Filósofos na Educação Física
As vezes pensamos que somos filósofos, pensadores e até mesmo inventores, mas a simples filosofia nasce quando percebemos que nosso pensamento pode alcançar coisas que nossos olhos não podem.
Sim se criam filósofos abrindo mente, sim se criam filósofos a partir da leitura, assim como se aprende a andar, raciocinar é uma questão de interesse.
“Os antigos filósofos pensavam muito mais que liam. A invenção da imprensa modificou as coisas. Lê-se mais do que pensa”.
(Em "Pensamentos que penso quando não estou pensando" Página 46 - 3a edição - Papirus – 2012)
Todos são filósofos, o problema não é a filosofia, mas sim alguns filósofos. Tudo na vida é um processo de consciência. Pois, o mais simples pensar é uma manifestação de uma atividade filosofal-ebenézer do olhar diante da sua concepção do mundo.
Uma realidade que sempre chamou a atenção dos filósofos e cientistas é a capacidade de atração que existe em nosso mundo. Antes do período clássico grego já havia essa constatação.
Atração que não esmaga, mas gera harmonia. Atração que não prende, mas deixa livre. Atração que não aniquila, mas gera personalidade.
Que me perdoe os filósofos, os estudiosos e os dicionários, mas pra mim amar é sair da minha zona de conforto, é escrever um novo paragrafo toda vez que existir um ponto final, é tentar fazer com que dê certo ate quando não se puder mais .. é rir o riso do outro e chorar junto, é compartilhar a dor e as alegrias, é fazer dois virar um, por mais irracional que isso pareça .. é aprender a ouvir, a falar e a calar quando necessário, é saber dar a vez .. é entender que não existe eu, e sim, nos, é se esforçar, se adaptar ao outro .. é fazer do outro o seu lar e deixar que ele faça de você o dele também ..'
Os filósofos afirmaram que não existem verdades absolutas
E os jovens de hoje agem como se não houvesse amores eternos;
Literariamente falando, acredito que vou acabar igual aqueles filósofos escritores metidos a cristãos com um "Q" de romantismo barato, jogado em alguns dos bares do exterior tomando algumas doses de tequila e whisky.
Há incertezas em tudo, os filósofos dizem: "Não existe verdade absoluta", porém existe, a sua beleza, é a única verdade que sei.
Os grandes filósofos, se baseavam na
tese de outras grandes personalidades
para escrever seus pensamentos, acredito
que é hipocrisia dizer que você criou algo sem ao menos ter lido sobre outro poeta.
A leitura te estimula a ter novos pensamentos
mais compartilhar alguns pensamentos que já foram escritos e reescreve- los com suas palavras, nunca foi copiar e sim mante- los sempre na memória.....
Os grandes filósofos já diziam, que só se vale a pena morrer por alguma coisa que seja útil.
Metaforicamente falando o amor mata aos pouquinhos, sentimento confuso que te suga até a última força, não chega a matar por fim, mais se continuar assim com certeza vai me colocar na lona, este malvado amor que me "desmorona".
De fato, nós, filósofos e ‘espíritos livres’, ante a notícia de que ‘o Velho Deus morreu” nos sentimos como iluminados por uma nova aurora; nosso coração transborda de gratidão, espanto, pressentimento, expectativa – enfim o horizonte nos aparece novamente livre, embora não esteja limpo, enfim os nossos barcos podem novamente zarpar ao encontro de todo perigo, novamente é permitida toda a ousadia de quem busca o conhecimento, o mar, o nosso mar, está novamente aberto, e provavelmente nunca houve tanto ‘mar aberto’“ – Nietzsche, Gaia Ciência, §343
Os filósofos existem por um só motivo: a hipótese de um discurso coletivo e uniformemente repetível alcançar a verdade das situações humanas reais e concretas é praticamente nula. Só a consciência individual tem mobilidade e autocontrole crítico para isso. Mesmo a Palavra de Deus, se repetida com automatismo e não reavivada em cada consciência -- com todo o risco que isto envolve --, perde significado ou se perverte no seu oposto. As almas covardes têm medo da solidão cognitiva e buscam apoio num consenso grupal ou coletivo. Essa segurança NÃO EXISTE. Ela é "o mundo", no sentido bíblico: um dos inimigos da alma. O dever de conhecer é individual e intransferível. Toda a nossa civilização começa no alto da Cruz, onde a Verdade, encarnada num só, era achincalhada por todos e negada até pelo chefe dos seus apóstolos. Não há Imitação de Cristo onde não se aceita a carga da verdade solitária.
