Dizeres pequenos para Amigas
Dizeres
Minha mãe poética
me ensinou
a pedir licença
para expor
o que eu sinto
no meu coração.
Me ensinou
a diferença
entre discurso
de ódio
e liberdade
de expressão.
O que dizeres!
Será a força
que regerá
o teu dia?;
Portanto
diga e sinta
a positividade
hoje e sempre;
Se puder enxergar verdadeiramente meu coração
Sentir o quanto são sinceros meus dizeres
Se puder deixar o orgulho de lado e simplesmente viver
Se puder deixar acontecer , sem medo ou receio
Apenas eu e você
Se puder esquecer ás mágoas
E do passado se libertar
Ah.... Quanta felicidade você vai encontrar !
Islene Souza Leite
Estes dizeres tem direção,
Mandei parar em seu coração,
Por ti estou feliz de montão.
Não tens disso noção,
Nunca fui valorizado não ,
Um fator, deixa sob tensão.
Como diz nosso amigo FERNANDO PESSOA,
Amanhã é outro dia,
Sol,pela manhã, tarde ensolarada, noite estrelada,
Contra partida gelada.
Fato é que, sempre ah considerei ,
Sempre ah te respeitei,
Nas entre linhas da vida te encontrei,
Amanhã será um dia de sofrimento meu disso sei.
Dizeres à vossa excelência, humano.
Humano! Vossa excelência é um dominó:
sólido e confiante quando de pé;
mas de uma certa forma atinge a todos os mais próximos quando cai.
Homem!
Vossa excelência é um xadrez:
tens poder de ser jogo
ou de colocar em jogo algo ou alguém.
Também és projeto de perfeição e complexidade.
Criatura!
Vossa excelência é uma dama:
sempre com ânsia de guerra;
vagando de casa em casa, destruindo o inimigo.
Por fim, humano,
és também um origami:
sólido, complexo, caótico, alegre [...].
Nem todos tem a mesma forma...
Mas tem algo semelhante:
vós sois frágeis, benevolentes e tentam expressar
e/ou levar a alguém um simples gesto de alegria com a mais nobre das intenções.
Meus dizeres e meus fazeres andam sempre de mãos dadas.Minhas convicções e minhas atitudes são meus sagrados prazeres.
Eu em Família
Em maus dizeres, família é bom “longe”; eu, Gérlley, particularmente, assumo minha contradição dizendo: é bom à todo instante!
Crescido perto e amadurecido longe; cioso aventurado em outras companhias. Tão felizes instantes em um pré julgamento liberto, maduro e independente.
Foi longe que me fiz homem; orgulhoso que sou sobrevivi a cada obstáculo, sozinho as dificuldades se fizera menor que a vontade.... Mas vontade de quê?
Então mergulhei numa vida, que então era a minha, onde dia a dia respirava a obrigação de provar vitória, de aduzir conquistas; tão obcecado por tal, que sequer aguçava algum prazer próprio!
Da mudança, anos a fio dedicados plenamente à orgulhar minha família. Fui longe, e longe foi o sofrimento dessa tal ‘luta’; perpetuou por longos meses até estar cansado, e com o sentimento de tudo em vão, desvalorizado, cansado da espera de um alguém me “exaltar” ... já apodrecido desregrado distante, fiz escolhas.
Os olhos se abriram, o horizonte apresentou-se infinito e despertou o anseio de provações; mergulhei no mundo, deslumbrado com tamanho horizonte; espacei em minha alma o egoísmo e suas vertentes; com uma única priora: viver feliz, feliz por cada e a todo instante, sem anseios!
