Espirita

Cerca de 184 frases e pensamentos: Espirita

O QUE É UM ESPÍRITA

Toda convicção regiliosa é importante, todavia, se buscamos a Doutrina Espírita, não podemos negar-lhe fidelidade.

Por inúmeras razões precisamos preservar a incoluminidade doutrinária. Até porque, ante as funções educativas das crenças religiosas, em geral, explica Emmanuel: só a Doutrina Espírita permite-nos o livre exame, com o sentimento livre de compressões dogmáticas,
para que a fé contemple a razão, face a face. Se as religiões "preparam" as almas para punições e recompensas no além-túmulo, só o conceitos kardecianos elucidam que todos colheremos conforme a plantação que tenhamos lançado à vida, sem qualquer privilégio na Justiça Divina.

A Doutrina codificada por Allan Kardec nos oferece a chave precisa para a verdadeira interpretação do Evangelho.

Por representar em si mesmo a liberdade e o entendimento. Há quem interprete seja a Terceira Revelação obrigada a miscigenar-se com todas as peripécias aventureiras e com todos os exotismos religiosos, sob pena de fugir aos impositivos da fraternidade que veicula. Mas temos que acautelar-nos sobre esse lisonjeiro ecletismo, buscando dignificar a Doutrina que nos consola e liberta, vigiando-lhe a pureza e a simplicidade para que não colaboremos, sub-repticiamente, nos vícios da ignorância e nos crimes do pensamento.

O legado da tolerância não se pode transfigurar na omissão da obrigatória advertência verbal ante às enxertias conceituais e práticas anômalas que alguns confrades intentam impor nas hostes do movimento doutrinário.

Inobstante repelir as atitudes extremas não devemos abrir mão da vigilância exigida pela pureza dos postulados espíritas e não hesitemos, quando a situação se impõe, no alerta sobre a fidelidade que devemos a Allan Kardec e a Jesus.

É importante não esquecermos que nas pequeninas concessões vamos descaracterizando o projeto da Terceira Revelação. É óbvio que a luta pela pureza e simplicidade doutrinária sem vivê-la é consolidar focos de perturbação, impondo normas para os outros, despreocupados da própria vigília.

Destarte, para evitarmos determinadas práticas perfeitamente dispensáveis em nome do Espiritismo, entendamos que prática de fidelidade aos preceitos kardecianos é processo de aprendizagem com responsabilidade nas bases da dignidade cristã, sem quaisquer laivos de fanatismo, tendente a impossibilitar discussão sadia em torno de questões controversas, porém não olvidemos que Espírita deve ser o nosso caráter, ainda mesmo nos sintamos em reajuste, depois da queda.

- Espírita deve ser a nossa conduta, ainda mesmo que estejamos em duras experiências.
- Espírita deve ser o nome do nosso nome, ainda mesmo respiremos em aflitivos combates conosco mesmo.
- Espírita deve ser o claro adjetivo de nossa instituição, ainda mesmo que, por isso, nos faltem as passageiras subvenções e honrarias terrestres.

E, ainda, Emmanuel admoesta:

Doutrina Espírita quer dizer Doutrina do Cristo.

E a Doutrina do Cristo é a doutrina do aperfeiçoamento moral em todos os mundos. Guarda-a, pois, na existência, como sendo a tua responsabilidade mais alta, porque dia virá em que serás naturalmente convidado a prestar-lhe contas.

Inserida por ParmAmyKarmA

Ser procurado por um ex é um caso sério de assombração melhor você procurar um centro espírita. Agora ter uma recaída e ir para cama com um ex, aí então é um caso sério de possessão, procure um exorcista.

Inserida por Marcellothadeu

Na visão espírita o ser humano precisa reencarnar várias vezes para evoluir. Ou será que o objetivo oculto da reencarnação é fazê-lo aprender que não se progride através da hipocrisia, um aprendizado que aparentemente não é mesmo muito fácil de ser absorvido, daí a necessidade de tantas vidas.

Inserida por Gracaleal

Para aqueles que procuram nas cartas de tarot, nas cartomantes, na adivinhação, nos centros espíritas, nos terreiros de umbanda entre outros tantos que preconizam milagres que nunca irão se cumprir, um conselho, façam assim:

1. Pense como está agindo dentro do seu relacionamento;

2- Dê mais do que acha que pode, ou pior, que deve receber;

3. Dê mais carinho e compreensão do que recebe;

4. Analise suas próprias faltas;

5. Analise como reage a cada situação;

6. Analise o que fala em cada situação;

7. Veja se retribui o carinho que recebe, mesmo nas pequenas coisas;

8. Analise como está sua vida sexual;

9. Analise seus traumas particulares vendo se eles não são um empecilho ao relacionamento;

10. Pense que se está falido tal relacionamento, qual a sua parcela de culpa?;

11. Pense se espera mais financeiramente do que aquilo que imaginou;

12. Não se chateie se não se lembraram do seu aniversário, da data que se conheceram, do mês de aniversário de casamento, namoro, entre outras tantas datas que muitos dão uma importância que não tem;

13. Pense em como se veste dentro de casa e como se veste ao sair pra rua. Quem merece a sua beleza? Quem está do seu lado, ou alguém estranho?

14. Saiba que dinheiro tem limite, não gaste além do que pode, nem exija que outros o façam por você:

15. Imagine que tratar quem supostamente ama, seria como tratar algum amigo ou até desconhecido com a mesma lisura e educação;

16. Não use roupas como se estivesse sozinho;

17. Mantenha-se limpo e cheiroso;

18. Trate com educação os parentes dele ou dela, mesmo que patifes: eles são parentes de quem supostamente ama;

19. Tenha um mínimo de imaginação na cama: não precisa ser um profissional, mas também não precisa ser uma múmia descoberta e rediviva;

20. Saiba educar seus filhos em conjunto: foram necessários um homem e uma mulher para concebê-los;

21. Não deixe parentes, amigos e afins acharem que sabem mais da sua vida amorosa que você;

22. Não se porte como vítima, nem como agressor;

23. Saiba que paixão pode durar um tempo, mas não serve para casamento. Amor serve.

A lista é longa e bem maior que isso, mas um conselho: se depois que fizer tudo isso e não der certo, tente de novo de outra forma.

Não deu certo?

Não vai ser com magia, feitiços, adivinhações, despacho na encruzilhada que isso irá se resolver, isso é certo.

Você pode achar que não tem saída, mas tem, ela está dentro de cada um, basta seguir. Ninguém vai resolver por você aquilo que somente vai se resolver se você quiser.

Inserida por swamipaatrashankara

Minha crítica ao espiritismo é que segundo a própria lógica espírita não faz sentido algum a alma mais evoluída ir para o céu ou algum lugar tão bom quanto. A alma mais evoluída deveria ir ajudar as pessoas no inferno e então sim teríamos lógica, ressalvada a possibilidade de o inferno ser na terra.

Inserida por DiogoNevesPinto

Sou espirita não apenas por acreditar em espíritos, mas também por acreditar que Deus é justo.

Inserida por Gabriel52

Dentro da visão espírita-cristã, céu, inferno e purgatório começam dentro de nós mesmos. A alegria do bem praticado é o alicerce do céu. A má intenção já é um piso para o purgatório e o mal devidamente efetuado, positivado, já é o remorso que é o princípio do inferno.

Inserida por LuizCarlosBraga

É esquisitice uma pessoa ser espirita e gostar de zumbis?

Inserida por AndressaFernandes

Ser espírita é acreditar e confiar em Deus, sem ter medo Dele

Inserida por mcpatinhas

"SER ESPÍRITO! SER ESPÍRITA.
Espírito:
Princípio imaterial animador ou vital, superior à matéria que dá Vida aos organismos físicos – parte imortal do Ser Humano – Sopro Vital de origem sobrenatural. As faculdades mentais do homem em contra posição à parte física, à carne.
Ser Espiritual; concernente ao espírito; próprio do espírito ou a ele pertencente, desprovida de corporeidades. Os Anjos e os Arcanjos são Seres Espirituais.