Digam o que quiserem senhores filósofos, terapêutas e conhecedores da psiquê, mas tem horas em que só mesmo cafuné de mãe é o que serve para acalmar as coisas.
Te amo dona Dilamar.
Anaxímenes (585 - 524 a.C.)
Terceiro representante dos Filósofos de Mileto. Foi amigo e seguidor de Anaximandro e conhecia bem as teorias deste filósofo bem como as teorias de Tales, que acreditava que é a água o princípio de todas as coisas. Mas de onde vem à água? Anaxímenes pensava que a água é ar condensado e que o fogo é ar rarefeito e que o principal elemento que constitui as coisas é o ar ou o vapor e a eles as coisas voltam através de um movimento duplo onde o ar se condensa e depois se rarefaz.
O ar é infinito e se identifica também com a alma. Ele anima o corpo do homem e também todo o mundo. O Ar está em movimento eterno e possui vida. O mundo todo pode ser visto como um enorme animal que respira e a respiração é que lhe dá vida. E como a respiração é que lhe dá a vida, ela é a sua alma. É do ar que nascem todas as coisas presentes, todas as coisas do passado e as do futuro. Incluindo os deuses. É no ar que começa o movimento de todas as coisas.
Um dos exemplos que o filósofo encontra para sustentar suas teorias de rarefação e condensação é o de como o ar sai da nossa boca: se assoprarmos com os lábios mais apertados e com força o ar sai frio e se soltamos o ar com a boca bem aberta ele sai quente. O que muda portanto é a quantidade e a pressão que se imprime sobre o ar. Da mudança destas situações é que vão se originar todas as coisas.
Desta forma tudo o que existe são diferentes formas de ar que é o que forma tudo. O ar sob a influência do calor se expande aumentando seu volume e sob a influência do frio se contrai diminuindo seu volume. Tudo vai depender se é o calor ou o frio que vai predominar.
Essa teoria Anaxímenes provavelmente formulou após identificar o ar em movimento incessante. Percebeu também que a vida geralmente precisa do ar para se manter. Respirar é o que dá vida aos seres e dependemos da respiração por toda nossa vida. Ele percebeu ainda que no céu existem nuvens e que a matéria possui vários graus de solidez. O ar para ele é algo divino, ou mais, o ar é o próprio Deus.
Poucas notícias sobre a cosmologia de Anaxímenes chegaram até nós. Para ele a Terra, a Lua e o Sol, bem como todos os demais astros conhecidos na época, são planos e flutuam como se estivessem cavalgando sobre o ar. Todos os astros se movem ao redor da terra como se fosse um chapéu girando ao redor da nossa cabeça. A terra é feita de ar comprimido e o sol, a lua e os outros astros também se originam da terra.
Para ele o sol também é terra que se movimenta mais rápido e por isso gera o calor próprio daquele astro. Foi o primeiro pensador a chegar à conclusão de que a luz da Lua vem do Sol. A Terra foi a primeira a se formar e dela ergueram-se as estrelas. As estrelas são fogo rarefeito. A Terra é plana e flutua no Ar assim como o Sol que é largo como uma folha e se desloca também através do ar.
Anaxímenes acreditava ainda que as estrelas não produziam calor porque estavam bem mais distantes da terra do que o sol.
Consta que ele escreveu uma obra intitulada Sobre a Natureza que foi escrita em prosa. Estudou também meteorologia.
(A filosofia de Anaxímenes)
- Relacionados
- Frases de educação física que falam sobre a importância desta disciplina
- Educador físico: frases para celebrar e valorizar este profissional
- Frases de Filósofos
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
