Frases sobre cidadania para ampliar sua visão sobre direitos e deveres
Há instituições que modelam nossa personalidade para o exercício da cidadania, com disciplina e hierarquia, uma espécie de processo de modelagem para a convivência social.
A dignidade atribuída ao trabalho refere-se ao exercício de cidadania e não à necessidade de subsistência.
Cuidar de um pai ou de uma mãe na velhice (na VelhIcE) é uma questão de cidadania, é obrigação, não uma opção.
O poder dos burocratas é muito grande sendo sem duvidas a antítese da nossa cidadania. Se formos mais severos com a classe política e a burocracia que ela representa, diminuímos sua força e influência e podemos sair de um Estado clientelista para um Estado pragmático.
Um povo sem estudo pode eleger políticos corruptos por falta de ética, de cidadania e de responsabilidade, que levam a escolhas baseadas em interesses pessoais e imediatos, sem considerar as consequências para o bem comum.
O maior legado que podemos deixar para as gerações futuras é o exemplo de uma cidadania comprometida, que valoriza o bem comum acima dos interesses pessoais.
28/05/2024
"Como primeira observação, lembremos que a cidadania se dá segundo diversos níveis. Sobretudo neste país, todos não são igualmente cidadãos, havendo os que nem são cidadãos e havendo os que não querem ser cidadãos, aqueles que buscam privilégios e não direitos."
O povo quer trabalho e dinheiro pra poder exercer sua cidadania. Pagar os boletos, fazer a feira, criar os filhos e ir à praia de vez em quando. Pautas que garantem direitos especiais e criam ressentimentos travestidos de reparos históricos só interessam aos que podem lucrar com isso.
A cidadania só se constrói com o reconhecimento e o respeito pelas diversas expressões culturais e formas de viver.
A cidadania não consiste no ganho e vantagens próprias, isso é egoísmo; se trata de diferenciar o neoliberalismo da social-democracia que nada mais é que o sacrifício por um bem comum. Digo isso a todos; independentemente da sua classe social.
O patriotismo é um dos estágios mais baixos da cidadania, assim como a religiosidade é um dos estágios mais baixos da inteligência.
A República Federativa do Brasil tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
Fonte: Constituição Federal de 1988.
