Hoje a Felicidade Bate em minha Porta
Queria ter uma sala mágica
Que adentraria por porta secreta
Para rever os meus amigos todos,
Os que moram no Minho ou em São Paulo,
Em Aracaju, Teresina, Barcelona,
E os que estão no céu.
Sala atemporal e imaterial,
Nela só existiriam a luz e alma,
Dos braços, os abraços,
Dos lábios, os sorrisos.
E prometo às companhias de aviação
Que não faria uso de tal poder
Para desestabilizar a economia mundial
Com clandestinas viagens de férias,
Não,
Só preciso
De um Olá, como vai?
Do cuidado diário,
Dos olhos nos olhos.
Nada,
Nada mais.
Resposta ao Tempo
Batidas na porta da frente é o tempo
Eu bebo um pouquinho pra ter argumento
Mas fico sem jeito, calado, ele ri
Ele zomba do quanto eu chorei
Porque sabe passar e eu não sei
Um dia azul de verão, sinto o vento
Há folhas no meu coração é o tempo
Recordo um amor que perdi, ele ri
Diz que somos iguais, se eu notei
Pois não sabe ficar e eu também não sei
E gira em volta de mim, sussurra que apaga os caminhos
Que amores terminam no escuro sozinhos
Respondo que ele aprisiona, eu liberto
Que ele adormece as paixões, eu desperto
E o tempo se rói com inveja de mim
Me vigia querendo aprender
Como eu morro de amor pra tentar reviver
No fundo é uma eterna criança
que não soube amadurecer
Eu posso, ele não vai poder me esquecer
No fundo é uma eterna criança
que não soube amadurecer
Eu posso, ele não vai poder me esquecer.
Porta
Se você encontrar uma porta à sua frente, você pode abrila, ou não.
Se você abrir a porta, você pode, ou não, entrar em uma nova sala. Para entrar, você vai ter que vencer a dúvida, ou o medo.
Se você venceu, você dá um grade passo: nessa sala, vive-se. Mas tem preço: são inumeras outras portas que você descobre.
O grande segredo é saber quando e qual porta que deve ser aberta.
Mas a vida pode ser também dura e severa: não ultrapassando a porta, você terá sempre essa mesma porta pela frente.
É a cinzenta monotomia perante o arco-íris.
É a repetição perante a criação.
É a estagnação da vida.
Para a vida, as portas não são obstáculos...
mas sim diferentes passagens...
A porta da vida está aberta e convida,
ser amado ou perder-se numa paixão,
que não tem tempo nem idade,
SANDRA MELLO-FLOR
Céu e inferno íntimos
A porta entre nós e o céu não poderá abrir-se enquanto esteja fechada a que fica entre nós e o próximo. Conta-se que um dia um samurai, grande e forte, conhecido pela sua índole violenta, foi procurar um sábio monge em busca de respostas para suas dúvidas.
- Monge, disse o samurai com desejo sincero de aprender, ensina-me sobre o céu e o inferno. O monge, de pequena estatura e muito franzino, olhou para o bravo guerreiro e, simulando desprezo, lhe disse:
- Eu não poderia ensinar-lhe coisa alguma, você está imundo. Seu mau cheiro é insuportável. - Ademais, a lâmina da sua espada está enferrujada. Você é uma vergonha para a sua classe.
O samurai ficou enfurecido. O sangue lhe subiu ao rosto e ele não conseguiu dizer nenhuma palavra, tamanha era sua raiva. Empunhou a espada, ergueu-a sobre a cabeça e se preparou para decapitar o monge.
- "Aí começa o inferno", disse-lhe o sábio mansamente. O samurai ficou imóvel. A sabedoria daquele pequeno homem o impressionara. Afinal, arriscou a própria vida para lhe ensinar sobre o inferno.
O bravo guerreiro abaixou lentamente a espada e agradeceu ao monge pelo valioso ensinamento. O velho sábio continuou em silêncio.
Passado algum tempo o samurai, já com a intimidade pacificada, pediu humildemente ao monge que lhe perdoasse o gesto infeliz. Percebendo que seu pedido era sincero, o monge lhe falou:
- "Aí começa o céu".
Para nós, resta a importante lição sobre o céu e o inferno que podemos construir na própria intimidade. Tanto o céu quanto o inferno, são estados de alma que nós próprios elegemos no nosso dia-a-dia. A cada instante somos convidados a tomar decisões que definirão o início do céu ou o começo do inferno.
É como se todos fôssemos portadores de uma caixa invisível, onde houvesse ferramentas e materiais de primeiros socorros. Diante de uma situação inesperada, podemos abri-la e lançar mão de qualquer objeto do seu interior. Assim, quando alguém nos ofende, podemos erguer o martelo da ira ou usar o bálsamo da tolerância. Visitados pela calúnia, podemos usar o machado do revide ou a gaze da autoconfiança...
A decisão depende sempre de nós mesmos. Somente da nossa vontade dependerá o nosso estado íntimo. Portanto, criar céus ou infernos portas à dentro da nossa alma, é algo que ninguém poderá fazer por nós.
