Entenda como Quiser So Nao me Julgue
Sabe quando você conhece a pessoa certa, e ela te faz sentir as melhores sensações e de repente ela faz você sentir ao contrário disso tudo depois de um tempo? Era assim que eu me sentia...
Eu tinha encontrado alguém que eu pudesse depositar todo meu amor, minha confiança e tinha uma repleta paz...
Derrepente tudo acabou, foi muito rápido..
Amar uma pessoa é assim mesmo, que nos doa muito,
é melhor a gente se afastar dela!
Tem amores que valem a pena, e tem amores que não valem nem uma se quer pena,
eu decidi ir embora,
mas não foi porque eu quis,
eu tava doente,
doente de amor...
precisei ser forte e tive que te deixar!
nvte
p.s Karine
Como nosso tempo é valioso quando nos aquietamos, e ouvimos a voz da nossa consciência nos revelando toda a verdade, somente a soberana verdade sobre nós mesmos e sobre o nosso próximo.
Ah como eu adoraria de ser como você gostaria
Ser o que você sonhou, como me idealizou
Construí para nós um mundo feito apenas na minha imaginação, no meu desejo, na minha esperança
Ah como eu gostaria...
Que me olhasse nos olhos e me dissesse “é você que eu quero “
Ah como eu gostaria de poder ser chamado de seu amor, de sua paixão, de sua vida
Ah como eu gostaria...
Mas gostar não é poder, e querer não é estar, e amar... é apenas um detalhe no meio de tantas desilusões.
As pessoas deviam expurgar suas individualidades e na realidade sem buscar méritos dar-se as mãos e pensar, somos complementares.
Uma escada se faz com vários degraus, e nenhum contesta se mais ou menos forte que o outro, porque juntos formam a estrutura! Ou não?
Tudo é formado pelo conglomerado.
As estrelas brilham no céu... nós dois somos observadores contemplativos sem, ao menos, aquilatarmos, ou percebermos, que somos juntos, como dois cometas, que rasgam e iluminam o céu tão brevemente; segundo a soberana vontade, e o propósito sagrado. Vamos ser gratos por nossas existências.
Assim como, a visão da águia enxerga com, bastante, apuro todo o ambiente, se protegendo dos seus maiores predadores; a mulher tem uma visão hiper intuitiva, e percebe todo o ambiente, toda a situação, mesmo aparentando não saber a verdade de toda engendração, arapuca armada.
Um bebê que chora, aos berros, por 1 a 2 minutos, pode ser um desconforto, dor, frio, fome ou medo. Mais que dois minutos, é bom que os vizinhos vejam o que está acontecendo.
Havia escrito no templo da sabedoria.
" Agora que o fervor da grande Euforia aquebrandou-se oque sobrou de cada ser humano? E mais, ao perceber que algo restou, oque isto nos moverá, pra encarar a velha face da Vida, que muitos julgam entediante, cruel, dura e dolorida ?"
Escrito lá haviam tantos escritos e, outro aferia. "Muitos, se não TODOS continuarão em busca de uma nova droga, pra sobreviver o cotidiano."
A vós digo!
A felicidade está no ãmago de sua caverna.
Amor meu amor...
Doce sentimento...
Que bom amar..
Amar por amar...
Doce viver o amor...
Por dor sem fim...
Amar até morrer...
Amar por vivermos juntos...
Ser feliz por instante...
Sendo translúcida o desejo de te amar.
• Você é como o cheiro da terra seca quando chove em uma tarde quente
• Você é como o primeiro raio de sol em uma manhã fria
• Você é como a lua em uma noite com o céu limpo
• Você é como o nascer do sol no horizonte de um mar tranquilo
• Você é como água gelada que sacia a sede
• Você é como um oasis no meio de um deserto
• Você é como a calmaria de um final de tarde ensolarado depois de um dia cansativo
• Você é como um arco-íris após uma tempestade
• Você é como o calor de um abraço apertado daquele parente mais amado
• Você é como o beijo do amor que por muito tempo foi esperado
• E a ti os meus versos e poemas sempre serão dedicados.
COMO EU QUISERA
Meus versos são sussurros do coração
Traçados com sentimento tão sincero
Na medida da emoção e sem exagero
De quem, sem um afeto, tudo é vão
Em cada estrofe a ventura é tempero
De sonhos, de sensações e de paixão
Que no meu peito apraz, acalora quão
Desenhado a satisfação, como espero!
Se fosse só flores de uma primavera
Ornados de atenção, e de quimera
Na encantada prosa teria singelezas
Se existe... pouco sei, e pouco gera
Essa inspiração, se tem mais incertezas...
Que fosse só de amor, como eu quisera!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
09 janeiro, 2022, 17’00” – Araguari, MG
paráfrase Amilton Maciel Monteiro
Atendente - Antes de começar meu atendimento gostaria de saber, como foi sua semana?
Eu - Pergunta difícil de responder!
Atendente - Oxi! Porque?
Eu - Porque não foi boa, mas também não foi ruim.
Continuei...
Não tão boa ao ponto de me fazer sorrir, mas não tão ruim ao ponto de não ser grato.
Como vai você!?
Como está sua vida? Você está feliz com o rumo que ela tomou? Você consegue olhar pro seu dia e ver nele mais coisas a agradecer do que coisas por se lastimar... coisas que na sua vida estão a faltar?
