Ideia de Estado
O livro
Um elo entre o escuro e a visão.
Uma ideia sábia.
Elimina a divisão.
Sim.
Como é dividido.
As classes.
O prazer.
Daquele que folheia.
Que dedilha com os olhos as letras.
Um divisor de águas.
Um dedo no crivo.
Desenvolver a mente.
Tornar se potente.
É desvendar o livro.
Caminho do saber.
Da instrução.
Da orientação.
Denomina se o ser.
Elabora a arte em você.
O caderno de anotação.
As histórias.
A própria emoção.
Arrependimento de quem não leu.
A vida preserva sua literatura.
O analfabeto padece nessa cultura.
O livro.
O crivo.
De repente.
Abismo.
Entre a sensatez e a ignorância.
Retumbante prazer.
Ler.
Eu não sei muito dizer.
Por seu eu intransigente nas entrelinhas da leitura.
Mas defendo.
Partitura.
Cultura.
Por ele primo.
Ele.
A redoma da sabedoria.
O livro.
Giovane Silva Santos
[Resposta para Letícia, sobre se a ideia sobre a concepção de Deus já foi destruída ou não]
O interessante é que então desde os primórdios da humanidade até este presente momento, a teoria do Divino é tão forte, sólida e clássica, que ninguém simplesmente conseguiu ou está conseguindo a suprimir. Pelo contrário... Paradoxalmente parece que a ideia de Deus, mais se eterniza. Como bem se expressou Nietszche: O QUE NÃO MORRE, SE FORTALECE.
( Paráfrase)
Antes a ideia de ter uma filha me assustava, pelo fato de não suportar vê-la passar pelo o que já enfrentei. Agora seria maior prazer vê-la se tornar a pessoa que me tornei. Mulher preta é sem igual, beleza..força é toda natural #Orgulhonegro😍
"Não confie em ninguém" - que ideia absurda e paranóica. A confiança não deve ser dada incondicionalmente, mas deve ter a chance de ser conquistada.
Você não faz ideia do impacto que uma simples mensagem de carinho sua tem em mim. É o suficiente para transformar completamente o meu dia."
Odeio amizades de férias. A ideia de férias é deixar os amigos pra trás. Não começar novas amizades.
A ideia é abraçar o mundo, mas não às coisas e sim às experiências. A vida é curta demais para nos prendermos em um mundo vazio. A vida é curta demais para nos atolarmos só de trabalho, ansiedades, reclamações. A vida é curta demais para quem não sabe curtir, aproveitar e viver. O tempo é agora e o mundo não fecha as portas.
A onda de 'fake news' que assolou, e ainda assola o País, despertou-me a ideia de que, antes das redes sociais digitais, as falsas informações já era prática comum nas décadas de antigamente. A diferença é que, outrora, não havia o gigantesco impulso da Web para otimizar a roda da mentira. Como, também, não havia as agências de checagens da Internet, os boatos duravam uma eternidade, contribuindo, a meu ver, para a formação de uma cultura dita raiz e que, em muitos casos, parece ter criado o medo, esse ingrediente que quase sempre acompanha a estratégia do dominador sobre os dominados. Drummond deve ter sentido isso quando escreveu sobre o 'Congresso Internacional do Medo'.
A ideia é um óvulo fecundado pela atitude. O nascimento desse parto consiste na reflexão, colocando em prática toda a gestação mental.
É com você meu excesso, cada rima faz a lima que esculpe e cada lume é o grito na ideia. A sina e a saudade tomam a forma que apetece. O blá, blá, blá de normas e métricas, já tarde, falece.
Uma ideia absurda muitas vezes é utilizada contra seu autor afim de desvalorizar e não de construir. Essa cultura acaba com qualquer processo criativo.
Utopia tem como significado mais comum a idéia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode referir-se a uma cidade ou a um mundo, sendo possível tanto no futuro, quanto no presente, porém em um paralelo. A palavra foi cunhada a partir dos radicais gregos ??, "não" e ?????, "lugar", portanto, o "não-lugar" ou "lugar que não existe".
Utopia é um termo inventado por Thomas More que serviu de título a uma de suas obras escritas em latim por volta de 1516. Segundo a versão de vários historiadores, More se fascinou pelas narrações extraordinárias de Américo Vespucio sobre a recém avistada ilha de Fernando de Noronha, em 1503. More decidiu então escrever sobre um lugar novo e puro onde existiria uma sociedade perfeita.
O "utopismo" consiste na idéia de idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo de coisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. O utopismo é um modo não só absurdamente otimista, mas também irreal de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem.
Utopia - 30 novembro 2008
Você foi, é e sempre será a sua própria criação...somos e fazemos de nós aquilo que pensamos...idéias transformam seres e mundos e a ação realiza.
