas amenas, nas discussões respeitosas, nos olhares que dizem mais que palavras, nas palavras que confirmam os olhares e nas ações que ratificam as palavras.
O amor deve ser alimentado para que não morra de fome... para que não tenha de se alimentar de si mesmo.
O amor que se alimenta de si acaba por desaparecer em si mesmo!
É preciso cuidar do amor para que ele se fortaleça... Não esquecer nunca que o EU TE AMO sincero restaura a alma de quem ouve e de quem diz.
É preciso cuidar do amor SEMPRE!
Ninguém sabe o que passei,
nem precisa saber. Sério! Eu não me importo!
Mas infelizmente sempre cometo os mesmos erros:
gostar de alguém, amar alguém, sofrer por alguém...
Só que tem um detalhe: esse alguém nem deve saber que passo por isso. E nem sabe que o motivo do meu sofrimento seria ele...
Coitado, passar por isso ninguém merece...
Por isso mais uma vez fecho meu coração para balanço.
Não sei se ficarei bem ou se dessa vez caio de uma vez na tristeza e faço da minha vida um novo deserto como estava nos últimos anos...
Mais uma vez sou eu quem fica com toda a dor!
Meu melhor presente seria ter você aqui
Mas infelizmente você não pode vir
Meu melhor presente seria um olhar teu
Mas infelizmente você nunca percebeu
Meu melhor presente seria te beijar
Mas infelizmente eu não posso nem tentar
Meu melhor presente seria poder te falar do meu amor
Mas infelizmente tenho medo de você se afastar
E isso me causaria muita dor
O mais perfeito de todos os presentes seria você me amar
E é para isso que eu vou lutar.
Uma hora a gente perde; infelizmente esse mundo é lotado demais, e se não tivermos cuidado, o que tanto amamos cai na multidão.
O amor é a melhor coisa que existe no universo, mas exige renúncia, compromisso, e infelizmente poucas pessoas dispostas a sacrifícios.
Na lua busquei o teu sorriso que me fazia feliz, infelizmente encontrei apenas vestígios que estavam perdidos junto ao vento frio da noite.
Já faz bastante tempo que foi abolida a escravidão no Brasil, mas infelizmente parece que boa parte dos brasileiros ainda carrega a cultura escravagista enraizada em sua memória e presente em seus comportamentos. Penso nisso toda vez que vejo a imensa facilidade que muitas pessoas naturalmente jogam lixo na rua, ou mesmo no chão de alguns lugares fechados. Prevalece aquela atrasada idéia e certeza de que alguém irá limpá-lo.De onde vem este autoritarismo e comodismo de que alguém tem que recolher no chão algo que eu joguei? Alguém tem que ser responsável por limpar o que eu sujei?
Morte, nem tente!
Não sou de desistir tão facilmente,
sou demente... (in)felizmente...
Morte, nem tente!
Nem pense em chegar inesperadamente...
inescrupolosamente, nem tente...
Morte, sou da vida... pra sempre.
Sou da vida... pra toda vida,
Na vida, uma certeza:
Morte, um salto no escuro...
vida, pena de morte!
Eu sei que devo seguir, e infelizmente é sem você, daqui a algum tempo eu sei que você só vai fazer parte do meu passado, a melhor parte talvez, eu sei que esse vazio que você deixou vai ser preenchido, talvez não por completo, mas quem sabe a maior parte dele.
Vida! Com que ela pode ser comparada?
Infelizmente ela não tem comparação, ela tem que ser vivida e nós temos que desvendar os mistérios dela...
Tem gente que pode até ser falta de jeito, mas infelizmente escolhem o pior jeito de tentar chamar minha atenção. A pior maneira de tentar me conquistar. Isso só me afasta mais e mais.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp