Eu sei Dividir os Dons que Deus me Deu
"Você é uma peça valiosa do quebra-cabeça da humanidade, com habilidades e dons únicos que podem impulsionar o progresso e a harmonia. Acredite no seu valor e no poder transformador que você possui. Seja a mudança que deseja ver no mundo.
22/04/2024
[4] Existem tipos diferentes de dons espirituais, mas o mesmo Espírito é a fonte de todos eles.
[27] Juntos, todos vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte dele. 1Coríntios 12:4, 27 NVT
Reflexão
O importante, portanto, não é ser bom em tudo, mas usar aquela ou aquelas habilidades para a glória de Deus.
Uma pessoa que tem o privilégio de ter dons diferentes... não é bem vista em um círculo de pessoas que simplesmente tem dons parecidos e iguais...!
Sobre os dons Espirituais John Wesley afirmou:
“Talvez o perigo seja, considerá-las muito pouco, condená-los completamente; imaginar que não havia nada de Deus neles, e eram um obstáculo à sua obra… isso não deveria nos fazer negar ou subestimar a verdadeira obra do Espírito. A sombra não é a depreciação da substância nem a falsificação do diamante real”.
O envio Apostólico e a plenitude dos dons espirituais
Apóstolo significa "enviado". A palavra apóstolo vem da palavra grega apostolos que significa um delegado, um mensageiro, um embaixador do evangelho, oficialmente comissionado por Cristo com poder e autoridade.
A origem grega da palavra:
A estes enviados era dado poder e autoridade pelo rei para executar seus mandatos. Tudo que necessitavam lhes era concedido para serem bem sucedidos. Eram homens altamente inteligentes e talentosos, especialmente escolhidos para esta tarefa. Eram enviados a certos territórios para subjugar, conquistar, converter, instruir, treinar e estabelecer a cultura do império a que pertenciam nestes novos territórios
Plenitude dos dons espirituais:
- Fé
- Dons de ensino e pregação
- Dons do ministério
- Dons de curar
- Operação de maravilhas
- Discernimento de espíritos
- Dons de adoração
(Louvor e línguas)
- Interpretação de línguas
- Fruto do Espírito como Dom de Deus
Contra essas coisas não há lei
(Gl 5:23).
Os dons e os ministérios, vêm do Espírito Santo (Dons) e de Jesus Cristo (Ministérios) para edificar a igreja de Cristo e nunca para a glória do crente. Tudo o que o crente é, o é dado por Deus (a salvação e tudo o resto) é sempre e deve ser para a glória de Deus.
Há dons que não se explicam: brilham no olhar, impõem respeito no silêncio, e erguem reinos com a força da palavra.
O poder mais eficaz na vida de um cristão não é poder dos dons milagrosos ou sobrenaturais, mas o poder da piedade, que se revela em devoção, amor, arrependimento, contrição, quebrantamento, novidade de vida, pureza e sede de Deus.
"Por anos acreditei em crendices de dons, até me certificar que essência é tudo aquilo surgido como objetivo alcançável ou não, executável ou não pelo subjetivismo após sua existência."
Não acredite na sorte, dons e principalmente em coisas medíocres. Somos bons em tudo que realmente desejamos, desde que o esforço, a perseverança e, principalmente a esperança prevaleça em nossas ações.
Sobre os dons
Todo mundo tem o seu
Um completando o outro
Cada um cuidando do seu
Não há espaço para inveja
Se com seu dom sabe lidar
Basta que você descubra
Onde o seu pode atuar .
Assim Deus os distribuiu
Para cada um de seus filhos
Um tanto certo de talento
Para que houvesse partilha
Companheirismo e amor
Porque onde falta força
Outro completa com amor.
Todos com grande valor
Basta saber qual é o seu
Ser consciente é tudo
Na partilha com os seus
Se houver insegurança
Por parte de qualquer um
Acredite, há esperança.
Seguimos neste mundo
Cada um com seu valor
Podendo todos contribuir
Com alegria e muito amor
Pra isso, recebeste um dom
Então seja feliz, e agradeça
Usando bem, o seu dom.
“Os dons do Espírito Santo, dádiva do SENHOR, são para nosso usofruto em favor dos nossos próximos, e são reservados àqueles que O amam e têm como hábito, obedecê-Lo.”
Ney Paula B.
Não deixem que o desprezo e a rejeição de algumas pessoas, apaguem o brilho das suas virtudes e dons que Deus deu gratuitamente a vocês, e por os amarem de uma tal maneira.
Você possui os mais belos talentos e os mais extraordinários dons? Muito bem! Mas não se esqueça que a mais clara prova da genuinidade e da veracidade do novo nascimento continua sendo a pureza de vida.
Numa certa feita, uma multidão de incrédulos duvidou dos incríveis Dons que o Grande Nume Universal, confiara a LUCIUS. Porque zombavam da forma "simples" dele viver. Então LUCIUS os reuniu ao redor de uma pequena montanha, e disse-lhes que lhes daria um poderoso sinal, do que pairava sobre seu espírito Místico. LUCIUS ergueu então suas mãos para os Céus, pronunciou e fez alguns sinais místicos, e, de repente, começou a se formar uma densa nuvem no Céu límpido, e choveu granizo. Mas não era granizo de gelo. Era simplesmente granizo de DIAMANTES. O solo ficara repleto da mais brilhante e valiosa pedra do mais puro quilate!!!
Um alvoroço se fez. Gritarias de delírios! Não havia nenhuma viva Alma, ali, que presenciara tal fenômeno, que não se impressionasse. E foram todos, unanimemente, em direção das preciosas pedras, a fim de se apoderarem delas e ficarem ricos. Porém, quando tocaram nelas, imediatamente elas viraram saraiva de puro gelo. LUCIUS ao contemplar sua frustração, encheu-se de orgulho e satisfação, virou as costas para o populacho e se limitou apenas a dizer o seguinte: - "a vocês foi dado tão somente contemplarem essa maravilha. Mas por causa de vossa incredulidade e zombaria, bem como blasfêmia dos Mistérios SAGRADOS, jamais a fazerem parte dela. Pois ela é reservada apenas àquele que CRÊ".
Calvinismo e os Dons de Cura
Calvinistas como todos sabem são cessacionistas (um nome chique para incredulidade), pois não crêem na contemporaneidade dos dons.
Algum tempo atrás, um dos gurus do calvinismo aqui no Brasil, Augusto Nicodemus, com ares de zombaria, indagou o porquê os irmãos e irmãs que advogam ter o dom de cura, na época da pandemia não foram aos hospitais curar os infectados. Essa indagação é no mínimo patética e ridícula! Mas vindo de onde vem não me causa surpresa.
Mas, para que o renomado guru da calvinolândia não fique sem uma resposta bíblica ao seu argumento falacioso, digo, o fato de alguém ter o dom da cura concedido pelo Espírito Santo, não significa que este possa usá-lo quando quiser.
Talvez o renomado guru da calvinolândia não tenha lido que o Apóstolo Paulo, mesmo tendo sido usado para curar diversas pessoas em seu ministério (At 14.3; 14.8-10; 16.16-18; 19.11-12; 20.9-10; 28.3-9) não curou Trófimo (2° Tm 4.20), não curou Timóteo (1° Tm 5.23) e inúmeras outras pessoas.
O que o renomado guru da calvinolândia finge não saber é que, o Espírito Santo é Soberano (algo que eles falam tanto) e opera quando quiser.
Escutemos o Apóstolo Paulo na primeira carta aos Coríntios no capítulo 12.11: Mas um só é o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Para terminar, o renomado guru da calvinolândia deveria saber que é o Espírito Santo que usa o crente e não o crente que usa o Espírito Santo!
Pense nisso e cuidado com os falsos mestres!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
