Ética
Citações de Solange Malosto
Valores morais e éticos
" Imprescindível, vital o engrandecimento do ser humano quando se tratando de alguém transparente, envolvente, inserido, adentrado ao nosso ser em seus valores morais e éticos."
Não basta ser inteligente, a criança precisa ter ética.” – Içami Tiba
A verdade é que nossos filhos podem estudar nas melhores escolas, terem tudo do bom e do melhor e muitas oportunidades de sucesso, mas ainda assim não irão muito longe se não forem pessoas éticas.
Parte fundamental da criação de um filho é ensiná-lo valores, pontuando desde cedo o que certo e o que é errado, plantando a semente da sabedoria em seu coração e ajudando-o a seguir o melhor caminho na vida.
Nesse sentido, damos muita importância ao tipo de educação que nossos filhos terão, muitas vezes gastamos o que não temos com boas escolas, esperançosos de que estimularão a inteligência e o pensamento crítico das nossas crianças, preparando-as para viver no mundo competitivo em que vivemos.
No entanto, muitas vezes desvalorizamos ensinamentos que devem ser aprendidos em casa, como respeito, tolerância, princípios e moral.
A verdade é que nossos filhos podem estudar nas melhores escolas, terem tudo do bom e do melhor e muitas oportunidades de sucesso, mas ainda assim não irão muito longe se não forem pessoas éticas.
A geração atual é sabotada de diversas maneiras. Em muitos casos, isso começa dentro de casa, e os pais não percebem.
O desejo de compensar a ausência, a falta de cuidado e de carinho com bens materiais ou mesmo com a permissividade desenfreada pode causar sérias consequências na vida dos filhos e, consequentemente, na vida da família de forma geral.
Não são poucas as famílias que procuram médicos para tratar condições como déficit de atenção nos filhos, acreditando que há algo de errado com eles, quando na verdade há problemas na forma com essas crianças são educadas. É claro que a grande maioria dos pais tenta fazer o seu melhor sempre, mas é preciso que haja uma reflexão sobre os valores que ensinados aos filhos.
Crianças precisam da presença dos pais, de sua sabedoria, orientação, amor e cuidado. Elas precisam de uma educação saudável, precisam saber como viver em um ambiente social, reconhecendo e respeitando as necessidades das pessoas ao seu redor e não passando por cima das outras pessoas para conseguirem ser atendidas.
Içami Tiba, psiquiatra e escritor abordou esse tema com muita sabedoria na seguinte frase:
“Muitos pais estão preocupados com o fato de seus filhos serem hiperativos, possuírem déficit de atenção, necessitando de um cuidado médico-psicológico especial. O que eu tenho observado é que a maioria dessas crianças são, na verdade, mal educadas, apesar de bem criadas. Criar uma criança é fácil, basta satisfazer-lhe as vontades. Educar é mais trabalhoso. Trata-se de prepará-la para viver saudavelmente em sociedade, o que significa que não basta ser inteligente, a criança precisa ter ética.”
Não é fácil educar um filho, descobrir quais são as escolhas certas e impedir que nossas crianças passem pelas dificuldades que passamos, mas ainda assim precisamos fazer um esforço para não nos perdermos no caminho.
O legado mais precioso que podemos transmitir aos nossos filhos é uma educação ética. Inteligência pode ser desenvolvida, sucesso pode ser alcançado, mas uma criação saudável nunca pode ser substituída. Tenha sempre isso em mente.
Grande parte do futuro de seu filho é determinada pela educação que ele recebe hoje. Seja consciente de seu papel e lembre-se sempre do que diz Içami Tiba: “Não basta ser inteligente, a criança precisa ter ética.”
Não consigo entender por mais que me esforce tanta falta de caráter, ética e respeito na atual POLÍTICA BRASILEIRA.
Gutemberg Landi
10.10.2019
Éticamente falando e, ou, escrevendo, papis, sou muito leal que a luz te visite, pois somos todos em igual.
A ética kantiana aplicada ao desgoverno na Prefeitura de Pirapora: "Tudo que não puder contar como fez, não faça! – Immanuel Kant
Toda forma de religião possui sua própria ética, e é fato que os princípios morais são importantes para uma filosofia de vida moralmente aceita.
Todavia, quanto aos princípios - estes são positivos, apenas quando são capazes de produzir uma ética humanista; por sua vez essa ética é capaz de desenvolver um espirito de cooperação entre os homens.
Contudo, toda metafisica é tribal. Mas não existe religião sem metafisica, assim, muitas vezes, todo seu trabalho para erguer colunas de sustentação de sua ética cai sobre terra, pois a metafisica exige alienação e crença no inexistente.Dessa forma todo principio ético-moral desmorona, e o homem culto não consegue resistir ao fato de que toda metafisica seja tribal.
Enquanto não fores verdadeiramente livre , não estarás sendo moral ou ético, serás apenas mais um prisioneiro da norma-ortodoxa imposta pela sociedade.
Como conviver com tanta hipocrisia? Como ser ético e honesto no meio de tantas mentiras e falsidades? Eis o grande desafio! Não perder a esperança no Ser Humano e Viver com Integridade.
Uma das maiores prioridades na política brasileira é fazer intercessão entre a ética política e a moral, aproximando-as ao máximo caminhando assim em direção a uma real e válida democracia.
Se deus não existir, a ética é apenas mais uma barragem sem muita importância criada para evitar as pessoas de fazerem o que elas realmente querem.
Sempre que ouço falar de qualquer desvio ético/moral, por parte dos mesmos; isto penso:
Os líderes das religiões…
Por tanto delas terem estudado;
Neles não se admite a mínima falha;
Tenhamos dos que em tais falham, cuidado;
Pois não há entre nós pior escumalha!
Escumalha, por saberem melhor;
Que qualquer um de nós, ‘que é pecar!...
Tanto ferindo O nosso Criador;
Sempre que do bem, tenham desviar.
Desviar, por terem tanta maldade;
Que a todos engana, a torto e a direito;
Sem escrúpulos, por em tais não terem!...
O que andaram a aprender, sem vontade;
Que nada mais foi que o terem respeito;
Por o pecado, tão bem; conhecerem!!!
Com profunda mágoa;
O escritor não precisa ser politicamente correto; tem que ser eticamente e humanamente correto, mas não precisa ser politicamente correto.
Aja sempre com honestidade e ética. Por mais difícil que seja a situação que você esteja passando, seja verdadeiro e integro.
VIVENDO CONTRA NÃO VIVER
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Observando a ética e preservando a lei, decidi bem cedo jamais deixar de fazer o que me desse desejo; por mais estranho, incomum ou descabido que fosse. Como apesar de tudo, nunca desejei algo sobre-humano ou que me custasse dinheiro, até hoje cumpri meu propósito. Fiz tudo aquilo que o coração, muitas o impulso me levou a fazer.
É desnecessário dizer que foram muitos os erros cometidos. E não há como ninguém ter se magoado em alguns momentos, às vezes muito, mas nunca deixei de puxar para mim as consequências dos meus atos inconsequentes. Fato é que nunca fui de não fazer o que arbitrei para minha vida ou pelo menos para muitas fases do existir.
Sempre foi latente a minha caça de liberdade. A questão de não permitir buracos no tempo. Não deixar para trás as vontades; os projetos. Não ter sonhos limitados ao sono; à sonolência gerada pela preguiça de ousar. Houve ocasiões em que foi rotina quebrar a cara; muitas vezes ainda quebro, mas não tentar seria quebrar o espírito.
É por isso que trago nas veias, nos olhos, nos traços do meu rosto e até no eventual silêncio, este grito estampado. Esta inquietação contra o deixa estar, a resignação e a obediência. Minha forma íntima de ser evoluiu para não aceitar uma fôrma de ser. Uma imposição externa para o meu comportamento pessoal; particular ou público.
Cresci sem grades. Com limites talvez, porque limites têm a ver com o próximo. Quando existem para preservar o próximo, alguns limites me detêm. Grades, não. Minha formação é livre; democrática; indignada com preconceitos, mordaças e temores. Para mim, é difícil viver nestes tempos reinaugurados em primeiro de janeiro de 2019.
