Habito da Leitura

Cerca de 40270 frases e pensamentos: Habito da Leitura

O amor pelo livro nos refina e nos liberta de muitas servidões.

Antonio Cândido
Glass, Verena. Antonio Candido inaugura biblioteca do MST e fala da força da instrução. Portal Carta Maior, 8 ago. 2006.
...Mais

Os livros são as suas naves,
Desbravadores leitores, seres insaciáveis,
Viajantes que trafegam
entre universos alternativos.
Quando suas próprias realidades
os deixam fadigados ou aflitos, dispostos ou entediados,
cada um na sua necessidade de usufruir um pouco de liberdade.
Um bom motivo para sair à procura
de uma aventura, à segurança de um abrigo,
ou um amor de verdade.
Um suspense temido, enfim, quem sabe? O que for preciso.
Poder viajar é libertador,
ser feliz com vontade
sendo um caro leitor.

Livros nos livram / Livros nos velam / Livros nos levam além.

Inserida por ElcioFonseca

QUEM TEM O HÁBITO DA LEITURA JAMAIS ESTARÁ SOZINHO...

mel - ((*_*))

Quando o dever de ler acaba e, mesmo assim, o hábito da leitura segue, você acaba de descobrir o prazer de ler.

“O hábito da leitura nos torna emocionalmente mais independentes.”

O hábito da leitura deve ser criado desde da fase infantil e cultivado para o resto da vida. Bons escritores são o resultado de bons leitores.

Quem tem o hábito da leitura, nunca será massa de manobra!!!

Torna-se imprescindível criar o hábito da leitura, uma vez que esta, hoje, pode ser vista como artigo de primeira necessidade, todavia, é mister que cada indivíduo desperte dentro de si o interesse em autoinstruir-se, para descobrir a força da palavra.

Para se formar uma massa crítica, é necessário que o hábito da leitura se forme desde tenra infância; que os alfabetizadores transmitam o prazer de ter um livro em nossas mãos, manuseá-lo, sentir o cheiro do papel, extasiar-se com as cores das gravuras, deleitar-se com as letras que formam uma a uma o conteúdo, e nos remete ao imaginário.

A leitura é um hábito que poucos tem; mas os poucos sabem o valor que tem.

"A leitura é o silêncio que ensina, o hábito que transforma, e a ponte invisível entre o que somos e o que podemos ser. Quem lê com o coração, escreve páginas da vida com sabedoria, liberdade e propósito."


Roberto Ikeda

Acompanhados do hábito ⁠da leitura e da escrita somos privilegiados no presente com as utilidades itinerantes do passado e também com a oportunidade de lapidação e concretização de melhorias para o futuro.

Cuidado!
O hábito da leitura pode iluminar o breu da sua ignorância.

A visão intelectual cresce com a leitura e definha quando o hábito de ler é negligenciado.

O hábito da leitura pode salvar
o rumo da educação do país,
e de quebra fazer muita gente feliz.

Só vejo um jeito do brasileiro tomar gosto pelo hábito de ler: proíbam a leitura.

Inserida por Sheldonian

O AMOR É PARA OS FORTES
No hábito da leitura, dos mais diversos gêneros, me deparei um livro cujo título me deixou instigada: “O amor é para os fortes”, de Marcelo César, excelente obra, por sinal. Se o amor é para fortes, presume-se que não é fácil amar. Afinal o que é o amor? Há várias formas de amor: paternal, fraternal, carnal, interpessoal, etc. E para mim a melhor e aplicada á todas as formas é o amor incondicional, aquele que não impõe condições para se amar. É amar sem pré-requisitos, pelo simples fato do amor existir, sem exigir nada em troca.
Amar o “belo” é fácil, em todos seus adjetivos. É fácil amar o que tem forma ou aparência agradável, perfeita, harmoniosa. Que desperta sentimentos de admiração, de grandeza, de nobreza, de prazer, de perfeição. Não há quem não ame um jovem de aparência privilegiada, saudável, inteligente, estudioso e bem sucedido profissionalmente, não é? É o orgulho de toda a família, o marido cobiçado, o profissional promissor, o amigo para todas as “paradas”, etc. Á esse é fácil amar, em todas as suas formas.
Difícil é amar o “feio”. Os que têm aparência desagradável, desproporcionado, disforme. Rapazes têm uma leve tendência a desprezar as meninas que não foram contempladas com uma beleza física considerada “ideal” ou de acordo com padrões sociais e vice-versa. Os que têm desvios de comportamento, imoral, indecoroso, torpe. Quem em são consciência quer amizade ou namorar com um delinquente, viciado em drogas, alcoolista? Quantos casamentos não são desfeitos pelo fato das esposas não suportarem maridos alcoolistas, jogadores compulsivos, etc. Os que são desprovidos de boa saúde, portadores de deficiências físicas e mentais, etc. Já viu um cadeirante, um portador de Síndrome de Down rodeado de colegas? E os com dificuldades de aprendizado, considerado “burros”, são os últimos a se integrarem aos grupos nos trabalhos escolares. Que tipo de amor é dedicado aos “feios”? Quem seria forte suficiente para amá-los? Aos “feios” é consagrado o melhor dos amores: o incondicional. E poucos são os que o dedicam.
Exemplos de amor verdadeiro e incondicional são o dos pais de portadores de deficiências físicas e mentais, aceitam a condição dos filhos e cuidam com total carinho e dedicação. Pais de delinquentes, viciados, que apesar de todo o desgosto causado pelo filho não os rejeita, cuida, orienta, muitas das vezes em vão. O amor incondicional de um casal, onde muitas das vezes o marido é alcoolista, drogado, jogadores compulsivos; ou desprovido de condições financeiras, desempregado e mesmo assim a esposa se mantém companheira, cuidando, ajudando-o; situações em que um é acometido por doenças ficando debilitado, dependente, e o outro se dedica aos seus cuidados.
Sim o amor é para os fortes. Somente os fortes tem a magnanimidade de amar o “feio”. Somente os fortes são providos de amor incondicional, verdadeiro, em todas as suas formas.

Inserida por simonecaixeta

“O hábito da leitura leva o indivíduo a ser capaz de perceber os sentimentos e as intenções; de identificar a realidade e, finalmente, de mudar para melhor o meio em que vive.”

Inserida por regina_prieto_1

A leitura não é simplesmente um hábito, é um dom de Deus, que apenas será fecunda em nosso âmago, quando nossa oração estiver unida a mesma.

Inserida por OtavioSeminarista