Espírita:
Pessoa partidária ou cultora do espiritismo; Doutrina Espírita; de cunho filosófico religioso relativo ao espiritismo; de aperfeiçoamento moral do homem através dos ensinamentos transmitidos por espíritos mais aprimorados de pessoas mortas que se comunicam com os vivos especialmente através dos médiuns.
Ser Espiritista: pessoa capaz de entrar em contato com os espíritos dos mortos, médiuns.

Inserida por UNINAMASTE

Na casa espírita, todos trabalham, todos têm o seu emprego, ninguém vive às custas dos seus membros e, tudo que é arrecadado, serve para a manutenção da casa espírita e para a prática da caridade.Ninguém enriquece às custas do Espiritismo

Inserida por adelmar

Sou espírita e como tal, temos como princípio básico respeitar a religião alheia.
Todas são boas e respeitáveis desde que os homens não as deturpem.
Como espírita, não pregamos religião, mas sim, religiosidade, o que significa ter amor ao próximo e prestar a caridade. O mais, é crendice e folclore. No entanto, em todas poderemos encontrar falhas HUMANAS. As Leis de Deus são imutáveis e os ensinamentos de Jesus são dificílimos de serem seguidos já que exigem muita renúncia e retidão de atitudes.
Ele não pregou religião. Foi um sábio e não deixou nada assinado. Talvez por isso cada um O interprete a seu bel prazer e conveniência.
Não importa a religião de cada um. O que importa é o que as pessoas fazem da religião. Mais vale um ateu caridoso do que um mau religioso.

Inserida por GlauciaSCosta

A unificação espírita não consiste somente na união de trabalhos materiais. Antes de qualquer esforço desse tipo, devemos lembrar que nossa principal tarefa está na união de sentimentos.
Nosso amor, fraternidade e respeito serão os alicerces para construir um movimento que reunirá nos mesmos laços toda a humanidade.

Inserida por cronowish

Acho que talvez tenha acontecido só comigo, pois quando comecei na frequentar uma casa espirita e naquele tempo era diferente de hoje, todas as pessoas se sentavam em volta de uma mesa e começavam a receber espíritos. Eu também, sentia uma força diferente e começava a falar. Quando terminava, ninguém se lembrava do que havia falado, somente eu. Com o tempo, fui me sentindo muito mal, pois achava que estava fazendo teatro e, por várias vezes me afastei. Mais tarde, fui para a Umbanda e o mesmo aconteceu. Ninguém se lembrava. apenas eu. Lá comecei a receber um caboclo. Eu ficava nada roda cantando e, quando a mãe de santo chamava por ele eu começava a dançar sem parar. Só que, naquele tempo, eu tinha um problema sério de torcicolo, q1ualquer movimento mais brusco com a cabeça fazia com que meu pescoço começasse a doer e não havia, remédio, massagem ou pomada que curasse. Isso durava por dias e até semanas. Por isso, tomava todo cuidado com o meu pescoço, balançava todo o corpo, mas sempre tomava cuidado com a minha cabeça. Depois de algum tempo, resolvi que não ia mais fazer aquilo, que eu estava fazendo teatro e que não era certo. Eu gostava das roupas, das musicas, mas não precisava mentir. Em um dia, resolvi que por mais que a mãe de santo chamasse, eu não ia dançar nem balançar o corpo. Ela se aproximou, chamou, chamou e eu firme. De repente, sem que eu conseguisse controlar, comecei a dançar e a minha cabeça a se mexer, violentamente, da frente para trás, de um lado para outro por mais que eu quisesse, não conseguia parar. Enquanto isso acontecia, a minha maior preocupação era com o meu pescoço. Eu só pensava: preciso parar se não o meu pescoço vai sair do lugar dos dois lados, mas não parrou. Quando eu já estava muito cansada, parou e eu estava com os dois lados do pescoço em frangalhos. Sai de lá andando dura sem conseguir mover a cabeça para lado nenhum. Na época eu tinha duas crianças pequenas e a minha preocupação só era de como eu poderia cuidar delas. No dia seguinte, om muito custo, consegui fazer o almoço e cuidar mais ou menos das crianças. Depois do almoço, coloquei as crianças para dormir e dormi também. Sonhei que era para eu pegar novalgina, que eu tinha em casa, e passar pelo pescoço. Acordei, fiz isso e nunca mais tive problema algum com torcicolo. Naquele dia, aprendi que, embora eu estivesse consciente, eu tinha sim, um guia e nuca mais duvidei. Fiquei na umbanda até que percebi que a mãe de santo explorava as pessoas. Sai. mas aprendi muito com os guias da Umbanda. Depois disso, voltei para o espiritismo e estou até hoje. Mesmo depois disso, nunca entendi muito bem o que acontecia com as pessoas que diziam ser inconscientes até que meu mentor escreveu a respeito do livre arbítrio. Escrevi tudo isso, para vc ver que eu não tenho só teoria, mas acho que vc não precisa se preocupar, pois, inconsciente ou consciente o importante é estarmos fazendo o bem para as pessoas que nos procuram. Desculpe se, de alguma forma eu o machuquei, essa não era a minha intenção.