Há tantas, família já tornara-se apenas um acômodo; uma espécie de seguro esquecido; em outras palavras uma âncora, a qual lancei ao mar (no literal, na parte da minha vida que seguia-se); seguro e convicto de um inviável naufrágio, fui navegar, viver... nadei de braçadas largas e destemidas, mergulhei fundo... fui longe e tantas foram as maravilhas que ao menos me dei conta em lembrar-me do que ficastes, o barco e âncora; minha família. Vieram tubarões, ondas gigantes, uma agitação incontrolável e inesperada do mar, uma constante e eu, um naufrágio solitário; pra que sórdida e desesperadamente, eu me lembrasse da âncora que tivera esquecido lá atrás e que hoje ao passar por isto, posso definir a tal âncora como lembranças, cumplicidade, união, amor, sangue, alicerce, família!
Os egoísmos abundam e cultiva-se, sozinho, o individual; cada um de nós é uma unidade, mas o que somos passa por sermos mais do que um. Mas não é fácil, nunca. É algo simples, puro mas árduo de alcançar; implica a renúncia constante aos artifícios do fácil e do imediato.
Pequei por muitos, mas o pecado maior, está além da ausência, julgo ser a renúncia; ambas constantes. Disponível a qualquer julgamento, mas jamais condenado por ausência de amor, este tão conciso, que fostes a razão desta tentativa de redenção, que talvez por fraqueza tenha obedecido as exigências de uma razão!
Fostes no mar, fostes nos rios, todos são feitos do mesmos elementos, mas ora estreitos, ora rápidos, ora largos, ora plácidos, claros ou frios, turvos ou tépidos; minha barca aparelhada, solto o pano rumo ao norte... meu único desejo era um passaporte, mas a fronteira se fechou.
Eu sou aquilo que sou, aquilo que fiz e que me aconteceu, sou quem sou, mas o meu bom nome, a minha honra, os princípios que traí ou não traí; vivo com isso e sou julgado por isso pelos outros. Não me frustro por estar certo de que nem tudo que me aconteceu, nem todo o julgamento dos outros, dependem verdadeiramente das minhas ações ou da minha vontade!
De tudo...
As saudades, se sempre se repetem, nunca se repetem, como foram ou como são... dói! de todos os ferimentos sofridos, este é o único que não adula, não cicatriza; inflamado na alma, só afaga com meras mensagens no whatsaap, vídeos e fotos.... E que mesmo não havendo reencontros, me despertou e então tenha dado seu devido valor! lamentações desnecessárias, mas lamento e sofro aas oportunidades perdidas, os espaços vazios!
Por fim; se há coisa que sobra em mim, é a falta que sinto de cada um, sem exceções cada um e sua particularidade. Singular, digo, esta tua ausência inunda tudo em mim; mas não apenas os olhos se enchem de lágrimas ao sentir saudades suas...
Os dias não são tão fáceis e agradáveis como antes, crianças, imensos de vida e tudo mais... mas juntos!
Me perdoem minha ausência, perdoem-me o meu silêncio ou a falta de respeito que por ventura tivera interpretado sem sentimentos. Foi preciso estar ausente de todos, para que eu pudesse entender que são vocês a minha essência e o que de maior representa o sentir saudade, e sempre o amor, na sua verdade e intensidade!
Se dê o direito de me julgar, não aceitar minha ausência, enfim todo rancor que tenhas acumulado em todo este tempo; mas por favor, não me rejeite. Jamais pedirei que entendam as razões do meu silêncio e negligência, e tão pouco lamentarei com justificativas dotadas de pena, “dó” ... A vida não supriu o que perdi se estivesse ao lado de vocês, e isso basta como castigo. Nas minhas escolhas, vocês ficaram de lado, mas no adiante penso que de tão distantes que estivemos, podemos um aprender com o outro, compartilhando as histórias e experiências. Não permito a ninguém o direito de me acusar abandono; pois se refletir, verás que fora recíproco. Orgulhoso que sou, evidencio que isto sequer beira mendigar aceitação; compreensão é tão somente meu desejo. Não houve uma vida provida de distância, foram muitos e intensos os momentos que compartilhamos, tais inesquecíveis... ao menos, pra mim. Pedir que compreendam minha ausência seria pretensão demais de minha parte, embora assim eu seja; mas ao menos tentem aceitar; mas certos de que me farei presente da maneira que posso, obviamente almejando sempre estar presente. Confesso, por egoísmo, tal atitude é sim de benefício próprio, não suporto mais a carência de família; insubstituível e determinante no caminhar!
