Histórias com Moral da História
A história é uma fonte inesgotável da minha existência. Mesmo que inacabada. E com inúmeras questões a se descobrir. Todos os dias, eu sinto. Que parte da minha história, mesmo estando perdida, seria extremamente necessária para a minha sobrevivência.
Abioye
Uma história emocionante de uma paciente idosa que sobreviveu à Covid-19 (SARS-CoV-2) - linda história. “Eu fiquei internada naquela gélida UTI por 12 dias. Sinceramente já havia me despedido, em pensamento, de minha irmã - única parente próxima. Sabia que iria morrer. O corpo moído, a dor e a febre não eram piores que a falta de ar. Chegava um e outro profissional de saúde. Manuseavam meu corpo inerte. Agulhas, tubos, toques frios e mornos, mudança de leito. Eu pensava: fiquem longe de mim, não se aproximem, vão morrer também. Mas eles insistiam, falavam umas palavras que eu não entendia: saturou, descompensou, rebaixou...ai..ai. Eu não sabia quem era quem. Mas tinha uma que sempre me chamava pelo nome, segurava minha mão com a luva fria, mas dava para sentir um calorzinho vindo daquele corpo cansado. Nunca esquecerei aqueles olhos castanhos por detrás dos óculos de proteção. Ela dizia: aguente firme, já vai melhorar. Os dias passavam. Já estava fora de mim. Por duas vezes fui ao céu e voltei. Mesmo sedada, parecia que eu via tudo ao meu redor. Amanhecia e anoitecia, sem que eu definisse se era dia ou noite. O teto branco era meu céu. Vez ou outra eu pensava: agora é o anjo que veio me buscar. Não. Era ela novamente - aqueles olhos castanhos pareciam sorrir, como um sinal de estímulo. Os dias passaram e sentia meu ar e meu sangue voltarem ao meu corpo. Graças à Deus estou indo para casa hoje. Pedi meu celular para escrever esse depoimento. Queria agradecer a todos que me salvaram a vida. Um grupo me esperava. Recebi um parabéns da médica que me avisou que estava de alta. O Enfermeiro me explicou que eu deveria continuar tomando os medicamentos e que a técnica de enfermagem me levaria de cadeira de rodas até a saída. Quando olhei para a técnica que me ajudou a sentar na cadeira, vi aqueles olhos castanhos que tanto me iluminaram e me deram forças para aguentar firme. Chorei copiosamente! Meu corpo sentiu seu toque quente e sua mão firme. Parecia que as células estavam todas em festa. Assim como a equipe que se despediu em aplausos. É gratidão. Não sei o nome de nenhum dos profissionais que cuidaram de mim, mas jamais me esquecerei daqueles olhos castanhos - da técnica de enfermagem.”
Memória (microconto)
Tinha seis anos quando a conheci. Sorri, descobri, corri, comi, ouvi histórias ao redor do fogo. Sua voz me aquecia o coração. Vê velhinha! Eu cresci! Mas meus pés continuam sujos de chão.
Cada pessoa vem ao mundo com tudo pronto para escrever sua própria história. Única. Só dela. Alguns, ainda não se deram conta desta enorme responsabilidade e ficam perdidos, a andar em círculos, indo e vindo a lugar nenhum. Nunca saem do lugar. Nunca vão pra frente. Nunca conseguem se encontrar ou encontrar, ao menos, um bom caminho a seguir. Acabam percebendo que, na maioria das vezes, o maior empecilho para começar suas próprias histórias, são elas mesmas, suas rotinas, hábitos e pensamentos. Os hábitos de vida são muito mais que direções que você toma, são decisões que te conduzem. Somente atravessando esses momentos sozinhos, perdidos e desiludidos é que descobriremos o melhor que a gente pode dar. O máximo que a gente pode render. Descobre que tudo tem proposito e nada será por acaso. É a nossa história.
Mas é preciso se descobrir o quanto antes. Olhe-se espelho e se questione: Então é só isso? É só disso que você precisa? E só isso que você quer? Então é essa vida que você fez tanto para merecer? Se a gente faz sempre as mesmas coisas e acaba recebendo sempre as mesmas respostas das quais nunca gosta, é sinal de que é necessário mudar o início e o meio, para que os finais sejam diferentes. Reescrever essa história. E isso dá trabalho. A felicidade nunca é alcançada por acaso ou sorte. É preciso trabalhar muito, se dedicar bastante, acreditar demais. É preciso vencer muitos dias e é preciso assimilar alguns momentos de falhas. Aqueles que conseguem superar seus próprios limites, são os que não ficam focados somente em suas fraquezas e defeitos, procurando a todo tempo por desculpas vagas. Aqueles que conseguem superar um caminho errado, são os que abrem os melhores trajetos, abrem novas portas e percorrem, para vencer, desafios nunca antes explorados. Não parar, não abaixar a cabeça e nunca desistir. Esse é o segredo. Que a fé seja a companheira fiel nas horas difíceis. É ela que te move. Você não precisa ser perfeito para ser usado por Deus.
Esvazie a mente dos receios, crie coragem, supere os medos e ponha no peito o mais forte desejo de recomeçar. Crie as oportunidades e as suas conquistas aparecerão. O amor-próprio nos faz sermos capazes de ultrapassar qualquer limite e ganhar melhores histórias. Dê o primeiro passo para fora da zona de conforto, não vai se arrepender e vai agradecer a si mesmo pelo resto da vida. Seja você a fazer seus limites. Seja você a conquistar seus tesouros. Quando a noite parecer ser muito longa, tenha fé em finais felizes, pois eles existem, basta acreditar.
Diziam que a velha casa não tinha nada de mais.
Tinha sim, em cada canto esquecido tinha história.
História de amor, história de dor, alegria e medo.
E vai saber quantas outras histórias cabiam apertadas aos cantos da velha casa...
Legado
Deixe marcas, a sua história não deixa de existir porque você se foi, ela se perpetua para aqueles que ficam. Todos nós vamos em algum momento e os que virão um dia também irão, mas a sua marca, o seu registro, as tuas letras e os seus gestos podem viver e viver mesmo após a sua partida.
Somos o que somos, pequenas faíscas esperando brilhar, simplesmente porque existimos,
Simplesmente porque somos reais e podemos fazer acontecer o que pensamos, tornar visto e sentido o que não existe aos outros , pois o que guardamos devemos compartilhar no calor de nossa luz, O que trazemos devemos doar para que ao apagar-nos não levemos apenas consigo, a obra, a poesia, a sabedoria.
Então compartilhe, deixe um pouco de si neste mundo, são as marcas que o tempo e o vento apagarão, mas levará para lugares antes não alcançados.
Somos mortais, mas únicos. Valorize a sua existência, plante a sua semente, que um dia germinará.
A medalha de uma conquista enferruja se perde com o passar do tempo, mas a história de como você a conseguiu será lembrada para sempre.
A história nunca é a mesma. Algumas, bem floreadas, são as que reinam nos jardins. Mas, passado o tempo, suas folhas são cortadas e as partes secas caem espontaneamente. É o destino e fim da história. Existem muitas histórias que não estão, mas que deveriam estar orvalhadas de grandeza; sempre em capa de revistas.Sem perceber que o cartaz, tal como o tempo, é fugaz. E na perda da velocidade, vai sozinha com a saudade para as lembranças. Pode assim, ao peso da dor, o escritor compor textos de alegria? Pode outro festejando o amor escrever em versos a dor e a nostalgia? A história do escritor sempre vai existir. Mesmo aquelas dos escritores mestres do fingir. Eles sim, talvez... Eles que, ao peso de uma dor pungente e triste, ainda fazem o leitor rir. Seriam capazes de tanta falsidade ao dizer em palavras o que não estão sentindo? Como abandonar inspiração e narrar falsa sensação embora ciente de que está mentindo? Vejo sempre nelas, até nas não tão belas, algo agradável. Seja o tom, a expressão, a inteligência, a afabilidade, enfim, a simpatia e admirável atitude que demonstram em relação à sinceridade assumida, naturalmente, por meio dos sentimentos. Mas vou selecionar as salvadoras e que me fazem voltar o verde à natureza. As histórias de águas redentoras e que trarão mais fartura e riqueza. Vou procurar as histórias criadas por irrigações celestes, mas que na terra investiram suas vidas em prol do escritor. Histórias que lembram a fome no Nordeste e a falta de água no sertão agreste. Histórias de um povo que sofre há varias gerações. Histórias de um povo que se tornou presa fácil daqueles que iludem com a prometida solução do açude.
O tempo pede para o Senhor do tempo dar um tempo. O aviso vem pelo vento que faz história a cada momento, libertando memórias aprisionadas em seu próprio confinamento.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp