Frases sobre literatura que demonstram o poder das histórias

A política é uma pedra atada ao pescoço da literatura, e que em menos de seis meses a submerge. A política, no meio dos interesses da imaginação, é um tiro no meio de um concerto.

A medicina é minha fiel esposa e a literatura é minha amante; quando me canso de uma, passo a noite com a outra.

Sem a literatura, a vida é um inferno.

Só os mais fracos de espírito se recusam a ser influenciados pela literatura e a poesia.

Uma literatura que não respire o ar da sociedade que lhe é contemporânea, que não ouse comunicar à sociedade os seus próprios sofrimentos e as suas próprias aspirações, que não seja capaz de perceber a tempo os perigos morais e sociais que lhe dizem respeito, não merece o nome de literatura: quando muito pode aspirar a ser cosmética.

As bibliotecas estavam cheias de ideias, talvez a mais perigosa e poderosa de todas as armas.

Se eu leio um livro e ele torna o meu corpo tão frio que fogo nenhum poderia esquentá-lo, sei que isso é poesia.

Se eu não posso provocar compaixão e amor, então, eu vou provocar o terror.

Talvez um dia eu vá rastejar de volta para casa, exausta, derrotada. Mas não enquanto eu puder criar histórias a partir do meu desgosto, beleza a partir da tristeza.

Para escrever sobre a vida primeiro você deve vivê-la.

Não há nada na escrita. Tudo que você precisa fazer é sentar-se diante da máquina de escrever e sangrar.

Os livros são grandes presentes porque eles têm mundos inteiros dentro deles. E é muito mais barato comprar um livro para alguém do que comprar o mundo inteiro.

Você não tem que queimar livros para destruir uma cultura. Apenas levar as pessoas a parar de lê-los.

Declaro que, sem dúvida, não há prazer como a leitura! Como nos cansa depressa qualquer outra coisa que não seja um livro! Quando eu tiver minha própria casa, ficarei desolada se não tiver uma excelente biblioteca.

Jane Austen
Orgulho e preconceito (1813).

Os verdadeiros suicidas da intelectualidade não são os que desprezam com cinismo a literatura (e caminham em passos largos pra o abismo da ignorância), e sim aqueles que mesmo, tendo uma vida devotada aos livros, revistas e jornais; têm preguiça de pensar.

A diferença entre jornais escritos e literatura, é como a diferença entre uma fotografia em preto e branco, e a mesma, colorida.

A literatura é uma saúde.

A literatura é sempre uma expedição à verdade.

A literatura é essencialmente solidão. Escreve-se em solidão, lê-se em solidão e, apesar de tudo, o ato de leitura permite uma comunicação entre dois seres humanos.