Poemas sobre a Criança e a Leitura
E se as histórias para crianças passassem
a ser de leitura obrigatória para os adultos?
Seriam eles capazes de aprender realmente
o que há tanto tempo têm andado a ensinar?
B
Eu sempre gostei de leitura, o que faço desde criança.
Quando pequeno , ainda sem saber ler, já colecionava e "lia" gibis de histórias em quadrinhos de vários autores.
Com o passar dos anos essa atividade se tornou constante e muito prazerosa.
Ler é gratificante.A surdez nos fecha uma porta de comunicação importante, mas nos brinda com a riqueza da imaginação que nos possibilita interagir com o universo da leitura.
Mas acho que a leitura excessiva não nos torna mais inteligentes.
Algumas pessoas devoram livros
Eles fazem isso sem a contemplação necessária para digerir as ideias.
Para processar, compreender e absorver o que leram.
Quando pessoas desse tipo começam a falar, suas bocas cospem pedaços inteiros de:
Hegel, Camões, Marx, Bandeira...
Como alguém vomitando comida crua sem a digestão necessária.
Ler exige esforço próprio, raciocínio e nisso se assemelha à necessidade que a abelha tem de esforço interno, além de tempo, para extrair o néctar de flor em flor e produzir o valioso mel.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do WhatsappGuardiães da esperança
Eternas crianças
Que brincam e lêem
Conseguimos entender
E num papel escrever
O que os outros nem vêem
Somos Poetas
Para além dos escritos
Apenas Deus
e as crianças
leem
nas entrelinhas,
no universo
dos olhos,
nos contornos
do coração.
Tudo decifrado
por vibração
e sentimentos,
no olhar,
nos movimentos,
nos batimentos.
Vizinhança desocupada
As crianças correm
As mulheres tricotam
Os homens lêem seus jornais
As crianças não estudam
As mulheres não trabalham
Os homens não produzem
Os adolescentes estão nas praças
As mulheres estão em casa
Os homens estão nos bares
Parabéns a você, leitor, responsável por inspirar cada vez mais criações, mais mundos paralelos e histórias que necessitam ser contadas.
Você é igualmente criativo para conseguir sentir-se parte da história e amigo de cada personagem. Além de necessário, ler é abrir uma porta para conhecer universos completamente novos e ampliar os horizontes. É viajar sem sair de casa.
Parabéns! Sem vocês não existiria a necessidade de livros.
Qualquer livro que ajude a criança a formar o hábito de leitura, a fazer da leitura uma de suas necessidades, é bom para ela.
É preciso fazer compreender à criança que a leitura é o mais movimentado, o mais variado, o mais engraçado dos mundos.
"O objetivo maior das provas para crianças é provocar a leitura e diagnosticar a interpretação. A aprendizagem do conteúdo é, para a pedagogia, apenas a consequência.
Enquanto que o diagnóstico é, para o pedagogo, o passaporte para o planejamento, no sentido espiral, ação/reflexão/ação."
Profª Coraci Machado
Uma criança que mal consegue soletrar o alfabeto
não conseguirá fazer bom uso
da leitura de um livro de Shakespeare.
Assim é um povo ignorante, politicamente falando.
Ainda que tente fazer escolhas corretas,
falhará em seu propósito.
A maturidade política é um processo
no qual o Brasil ainda engatinha,
e ainda continuará pagando caro por algum tempo
o preço de ter ingressado tardiamente na escola...
Letrinhas no céu
Um menino achou um livro,
Sem entender as letras, fez uso das folhas de acordo a sua realidade. A inocência de criança, brincou, e fez um monte de pipa.
Corria, corria e feliz gritava, olha as letrinhas no céu!
Um menino achou um livro!
Rica Almada
Sobre a Educação:
Ler e escrever, de per si, não são educação. Eu iniciaria a educação da criança, portanto, ensinando-lhe um trabalho manual útil, e colocando-a em grau de produzir desde o momento em que começa sua educação. Desse modo todas as escolas poderiam tornar-se auto-suficientes, com a condição de o Estado comprar os manufacturados.
Acredito que um tal sistema educativo permitiria o mais alto desenvolvimento da mente e da alma. É preciso, porém, que o trabalho manual não seja ensinado apenas mecanicamente, como se faz hoje, mas cientificamente, isto é, a criança deveria saber o porquê e o como de cada operação.
Os olhos, os ouvidos e a língua vêm antes da mão. Ler vem antes de escrever e desenhar antes de traçar as letras do alfabeto.
Se seguirmos este método, a compreensão das crianças terá oportunidade de se desenvolver melhor do que quando é freada iniciando a instrução pelo alfabeto.
A CRIANÇA QUE HABITA EM NÓS - SENSAÇÕES
(Peça para alguém ler para você)
Hoje aqui eu convido você
A viajar comigo nesta história.
Esvazie a sua mente
Feche os olhos e apenas ouça
Minha voz suavemente.
Pronto, voltaste a ser criança.
Aproveite, não há mais ninguém em volta
Só você e sua velha infância
Ali no cantinho, veja!
Quanto brinquedo empilhado.
Há um que você gosta mais.
Dá pra ver.
Vá pegá-lo!
Uau! que bela recordação!
Há quanto tempo você não brincava?
Não recordavam-lhe as boas lembranças?
Sensações de criança
Que se foram e não voltam mais.
Aproveite, ainda estamos aqui.
Quanta inocência e rebeldia!
Você foi travesso um dia.
