Corpo e mente: frases sobre a compreensão deste equilíbrio
A ilusão mais sutil não é a identificação com o corpo ou com a mente, mas a suposição de que há algo a ser transcendido. Essa ideia cria um movimento infinito de busca. Quando ela cai, revela-se que não havia véu, não havia caminho e não havia alguém para atravessar qualquer coisa.
( ) Olhar a roupa com os olhos da mente.
( ) Ver o corpo com os olhos da terra.
(X) Enxergar a alma com os olhos de Deus.
"Se a mente é uma viajante sem rumo em terras alheias, quem realmente vive quando o corpo desperta?"
A idade é apenas um número. O corpo envelhece, mas a mente pode permanecer jovem, se assim escolhermos, minha mãe era sábia e "coruja". O tempo não nos define; é a consciência que molda quem somos.
Não é a idade que muda o ser humano, mas a forma como ele encara a vida. Educar os filhos é abrir portas para um mundo novo, transmitir valores que ultrapassam gerações e os prepararam ao futuro com sabedoria, como leitura, acampar, pescar, caçar, ética ou outros valores.
A morte é inevitável, mas não precisa ser temida. Ela chega a todos, em qualquer lugar. O que realmente importa é como vivemos até lá. Um corpo em movimento, faça alongamento, caminhas, musculação...etc....leitura, uma mente ativa, não se deixa aprisionar pela depressão ou pela estagnação.
Assim como a pedra que rola não cria limo, também nós, em movimento, evitamos o peso da inércia. Preocupar-se com vários problemas é inevitável, mas não devemos esquecer que a vida é feita de partilha: tente ajudar aos próximos, mesmo quando resistem, é um ato de amor.
O equilíbrio é a chave. Comer, beber, viver os prazeres — mas sempre com medida. O excesso nos afasta da essência da vida, que é sentir-se bem, em harmonia consigo mesmo e com o mundo. Mesmo com algumas estripulias, que fazemos em alguns dias.
E afinal, que outro “mundo” buscamos? Se ainda não compreendemos plenamente este? Aqui, nesta Terra que nos acolhe, podemos aprender a cuidar uns dos outros e da Natureza, nossa Mãe. Sobreviver, sim, mas sobretudo viver com alegria e plenitude.
Feliz Dia da Terra, minha querida Mãe Terra!!! De um dos seus filhos que a adora Gaia, mas perante a outros, tão grandes!
A exaustão do corpo é o silêncio da mente. Cada gota de esforço derramada é uma ilusão deixada para trás, aproximando-o de seus objetivos.
Bushido - Alejandro
Entro dentro do meu corpo e percebo que num meio copo de água e vejo duas pessoas: a mente e o coração, mas são gêmeos e por vezes nem sabia quem disse isso e aquilo.
coração é medroso e a mente preocupa-se. O sentimento é forte e o corpo chora, o pensamento é forte e a costela não tem espaço para ele e a mente não consegue decifrar a alma.