Inserida por LuPAComunicacao

Espírito que baixa com frequência em sessão espírita dificilmente estará em alta no Além.

Inserida por SAINTCLAIRMELLO

A nossa missão não e divulgar a doutrina espirita,
mas e fazer você crer em jesus por meio da doutrina.

Inserida por Vicenteprofile2

De repente Espirita

Por ela aderi uma crença
que não é minha
Porém agora me cabe bem
Reencarnação para poder viver ao seu lado
Eu espero a outra vida
Porque é necessário
Na outra vida nos casaremos
Uma promessa arriscada
da boca pra fora,feita por ela
de coração pra dentro,ouvida por mim
Deus ouça minha preces
em todas as crenças

Inserida por Iaandra

Deus não criou o evangelho católico, protestante, espírita ou seja lá qual for a designação. Nós os criamos com nossas traduções e interpretações e, diga-se de passagem, no mais das vezes, de acordo com nossas próprias conveniências

Inserida por ARYCAMPOS

Paz Espiritual



Não sou cristão, não sou católico, não sou budista, não sou espírita... não acredito em uma divindade, como a maioria acredita...

Me perguntam se seu ateu, respondo que ateu não sou, busco conhecimento em meio a essa imensidão de possibilidades, me chamam de profano por sempre questionar o que sou

Sigo meus próprios valores, tenho minha própria ética, definido pela minha experiência de vida de fazer o bem, não importa a quem afeta...

Nessa vida já fui muito egoísta, podemos culpar o "carma" ? Eu culpo somente as minhas ações, guiadas pelo desejo machucando o psicológico de quem eu realmente amava

No ápice do meu individualismo, alimentado pelo meu egocentrismo, após minha redenção a consciência recobrava o sentimento básico anteriormente ativo...

Eu que me sentia vivo, ao colocar minha vida em risco
Por tentar saciar uma dor existente, presente aqui comigo
Aos poucos amadurecendo, entendi que colocava outros em perigo...

Hoje sinto que estou me encontrando, nessa fase de descobrimento
Posso saciar minha dor de um jeito menos violento

E torno a dizer que sempre haverá mudanças
Procuro agora aprender com os erros e ter menos insegurança...

Algumas cicatrizes vão restar na lembrança
Espero que um dia se apague...
Como um arco-íris que apaga o medo que trás a tempestade

Digo que estou buscando, a paz do meu espírito
A cada dia que passa, dou um passo para isso ser possível...

A aceitação do seu ser é o melhor presente que pode doar para si mesmo

Mas tudo bem, um dia ou outro ficar imoto
Ou até mesmo regredir
O fundamental é sempre tentar, cansar faz parte, e nunca... nunca mesmo desistir...

Inserida por victorquerino

Sou espírita.
Medo? Não!
Trago a coragem na alma
E fé no coração

Inserida por JorgeMaciel

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp