Em uma fazenda, existia uma galinha muito trabalhadora que tinha as penas na cor vermelha. Por isso, ela era chamada de galinha ruiva.

Um dia ela viu que o milho estava maduro, pronto para ser colhido e virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a ideia de fazer um delicioso bolo de milho. Ela tinha certeza de que todos os animais da fazenda iriam gostar.

No entanto, era muito trabalho para apenas um animal realizar. A galinha ruiva precisava de ajudar para colher, moer e preparar todo o milho necessário para o bolo.

A galinha decidiu então pedir ajuda aos outros animais da fazenda:

- Quem pode me ajudar a preparar um delicioso bolo para a festa de hoje?

- Eu é que não, disse o gato. Estou com muito sono.

- Eu é que não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.

- Eu é que não, disse o porco. Acabei de almoçar.

- Eu é que não, disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.

Todo mundo disse não para a galinha ruiva. Ela ficou muito triste, mas decidiu realizar a tarefa sozinha. Ela colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno.

Quando o bolo ficou pronto, o cheirinho bom fez com que todos os animais se aproximassem. Estavam todos com água na boca só pelo cheiro do bolo. Então a galinha ruiva disse:

- Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho e me ajudar a fazer o bolo?
Todos ficaram calados, pois nenhum animal tinha ajudado a galinha.

- Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar a descansar.

E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foram convidados.

Explicação e moral da história

Na história da galinha ruiva, aprendemos a importância de ajudar os amigos e a família quando eles te pedem auxílio. Fazer um bolo de milho para os animais da fazenda era uma tarefa muito difícil para a galinha realizar sozinha. Ela pediu ajuda aos outros animais, mas todos eles disseram que não.

Apesar do grande trabalho, a galinha acabou fazendo tudo sozinha e quando finalmente o bolo estava pronto, os animais que negaram ajuda ainda quiseram um pedaço do bolo.

A galinha ruiva, muito chateada, disse que iria partilhar o bolo apenas com os seus pintinhos, fazendo com que os outros animais da fazenda refletissem sobre suas atitudes. Não custava nada todos terem ajudado a galinha. Ela teria terminado o bolo mais rápido e todos teriam aproveitado a festa juntos.

Veja também: