Entrelinhas
Minha poesia é composta por pequenos retalhos de nós dois, incrível que você não consiga se enxergar nas entrelinhas, nas reticências, em cada vírgula que paro, pra longamente suspirar por ti.
É cansativo fingir que está tudo bem, conversar como se nada estivesse nos pertubando nas entrelinhas.
Aquele gemido era quase inaudível. Sentimentos apurados que se dividem entre o osso e a medula. Uma face, faceta inalterada, escondida numa tatuagem feita a golpes de faca.
Cada fio de pensamento não era o alento esperado, o cintilar dos olhos estavam agora foscos e perdidos, receosos de toda dor prevista, revista e esperada. A frente de seus olhos àquelas horas eram forjadas, mal traçadas. Linhas tênues que dividem seu mundo. Um corte profundo lançado ao vento, um pensamento impuro de desejo em desespero no rio dos sentidos.
Fios soltos de um conto sem fim. Um mundo difuso, porém inalterado. Ritos e invenções feitos de tapas e raios luminosamente belos e coloridos nas entrelinhas dessa história. Algo como fisgos, cortes e lanças.
Uma busca constante, uma fuga de si para si mesma.
e já
não basta para
mim
o óbvio
quero o avesso
quero externar aquilo que
arde
em mim
quero
aquilo que esteja
além
da minha compreessão
quero aquilo que
extravasa
nas entrelinhas
subtextos e
indiretas
que analiso na realidade que é
minha vida...
quero
o dentro do teu
silencio...
quero calar esta
dor...
Aos Profissionais da Emei Mario Osorio Magalhães em tempos de Pandemia:
O coração está apertadinho de saudade.
O tempo não passa né? Os dias parecerem iguais. Mas um dia desses a gente volta, com muita saudade na mala, todas cheias de gás.
Que falta a gente faz, pelo bem que a gente espalha, pelo bem que a gente traz, pra tanta gente nesse mundo. É gente que não acaba mais. Gente pequena, gente grande... É. Somos todas especiais.
Sempre soubemos dessa importância, do nosso valor. Hoje o mundo inteiro sabe. Entenderam no amor e também, infelizmente na dor.
Ah! Não tem vídeo, tampouco uma faixa amarela bordada com seus nomes. É apenas uma homenagem singela pra abraçá-las e expressar o quanto são importantes, mesmo que por enquanto distantes, fisicamente por agora, mas presentes enquanto colegas, enquanto escola, dentro de nossas memórias.
Jamais serão profissionais nas entrelinhas. São personagens centrais de toda essa história.
"Pois a boca fala o que o coração está cheio. O que andas pensando? Sua boca fala, solta, sem querer o que está intimamente desejando."
Meu Baú
Guardo em um baú velho
tesouros escritos em papeis soltos
coisas tão íntimas e internas
como estar nua diante de um espelho
você pode me conhecer
em cada linha que escrevo
se com atenção você ler,
logo vai perceber
que este é um baú de sentimentos
e nesse baú antigo
guardei poesia e segredos escondidos
Nas entrelinhas,
amores vividos ou não
ou quem sabe só fruto da minha imaginação
com esses papéis soltos
posso tocar sua alma
e até seu coração!
___________________ Juliana de Almeida Rossi Cordeiro
11/03/2020
O administrador competente sabe ler e ouvir. E saber ler e ouvir não se restringe apenas a compreender o que está no valor de face da mensagem que recebe, mas sim, e especialmente, no que está nas entrelinhas, no subtexto, nas frestas.
"O amor é para ser esperado, cuidado, brindado. É, sobretudo, para ser dito/ouvido, ainda que nas “entrelinhas”.
Quem ri de desdém do que está escrito nas linhas, muitas vezes não percebe que a ironia dele sorri nas entrelinhas.
"Se lhe é conveniente ouvir o que eu digo e não o que eu falo. Então, nunca irá se atentar as entrelinhas. E elas têm muito mais a dizer do que você crê supor saber."
Quem não estiver disposto a ler o meu coração e a conhecer o que tenho além da minha capa, nunca saberá quanto amor eu guardo nas entrelinhas.
Desculpa as linhas tortas, onde escreveram que um lobo derrotado como eu não merece ter a vitória nos braços.
A beleza de um poema não está no que foi dito, está no que não foi dito, está no charme dessas palavras clandestinas que se insinuam nas entrelinhas.
Parando um pouco para observar este teu olhar atento, contido e ao mesmo tempo tão expressivo, faz eu pensar que tens muito a dizer, por existir uma natureza inquietante no teu íntimo, que a maioria não consegue perceber.
Muitos ainda não compreendem e outros esquecem de que nem tudo é dito com palavras ou visto com os olhos, pois, muitas vezes, é o sentimento que fala através de atos, sorrisos, certos olhares e o silêncio.
Por isso que, justificadamente, sentes uma alegria incomparável quando alguém consegue ler pelo menos uma parte das tuas entrelinhas por meio de um agir caloroso como vívidos raios de sol iluminando o teu lindo rosto.
Poetas místicos são profetas, porque captam vislumbres da Verdade, e ocultam essa aura nas entrelinhas de misteriosa poesia.
Como afirmava o sábio chinês, "o verdadeiro reconhecimento é conhecer a si mesmo". Atrevo-me a acrescentar que, nas entrelinhas do autoconhecimento, descobrimos a verdadeira maestria que ilumina com sabedoria o caminho da vida.
A alma das palavras se esconde além das palavras, sendo uma constante em meio a muitas variáveis. Por isso, poesia é mais do que versos, é o sussurro das emoções que dançam nas entrelinhas.
