Frases sobre literatura que demonstram o poder das histórias

Toda a boa literatura nos transforma em homens e mulheres de outras culturas, de outros países, de diferentes religiões, diferentes tempos e nos faz sentir em casa em lugares muito distantes. É esse o milagre e a magia da literatura.

Não me preocupo muito em ter ou não uma posição como artista. Literatura para mim não é mercado. É a minha festa, é onde eu me realizo. Digo sempre: arte é missão, vocação e festa. Não me venham com essa história de mercado.

A literatura é a minha defesa contra o mundo.

Trocadilhos são a forma mais elevada da literatura.

"Em resumo, ele é inovador. Ele é o indivíduo que exercita o que na literatura da administração é chamado de: liderança ..., mesmo não estando presente, ele é percebido como se estivesse."

A minha literatura não é pra massa nem pra elite, mas sim pra quem a sentir. Não é pra pobre nem pra rico, mas sim pra quem sabe o valor do ser humano. Enfim: minha literatura é sua, pois só foi feita por você.

E quando se trata de literatura, nem todos os brasileiros valorizam a literatura do seu próprio país.

"Diz-se que a literatura existe para purificar - sublimar - o inferno real. Ficções seriam sonhos benignos, com que nos distraimos dos horrores dos dias. "

Falar de literatura é correr o risco de cometer erros. Não é necessário ser um especialista, tem de sempre buscar o conhecimento, lendo, descobrindo e sempre aprendendo.

Nas listas de grandes livros da literatura mundial, raramente encontramos livros da autoria de escritores brasileiros.

Não há fundamento mais seguro para uma amizade bonita do que um gosto mútuo pela literatura.

Jornalismo e literatura são irmãos gêmeos que nasceram muito diferentes e que hoje são mais parecidos do que nunca.

Somos todos fragmentos e obras de história, literatura e direito internacional. (...) E quando nos perguntarem o que estamos fazendo, poderemos dizer: estamos nos lembrando.

Fahrenheit 451
BRADBURY, Ray. Fahrenheit 451. São Paulo: Globo, 2012.

⁠A literatura apela aos nossos medos, aos nossos problemas, à nossa dor.

Mesmo na literatura e na arte, nenhum homem que se importa com a originalidade vai ser original: quando você simplesmente tenta dizer a verdade (sem se importar quantas vezes tem sido dita antes), você vai, nove em cada dez vezes, tornar-se original sem nunca ter notado.

⁠Se não existisse a discórdia e a traição, não existiria literatura.

Escritores não são exatamente pessoas. Se forem bons, eles são um monte de pessoas tentando se transformar em uma pessoa só.

Os livros são para pessoas que desejam estar em outro lugar.

Quando a gente quer olhar tudo, acaba descobrindo o que há de feio no mundo.