Quanta calmaria
E ansiedade para brincar
Como se o tempo fosse só seu
E o mundo girasse ao seu redor
Como se não houvesse problemas
E a dor fosse uma só,
A de ralar o joelho,
De arrancar o tampão do dedão,
De bater a cabeça ou levar um escorregão,
Mas não importa.
Tudo passava, você chorava,
Se encantava de novo e ia...
Quanta alegria!
Eu acho que toda infância nos remete a um pé de manga,
A um grupinho de amigos doidos,
A um clubinho, algumas construções vazias
Que serviam de labirinto para brincar de polícia e ladrão,
A uma cozinha pequena, porém limpinha,
A vó gritando e fazendo o almoço,
“Come tudo menino: - ‘tô’ de olho.”
O banho de chuva gelada, na lama ou na calçada,
As brigas com os irmãos,
A bola na casa da vizinha chata,
À noite, a mãe esperando você, com a varinha na mão...
Tudo era maravilhoso e tão simples.
Hoje como a gente aguenta?
Quantas virtudes eu tinha, quão sortudo era eu.
Desculpem-me quem não viveu assim,
Mas, pra mim, foi assim que se valeu.
Que saudade imensa de ver girassóis.
Hoje eu não vejo mais, é como se tivessem sumido,
É como se tivéssemos escondidos
Como a criança que habita em nós.
Toda criança gosta de dançar, cantar, rabiscar...
Aprende escrever, ler e contar...
A dança, tem ritmo, som e expressão!
As outras artes ajudam
a criatividade,
disciplina
e atenção.
Parecendo uma boneca ainda aprendi a falar papai e mamãe
Parecendo uma criança aprendi a ler
Parecendo uma menina aprendi a somar
Parecendo uma adolecente aprendi que temos que ser forte
mesmo na hora que mais nos achamos fracas
Temos que saber como dizer sim a um amor verdadeiro
e não a um falso
Aprendi que a vida não é sempre um mar de rosas
Troquei as bonequinhas por maquiagem
Meu mundo de sonhos pela realidade
e assim encaramos o mundo, pois nao e feito
so de alegria e sim de dores que vem e vão.
Hoje em dia as crianças
Só sabem mexer em celular
Falam muito sobre tecnologias
E pensam pouco em estudar
Estudar é importante
E é bem fundamental
Os jovens têm que entender
Que o estudo é essencial
Se você não for à escola
Você não vai passar
Além disso sem estudos
Você não passa no vestibular
Vestibular é importante
E ajuda a entrar na faculdade
O jovem tem que entender
Que pra estudar, não tem idade.
Estudo é importante
Mas não precisa se matar
Temos que ter tempo para outras coisas
Pra dormir, comer e brincar
Sei que hoje em dia
Há uma grande pressão
Se você não passar no vestibular
Você não vai ser alguém na vida não
Mas se liga aí meu jovem
Não foca nisso não
Porque oportunidade nessa vida
Não vai faltar para você não
A pressão é normal
Principalmente dos nossos pais
Tem vezes que não aguentamos
E só queremos um pouco de paz
Quando falam de vestibular
Já pensam logo em Enem
E ainda falam se não passarmos
Não vamos ser ninguém
Estudar é importante
Mas tudo em excesso já sabemos que faz mal
Estudar mais de 10 horas por dia para passar para medicina
Isso já não é normal
Então estude
Mas não deixe de viver
Pois se tiver que fazer medicina
Você irá fazer
Por isso, meu jovem
Não perca o seu tempo
Faça também dos seus livros
Um pequeno passatempo
A escola é importante
Nos transmite conhecimento
Estude
Mas viva cada momento
Então já sabemos que o estudo é importante
Mas também não se ilude
Tem coisas mais importantes
Como por exemplo a nossa saúde
Estude
Viva
Mas não viva para estudar
Estude para viver
Pois com estudos
Eu sei que irá vencer
Sinto a palavra no ar.
Apaixonada por crianças e literatura infantil procuro resgatar em mim a criança que fui ou ainda sou... Procuro não deixá-la ir embora, a alegria do simples e do natural me encanta. Gosto de criar poesia da coisa mais banal, onde não se percebe nada captura-se muito.
Quando quero poemar e historiar sinto a palavra no ar, pelo cheiro, pelo som, pelas cores, pelas formas e até sabores. Percebo com olhar de criança usando todos os meios do sentir. Prefiro as ideias das crianças que fazem sentido na ingenuidade.
"Aprender a ler e a escrever é um processo gradativo...É algo que exige tempo, paciência, dedicação,treino cotidiano.
Cada criança tem um tempo e ritmo na aprendizagem ,especialmente na leitura e escrita."
Pedagoga/Psicopedagoga
O poder pode ser inebriante, mas também pode ser ilusório, minha criança. Nunca se esqueça de que a verdade e o amor são tão poderosos quanto qualquer outra fonte de energia. Não fomos feitos para destruir. A natureza nos ensina a resistir, reinventar e recomeçar, mesmo quando as esperanças parecem perdidas
- Relacionados
- Poesia sobre a Importância da Leitura
- Poemas sobre Livros
- Poema sobre a Importância da Leitura
- Poemas sobre leitura
- Crônicas infantis para incentivar a leitura das crianças
- Frases sobre Leitura para Crianças
- Poemas sobre Leitura e Livros
-
Frases para a semana da criança que celebram a infância
-
Mensagens de aniversário de 10 anos para criança (parabéns com alegria)
-
Mensagens de aniversário de 5 anos para criança (parabéns com alegria)
-
Mensagens de aniversário de 4 anos para criança (parabéns com alegria)