Você é a porta para o bem ou para o mal...
Qualquer mal dos outros só tem acesso se vc também estiver no mal. Se vc é uma pessoa q se critica, a crítica dos outros penetra e te arrebenta. Agora, se é uma pessoa q não se critica e ñ critica mais ninguém, a crítica dos outros ñ o atinge.
A inveja dos outros só pega se vc também é uma invejosa. Se ñ for, a inveja dos outros ñ a pega. E assim por diante.
A energia negativa dos outros entra pq vc é negativa. Se for positiva, a negatividade ñ entra... Assim por diante, nós estamos vendo q tudo passa pela gente, Nós somos o canal. Ñ adianta eu lhe dar um passe todo dia p arrancar o excesso de energia q vc pega dos outros se vc continua a mesma porcaria, atraindo porcaria p vc.
Se vc que se ver livre da inveja, acabe com sua inveja. O que é inveja?
É a sua frustração, o seu desânimo, suas ilusões de pequenez, de complexo de inferioridade, de querer botar panca p os outros e ñ assumir quem vc é, e ñ levar suas vontades para frente. Se largar de ser vaidoso e levar p frente seu coração, sem se incomodar com a torcida, vc vai se realizar na vida. E se vc for uma pessoa realizada, ñ vai ter inveja d ninguém. A única maneira d ñ ser atingido pela inveja alheia é estar tão ocupado com sua própria realização que ela nem aparece por perto. Mas vc quer ser lindinho p os outros, quer a aprovação deles, aí frustra seu coração, suas vontades, põe dificuldades e se tranca. Depois vê que o outro tem e morre de inveja mesmo, pq aí ela o pega.
Muitas pessoas tem inveja pq vivem se frustrando. É daí q vem o recalque. Vc se frustra, se recolhe à sua vontade e, quando ela aparece no outro, dói em vc. O q o ajuda a evitar a inveja é a limpeza do subconsciente, positivar sua vida, ter atitudes positivas consigo, com as pessoas, confiar no Universo. Outra técnica é negar tudo q é ruim. Vc diz q não é seu. Tudo q é bom é seu. Se dá uma tristeza, negue: ah, também ñ sou eu. Nada disso é meu. Pense no oposto positivo, tal como alegria ou privilégio, e identifique-se com o q pensa.. Faça-se sentir alegre e vejam q é bom na sua vida até vc se sentir um privilegiado. E quando vc se sentir realmente positivo consigo, as coisas negativas desaparecem, pq elas ñ tem mais acesso.
É preciso dar valor para si, para o bem em si. Uma pessoa que dá valor para seu próprio bem, que só apóia o que é positivo, é uma pessoa que se dá valor. Para ter dinheiro, é preciso se dar valor e não escutar os julgamentos, as críticas dos outros, as besteiras que os outros dizem, geralmente cheios de negatividade, querendo nos atacar, e nós então temos que nos defender.
Como nos defender da maldade dos outros? Se o mal nos atinge por afinidade, o melhor é negar o mal em si: ah, eu sou bom, não ligo para isso não.
- Mas vc é muito isso... É muito egoísta.
- Eu não sou o que você me diz, eu sou o que eu sinto e eu agora estou bem em agir como eu estou agindo. Se me sinto bem é pq estou no bem. Eu estou muito feliz assim. Você está me xingando de egoísta pq vc me vê assim. Egoísmo é uma coisa má e se vc me classifica assim, é pq vc tem o mal na sua cabeça. Me xingando vc quer passar o mal da sua cabeça para a minha, mas eu não vou pegar. Tudo o q é bom sou eu. Eu só tenho o bem em mim. Por isto vou perdoá-lo e pensar bem de vc, poi assim eu me sinto bem. Se eu ficar no bem eu vou só gerar o bem.
Pare, então, de brigar, de encrencar com os outros, e vá para o seu bem. daqui a pouquinho, as pessoas que o estavam xingando estarão batendo palmas pra vc. O povo é assim: para mudar de idéia é dois minutos. Não dê bola, toque para frente, porque, se parar para olhar um, para olhar outro, aí vc está perdido. Não alimente essas besteiras de vergonha, de medo. Se vc não for assanhado, metido, não chega a lugar nenhum. Então, é melhor pensar: vamos fazer logo o que eu quero, sem medo da sociedade, porque ninguém manda em mim. Sou um espírito eterno. Não tenho medo da crítica de ninguém. Vou fazer o que meu coração quer por amor. Eu gosto e eu assumo meu coração.
..
Quando menos esperar, vc está aí conquistando o mundo, pq, se está positiva, a vida paga na mesma moeda. A vida lhe traz tudo, pq vc é uma coisa de valor, positiva, e vem tudo na mão. Caem do céu a boas oportunidades, o amor, etc.
O povo que o criticava muda. O povo é assim mesmo. quem critica é pq já está no chão. É tudo pintinho piando. Quem está no alto, não critica. Só que está no chão, na própria miséria e no negativismo da alma é que critica. O povo pia da dor que ele próprio criou. Eu estou é subindo. Então, diga: vou na minha. Pois se eu ficar escutando esses pios fico igual. Nem vou criticá-los. Vou fazer de conta que não existem. Tudo alegria, tudo beleza. Tudo está bom.