Sabe de uma frase que não gosto!? "Sempre há gente pior... então agradeça pelo que tem." Beleza, concordo que há gente pior... eu consigo escolher a roupa que quero vestir, eu consigo optar pelo que vou comer ou deixar de comer... eu consigo ver, entender, caminhar, sorrir... eu tenho vida pela frente... eu sou uma privilegiada em um montão de coisa... e, de verdade, agradeço por tudo o que tenho... às vezes, até acho que tenho coisas demais... sou uma pessoa superminimalista... só quero mesmo o suficiente... mas tenho mais, bem mais do que muita gente... e bem, bem mais do que o suficiente... às vezes.
Como não ser grata!!?
E acredito que com você também seja assim: você pode fazer escolhas - algumas mais limitadas que outras... é bem verdade... mas mesmo assim são escolhas... enquanto, ao redor deste nosso mundão há quem nem saiba da existência da possibilidade de escolher... tem que viver com o que tem pra viver. Punto e basta!!
Mas... voltando pra frase "Sempre há gente pior... então agradeça pelo que tem."... quando me dizem, imediatamente respondo: "Sempre há gente melhor... então posso querer ir mais além." E vou... ou, pelo menos, me esfoço pra ir - às vezes consigo... beleza... e às vezes não... beleza também (já falei que me adapto como ninguém?).
Mas... cá estou eu a falar de mim... quando meu objetivo inicial era falar de você...com você... sobre você. Como vai você? O que você está desejando do fundo de seu coração e não está vendo acontecer? Vai ficar parad@... de braços cruzados... sentadinh@ num banquinho vendo o tempo passar e passar... e nenhuma atitude vai tomar?
Olha só... mesmo que muita coisa já esteja bem... há bastantes bens pra além do que você pode ver... até mesmo pra além do que você pode querer... bens, meu bem, só esperando você se levantar e um passo dar... bens pra fazer parte de sua vida também ;)
[UMA CANTIGA E SUA PEREGRINAÇÃO POR UM MUNDO DE NOVAS ESCUTAS]
A poesia - diante da possibilidade de ser utilizada como fonte histórica reveladora de discursos, informações concretas e expectativas humanas de todos os tipos - deve ser vista como um veículo de expressão e comunicação que, independentemente das intenções de seu autor, pode conter uma pluralidade de sentidos. Para que um novo sentido se desprenda de um poema ou de uma cantiga,é por vezes bastante que a desloquemos no tempo ou no espaço, que mudemos o seu público ou o trovador ou poeta que a enuncia, que a voltemos contra um novo alvo.
Em sua peregrinação por um mundo em permanente transformação, um verso se transfigura a cada instante, a cada leitura e a cada audição. Para compreender isto, é preciso perceber a leitura e a audição como práticas criadoras.O mundo transfigura o poema porque se transfiguram os olhares e os ouvidos que para ele se voltam, e também porque este poema é inserido em novas práticas, é recriado mesmo a partir destas novas práticas.
O encantador paradoxo da poesia está em que esta transmutação se
opera sem que a forma sequer se altere. Enquanto uma narrativa que é trans
mitida por via oral sofre múltiplas interferências, interpolações, reorganizações do discurso– dada a própria natureza do discurso narrativo –, a poesia, mais ainda a cantiga, está aprisionada dentro de uma grade versificatória, de um ritmo, de um jogo combinatório de sonoridades. Não é possível alterar uma palavra, na sua dimensão material, sem que a estrutura poética desmorone. É isto o que assegura, aliás, a passagem de uma poesia através do tempo em toda a sua integridade material.
No entanto, este poema aprisionado em uma grade versificatória, esta cantiga encerrada em uma estrutura melódica, exercem espetacularmente
toda a sua liberdade. Sem mudar uma única palavra, trazem à tona mil novos
sentidos a cada novo contexto de enunciação. A grade de versos e ritmos não é para eles um túmulo, nem a estrutura melódica é para eles um cárcere. É antes um meio de libertação, que os permite incólumes atravessar todos os
tempos. Já se disse que “um livro muda pelo fato de não mudar enquanto o
mundo muda”. Ainda com mais propriedade podemos considerar isto para o poema, este gênero de discurso que, mesmo quando transmitido basicamente pela oralidade – meio transfigurador por natureza – conserva-se a si mesmo sendo já um “outro”. A estrutura singular do discurso poético lhe dá uma imunidade material, ao mesmo tempo em que de fato não o aprisiona, sobretudo em virtude da natureza fluida da linguagem poética
[trecho do artigo 'A Poesia como Arma de Combate - um estudo sobre as múltiplas reapropriações de uma cantiga medieval-ibérica", Revista Letras (UFPR), vol.90, p.41-42, 2014].
Uma vida sem mentoria é como cair no mar.
Ou você aprende sozinha no momento a nadar, ou morre afogada, ou talvez esteja no raso e conseguirá viver na base da sorte.
'DOCE COMO MEL'
Quando escrevo uma poesia
Eu a adoço com muito amor....
Como melaço da cana ,
Como o mel, com o néctar que as abelhas retiram da flor.
Assim vou suavizando meus sonhos e as rimas de meus versos não tem nada de complexo.
aproveito os raios do sol para pintar minha poesia com o pó prateado da lua que a noite sempre brilha numa vasta escuridão.
... E assim a finalizo com imensurável doses de amor
Para ser apreciada com muita emoção !
Maria Francisca Leite
Direitos autorais reservados sob a lei - 9.610/98
A vida é como uma viagem de trem. A cada embarque pessoas novas entram em minha vida. A cada desembarque acontece sempre uma despedida. Vou contemplar a paisagem enquanto ainda estou aqui. Vou preferir estar perto de quem eu amo e de quem me faz sorrir. Não importa a situação em que nos encontramos. Quero aproveitar enquanto posso. Apreciar os encantos e tirar lição dos desencantos.
