Ética
O espaço do casulo é muito reduzido para abrigar homens sérios. Valores e princípios éticos são inegociáveis; essas afirmações não podem ficar tão somente rascunhadas num pedaço de papel ou num traçado de enunciado ou mesmo numa carta de intenções. O fator real do poder não pode suplantar a força normativa do caráter.
Os verdadeiros valores éticos e morais de uma pessoa ou organização se manifestam mais claramente em tempos de crise, revelando sua integridade e autenticidade sob pressão.
"Quando a opinião das massas sobre questões éticas é levada a sério, é sinal de que a sabedoria está socialmente morta".
Numa conversa difícil é preciso explanar o problema e, não ferindo a ética e não cometendo crime, descobrir o que pode ser feito para algo funcionar direito.
A ética e os valores morais é o princípio para a construção da civilidade humana. Por essa razão, o Brasil ainda vive esse caos na infraestrutura social.
"A ética e a moralidade são os alicerces invisíveis que sustentam uma sociedade justa e harmoniosa, guiando nossas ações para o bem coletivo e inspirando um futuro onde a integridade e o respeito prevaleçam.
31/05/2024
Não me convive para compor esse sistema corroído; meu grito é pela ética; minha voz é pela honradez; minha conduta é moldada na honestidade; esse modelo podre não coaduna com a minha razão de ser; tenho ojeriza pela podridão desse sistema falido e associativo para o desvio de condutas.
"A interdisciplinaridade nos ensina que a culpa e o perdão são entrelaçados, entre ética, religião e sociologia, elas moldam nossa existência."
"Seguir o caminho da escusa é resistir à lógica do cancelamento, optando por uma ética de acolhimento."
Grande parte das pessoas que criticam ou reclamam das tendências para ética e moral atuais o faz por puro saudosismo ou por não conseguir se habituar com facilidade a mudanças.
A ética se expandiu das relações humanas para a inteligência artificial, sustentabilidade e o futuro do planeta.
Busquemos a honestidade
A Ética e a moral
A beleza da vida
E a harmonia.
Para vivermos em paz
E dormirmos, tranquilos
A verdadeira amizade
No bem viver
Evolui com a sinceridade
Do coração
Quando a humanidade esquece a ética em sua corrida pela tecnologia, até o que é novo se torna obsoleto.
A magnitude do ser humano, em seus valores emocionais e éticos, é destacado pelo empenho de quando este – destituído de apoio externo – aceita as verdades calcinantes de sua mente e, não somente nesta máxima, age para solucioná-las, mesmo que signifique renunciar seus caprichos agradáveis do ser. Quando alcançado, eleva, portanto, seu intelecto – desenvolvendo sua sabedoria, que deforma os vetores de valores que contrapõem a ideia de incitar carne e sangue do seu esquecido e insignificante cadáver.
Na intricada dança do conhecimento humano, a ética ergue-se como um farol transcendente, iluminando o caminho e delineando a fronteira que nos separa dos instintos primitivos — as sombras animalescas que rondam os limites da consciência.
Posso te ensinar a andar, mas não posso andar com a suas pernas, posso te ensinar sobre a ética, entretanto não posso escolher o seu próprio caminho, apesar disso lhe tratarei com carinho. Enquanto este corpo possuir vitalidade, estarei eu presente em ensinamentos, por toda a eternidade. Mesmo que pra ver você sorrir, a vida me traga a dor, que assim seja, este é, o meu mais sincero... Amor.