O povo faz escândalo e vc faz mais ainda. Só que eles fazem escândalo negativo e vc faz escândalo positivo. O pessoal fala mal e vc fala bem. Pois quem vive com a sua cabeça é vc.
Eu vejo uma porta vermelha e quero pintá-la de preto
Nenhuma cor mais eu quero, que elas virem preto
Eu vi as meninas caminhando por aí vestidas com seus
vestidos de verão
Eu tenho que girar minha cabeça até que minha
escuridão vá
Eu vi que uma linha dos carros e estão todos pretos
Com flores e meu amor, e os dois nunca a voltarão
Eu vi pessoas girarando suas cabeças e elas olham
rapidamente
Como um bebê recém-nascido, acontece todos dia
Eu olho dentro de mim e meu coração está preto
Eu vejo que minhas portas vermelhas estão ficando
pretas
Talvez então eu irei desaparecer e não terei que
encarar os fatos
Não é fácil de encarar quando seu mundo inteiro é
preto
Não mais iria ver meu mar verde virar um azul
profundo
Eu não poderia prever esta coisa acontecendo a você
Se eu olhasse bem o suficiente dentro da moldura do
sol
Meu amor rirá comigo antes que a manhã venha
Eu vejo uma porta vermelha e quero pinta-la de preto
Nenhuma cor mais eu quero, que elas virem preto
Dois caminhos, uma chave,
Um estranho, uma porta errada
E eu que pensei que estava a um passo do amor
A vida correndo e eu aqui,
Você era mestre eu aprendiz
No tempo em que solidão andava lá fora
Eu vi o passado voltar,
Depressa pra me machucar
Mas não é medo é só saudade
Que invade e faz morada até
(Refrão)
Esse tempo longe me fez ver
O quanto o amor da gente é bom
E se fica tarde eu pego telefone e ouço o som
Que vem da sua voz, tá de manha
Até
Esse tempo longe me fez ver
O quanto o amor da gente é bom
E se fica tarde eu pego o telefone e ouço o som
Que vem da sua voz, tá de manhã
A vida correndo eu aqui
Você era o mestre eu aprendiz
No tempo em que a solidão andava lá fora
Eu vi o passado voltar
Depressa pra me machucar
Mas não é medo é só saudade
Que invade e faz morada até
(Refrão)
Dois caminhos, uma chave
Um estranho na porta errada
Há uma porta!
Sim, há uma porta!
Com certeza é uma porta que se abre, lá aonde meus olhos estão indo.
Há alguém esperando,
ouço-o dizendo:
_Vem, Vem, Depressa Vem!
Tenho medo,
mas meus pés começam a correr.
Meu coração bate tresloucado e uma alegria invade meu ser.
Não pode ser!
Não pode ser!
Sim, pode ser.
É!
Reconheço essas feridas em suas mãos,
e em seus pés. Na ferida em seu ventre lembro-me da lança fatal.
Nunca o havia visto,
mas quando disse meu nome e abraçou-me com seus braços de amor, as lágrimas rolaram em meu rosto.
Enfim encontrei a Paz que sonhava.
E quando começou a dizer seu nome eu o abracei mais forte e disse: EU o Conheço.
Liberdade,
Abrir uma porta, pegar um trem.
Escorrer feito água, sonhar.
Virar pó, fluir com o vento.
Romper o gesso, partir a corda.
Reacender a chama, fechar os olhos.
Respirar fundo, libertar os ouvidos.
Soltar o pássaro, correr aos braços de Deus.
Animal sadio, homem consciente.
PASSAGEM
O outro mundo permanece fechado para nós.
A outra porta foi fechada na nossa cara, e como nós ficaremos? Ficaremos soltos por ai! Por ali e nem sei mais por onde, ah! Pode ser também por onde me levam os próprios passos passados descompostos e descompassados, mas eu ainda não sei e nem sei se ainda estou aqui.Estou com a cara de alguém que não sou eu, pareço até fotografia...
Não vejo a morte como um fim. E sim como uma porta a qual todos entraremos um dia para nos reunirmos e acertar no que ficou pra tras.
Momentos
Bata a porta na cara, mas seja gentil da próxima.
Ouça uma linda música, mas reflita o que quer dizer a mensagem.
Faça alguém chorar, mas redime-se, você precisará de paz.
Jogue areia ao vento, mas tome cuidado...você não vai querer senti-las nos olhos.
Abrace, mas seja verdadeiro, o calor do seu corpo pode aquecer um coração frio.
Uma lágrima escorre na face do seu bem querer, ofereça um lenço.
Quer dizer alguma coisa, preste atenção no momento.
Deseja amar, então ame, mas atenção com suas escolhas.
Respeite sempre, você merece um amigo.
Valeu muitos os momentos...
Termine a história, mas cuidado para não ser o otário da vida.
