Enganos
Enganos
Eu poderia me mostrar forte como sempre faço.
Mas poxa dessa vez não consigo.
É nítida a decepção no meu rosto, meus olhos vermelhos não deixam esconder minha profunda tristeza.
Somos seres imprevisíveis, capazes de atos horripilantes.
Seres frios, calculistas; Manipuladores de pessoas e mentes bastam sentirem-se feridos.
Mesmo conhecendo tais fragilidades humanas eu acreditava na capacidade de poder ser amigo, de ser verdadeiro e de amar sem receios.
Mais tudo muda o tempo todo, não adianta mentir nem para si mesmo nem para ninguém lá fora, porque tudo que vemos não é igual ao que vimos há um segundo.
Dividimos lagrimas, musicas, momentos, sorrisos.
Passaram-se tantos anos, houve tantas conversas no vai vem desses dias.
Foram dias para mim de boas recordações, guardadas com tanto carinho em minha lembrança.
Sei que para você era um pouco mais, construiu seus castelos, sonhou! E quando acordou estava sem ninguém.
Propus esta do seu lado, dar-te o que eu tinha de melhor minha amizade, minha fiel e companheira amizade.
Nunca quis te machucar, você não era o que eu desejava como meu homem, nunca foi. Mas era o que eu considerava como melhor amigo alguém que eu podia confiar independente da ausência, independente das diferenças, independente de todos os fatos.
Eu o amava como parte minha, como um irmão distante, mais lhe amava.
Mas meu coração se perdeu no labirinto dos sentimentos, caiu nas armadilhas do viver, meu coração não queria cair assim.
Mais uma vez provo o gosto amargo da decepção!
Há perdas que não merecem ser sentidas, não merecem lagrimas.
Mas hoje não choro pela morte dessa relação, nem tão pouco pela morte de uma suposta amizade. Mais sim pela falta de consideração existente em seu coração, pelo exagero de arrogância, pela impassibilidade que me tratou.
Julguei ter-te como amigo. Como pude me enganar?
Hoje relato nessas linhas o óbito de um sentimento que levei por anos em meu coração.
Juliana Souza.
17/12/2009
De tantas desilusões e enganos, cansei. Aquilo que nem mesmo existindo já te faz mal é certamente, para todos em sã consciência, algo repulsivo. Por isso de você eu afroxo minhas correntes, talvez quem sabe, algo que seja de verdade me cause um sofrimento mais ameno, mas com certeza vai ser algo verdadeiro, não apenas uma cortina de névoas esperançosas por seu sim.
''Preferirei falar ao calar
Mesmo que cometa enganos
E se alguém me julgar
Não me importarei com o que possam pensar,
Pois as piores palavras são as que não pronunciamos''.
Nos vivemos numa época em que o erro e os enganos tornam-se verdades pelo uso habitual que recebem das maiorias!
ERROS
Meus erros, o fado e seus enganos
Má ventura, estão no meu legado
Numa perdição, no destino calado
Onde a sorte, bastava, ser planos
E na dor, as lágrimas, estive culpado
Tentei no querer, ter bons atos ufanos
Mas a vida, no acaso, teve olhos tiranos
E neste infortúnio cascalhou o passado
Errei todo o traçado dos meus anos
Cosi do avesso ao invés de adornado
Os valimentos os concederei profanos
Na admiração não tive o tal agrado
Os amores, sobejaram os insanos
E agora na rudeza eu sou castigado
Luciano Spagnol
Julho de 2016
Cerrado goiano
Do mesmíssimo modo, todos aqueles que batem as suas cabeças contra os tijolos das paredes da enganosa loucura dos cultos religiosos e não são, portanto, capazes de um pensamento normal e sensível, irão combater e se oporem contra isso com todos os meios; e ainda assim, a sua luta desesperada será em vão porque a verdade será mais forte do que qualquer mania dos cultos religiosos ou mentiras sujas, embora a mentira esteja em existência por milhares de anos. Vocês todos, os mentirosos e os cegos que guiam cegos, e também aqueles que defendem e aceitam a mentira e a farsa que é o cristianismo e tudo o que se relacione a este nome hediondo, vocês todos estão atolados até o pescoço nessa areia movediça de mentiras e falcatruas, e ganho fácil de dinheiro, Vocês estão emaranhados na teia de farsas, e mentiras que vocês mesmos criaram para si próprios e não existe ninguém, nem um “deus” e nem seres extraterrestres ou extracorpóreos para salvar vocês deste mar de lama, e sujeiras que vocês mesmos criaram. Que vocês mesmos possam afundar em seu próprio emaranhado de mentiras e que aprendam o erro de seus modos de ser e voltem os seus pensamentos e ações apenas para as Leis e Recomendações da Criação onde vocês poderão encontrar a paz. Somente a própria Criação deve ser honrada e nunca, jamais o odioso e falso deus bíblico assassino e sanguinário e seu não-existente “único filho" que é ele próprio a verdadeira e real raiz de muitos de todos os males deste planeta Terra!
Maior desafio que tentar resgatar os outros dos seus próprios enganos é não deixar a si mesmo enganar!
Que o sol doure minha alma, que eu ande sempre em meio a arco-íris apesar dos enganos, desenganos...que não te ter, não me apague os sonhos.
OUTRA VEZ
”Ah você foi o melhor dos meus planos e o maior dos enganos que eu pude fazer”. A música mais linda de todos os tempos toca aos meus ouvidos. Percebo que chove, logo corro para janela a fim de ver ela caindo do céu. Involuntariamente penso no que estou passando. A chuva tem esse poder de trazer suas angustias ou alegrias à tona. Por mais que não queria tu pensas no que estais vivendo de mais difícil.
Penso que o maior dos meus enganos, não é o melhor dos meus planos. Como tu conseguiu estragar tudo? A resposta não consegue vim. Não vem porque não sabes ou não consegues enxergar. Muito ambos. Não saber como viver a dois é o mal do homem moderno. Por que moderno? Os homens de antigamente, os da época de meu pai, eles cresciam com um pensamento na cabeça, ser o homem da casa. Hoje, os “homens” não sabem se quer fazer sua companheira feliz.
Mas existem relacionamentos onde os dois são felizes, sim existem. O grande problema é que eles não descobriram a vida a dois. A vida a dois tem que subtrair o eu, e se tornar apenas um, NÓS. Mas para que isso exista, para que o EU saia e dê espaço ao nós é o grande problema.
Viver a dois exige que ambos tenha uma paciência que antes não se experimentava na sua vida sozinho. Um trabalho cognitivo de entrar na intimidade do outro encontrando suas fechaduras e de qualquer forma descobrir sua chave. Exige que abdiquemos hábitos e temperamentos para não machucar sua parceira.
Tu fazes uma reflexão sobre o que tu queres e ver que, é isso que quer, mas não sabes como fazer. Adianta? Claro. É um passo pequeno, para o grande decisão que prestes estais a tomar. Sua vida vai mudar, seus hábitos mudarão, seus pensamentos se modificarão e se tu não acompanhas-te esse desenvolvimento que tua vida te disponibiliza, esse aprendizado que ela te exige que tenhas. Sabes que agora tu não pensas no Eu, e sim no Nós e que compreendeis que se o NÓS não for igual ao EU, tu não estais contribuindo pra que dê certo.
A chuva vem diminuindo e o sono vem cehegando, mas a pergunta que fica:
ESTAIS DISPOSTO?
Os enganos do saber tem lavado uma multidão a um lugar onde a lógica e a razão são a base e as respostas de tudo! Alguns dizem que "se não houver lógica ou razão, não tem um porque acreditar.
"Reflexões e pensamentos". Resende, 30 de Junho de 2015.
É claro que falho inúmeras vezes,
que cometo injustiças e enganos...
Mas sempre tive em mente a velha premissa
de que " meu direito termina onde começa
o direito alheio e vice-versa" ...
O meu sagrado direito de decidir, de seguir os
caminhos que eu julgar necessários, a minha
maneira de proceder.. tudo que me diz respeito,
É DE FORO ÍNTIMO E PESSOAL.
Por outro lado, acato os direitos e decisões
de qualquer outra pessoa.... O que não me parece
correto é fazer uso desses direitos para agir de
forma desleal, praticar maldades, acusar sem provas,
lançar suspeitas... em nome de ódios gratuitos
e antipatias pessoais.
A solução me parece extremamente simples:
Se não aceito e não concordo com algumas pessoas,
simplesmente, me afasto delas...Não preciso atacá-las
sistematicamente e nem tentar provar ao mundo
o que penso delas...O nome disso é respeito às diferenças
e cada um fazendo seu melhor para respeitá-las,
certamente, viveremos num mundo mais pacífico e generoso.
Cika Parolin
A nossa vida não é novela mexicana em que damos sequência de lamentações de enganos e desenganos em que não temos a possibilidade de mudanças. Somos por vezes tão dramáticos que nem ao menos conseguimos raciocinar que a nossa atual existência é só mais uma dentre as muitas que já vivemos e das muitas que ainda viveremos!
Por vezes nos queixamos de nós mesmos, nos cobramos, nos exigimos e não nos perdoamos.
Quem somos nós para exigir não errar?
Sou ser humano sim! Erro e acerto a todo mundo e continuarei assim: errando e acertando até o tempo que conseguir evoluir para um grau em que os erros diminuirão, mas que mesmo assim quando chegar lá saberei que a possibilidade de escorregar na banana ainda assim existirá para SEMPRE!
Certamente as desilusões afloram com as decepções e os enganos, tornando o ser desprovido de esperanças, simplesmente por serem malogros em sentimentos !
- Relacionados
- Enganos da Vida
- Poemas sobre Enganos
