Igualdade e Equidade
Onde há igualdade não pode haver disputa. Jesus não inverte valores, apenas coloca os valores no seu devido lugar. (Parábola da vinha mateus 20)
Pessoas disputando minha atenção, mas me sinto solitário. A igualdade me incomoda. Quem sabe aquela pessoa afastada que apenas olha o burburinho, mas observa, me encha de curiosidade em conhecê-la. Não gosto de unanimidade; isso já conheço. O desconhecido me fascina.
A democracia tem um relacionamento homo-afetivo com a igualdade. Quando a igualdade não está presente a democracia sente-se morta.
A igualdade para o
socialismo não significa que todos sejam exatamente o mesmo — a tese mais absurda
possível. Até Marx teria percebido ser mais inteligente do que o duque de Wellington.
Também não significa que a todos será concedida exatamente a mesma quantidade de
riqueza ou de recursos.
A igualdade genuína não significa tratar todos do mesmo jeito, mas atender às
necessidades diferentes de cada um de forma igual. E esse é o tipo de sociedade pela qual
ansiava Marx. As necessidades humanas não são perfeitamente correspondentes. Não é
possível medi-las com a mesma régua. Para Marx, todos deveriam ter o mesmo direito à
autorrealização, bem como à participação ativa na formatação da vida social. As barreiras
da desigualdade, assim, cairiam por terra. O resultado disso, contudo, seria, na medida do
possível, permitir que cada um desabrochasse como o indivíduo ímpar que é. No fim das
contas, para Marx, a igualdade existe em prol da diferença. O socialismo não tem a ver
com todos usando o mesmo tipo de macacão. É o capitalismo consumidor que veste com
capricho os cidadãos em uniformes conhecidos como moletons e calças de jogging.
Em um ato heroico, a emoção disputou igualdade contra qualquer tipo de argumento. E uma nova visão sobre o amor pôde ser contemplada.
Viver a diferença com olhar de igualdade é sinônimo de viver mantendo o equilíbrio do nosso corpo, alma e mente.
Liberdade e igualdade é como água e etanol. Apesar de parecerem semelhantes "aparentemente", possuem suas convergências.
Consoante ao sociólogo francês Alexis Tocqueville, tais termos se repelem e não se atraem. Nesse viés, isso ocorre porque com liberdade tem se a propriedade privada, concentração de rende, bens... Diferente de igualdade que prevalece o coletivismo. Sendo assim, a igualdade não existe com liberdade.
"A igualdade se faz um sonho distante, pois cada um é ímpar. E há diferenças entre todos, então como poderia haver o igual entre os diferentes? O que resta são leis impondo vontades e campanhas expondo verdades que todos já sabem, mas não admitem''.
Aquilo que o caridoso mais teme é a igualdade. Em um mundo igualitário ele não poderia se sentir um herói ao dar suas sobras.
Se eu fosse rainha do mundo eu plantaria a igualdade, plantaria o amor e a tão nobre caridade, para que a gente colhesse abundantemente bondade.
Recusar-se a ouvir os apelos de alguém por justiça e igualdade até que o pedido chegue em um idioma com o qual você se sinta confortável é uma maneira de afirmar o seu domínio nessa situação.
Em uma República não pode haver privilégios; prevalece a igualdade entre todos os cidadãos. A única distinção deve ser pelo mérito e pelas virtudes.