Simplesmente assim:
A família é a casa e a paz. O refúgio onde uma vontade de chorar não é motivo de julgamento, apenas e só uma necessidade súbita de ... “família” !!!
Sentimentos não carecem de anúncios, dizeres demasiados e exposições para serem considerados verídicos. Eles ultrapassam quaisquer descrições feitas por meros indivíduos ou por conceituados poetas, filósofos e escritores que produzem registros sobre o amor e romances formidáveis. Amor, amizade, afeição, paixão, felicidade, prazer, ternura e afins são indizíveis, manifestam-se nas pessoas através de olhares, toques, suspiros, lágrimas, sorrisos e gestos inconscientes, dispensam roteiros para que se façam. Um sentimento verdadeiro exime declarações para ser tido como tal, ele é perceptível a olho nu àquele que também é apto a sentir, ele cria uma energia envolta ao indivíduo que o carrega e transmite, alterando o ambiente. Sentimentos são lidos, sentidos e ouvidos pela alma dos seres capazes de amar.
Vivo tantas vidas, tantos dizeres. Vago por tantas bocas, tantos íntimos. Tanto falam de mim, que de mim nada sei. Apenas sei, o que dizem. Apenas dizem, o que não vivem. E vivo, sem saber. Sou de todos . Sou de ninguém. Pertenço ao mundo. Menos a mim.
nosso olhos cansados
não um bom dia
também não há dizeres
apenas aplicações de deveres,
no final do dia olhar frio ar espeço sem dizeres,
tons da solidão doma sem tradição,
a saudade impera
com singela cordial
nos pensamentos que somem
distantemente no abito da alma.
simples sem clamores
vitais no coração...
desprendido no caos
era ouro eterno e simples.
agora arrasto correntes...
dos tais sentimentos
não posso mais expressar,
nos detalhes deixados...
na escuridão...
digo saudades.
Dizeres de coisa simples e na verdade oque movimenta os sentimentos...meu seu e de qualquer um de nos.
Numa cova no chão, havia uma lápide com os dizeres: "Aqui jazem os sonhos nunca alcançados". O homem de pé, frente a frente com aquilo, sentiu um gosto amargo na boca. Ali estavam todos os amores irreais, as profissões nunca alcançadas, as viagens perdidas, os bebês que nunca saíram do imaginário. Ele anda para os lados até que lê o verso da lápide, onde estava escrito: "Estão aqui por faltar coragem aos corações, garra para as conquistas, agir mais que imaginar. Mas aqui não é o fim de todos os sonhos se você que está lendo não se enquadra nesse perfil."
Reflexivo, ele virou-se para frente e saiu do local. Prontamente tratou de resolver aquilo, pegou o telefone e ligou pra ela: "um chopp gelado pra hoje, tá afim?"
Não perderia mais tempo, recusava-se a ter seus sonhos em qualquer outro lugar que não o altar das realizações.
Quando falecem alguns seres escuto dizeres ``Onde você estiver vai tá me vendo, abençoando, etc. etc. ´´ ora se todos teem fé e que estão no caminho do `` céu ´´, qual é a duvida em afirmar isso?,
Quando te afastas do mundo, de ti mesmo, todos te sabem julgar, e todos têm palpites e dizeres na tua vida, mas é nestes momentos em que mais precisas de alguém que saiba estar a teu lado, amparar-te, mesmo que nada digam, um abraço vale mais que mil palavras. Mas neste mundo que eu vivo é mais facil julgar e dar palpites do que podes e deves faze mesmo que tu saibas que já não te restam forças.
Para os outros é sempre mais fácil julgar, não sabem nunca se colocar no lugar de quem julgam ou dão opiniões que te magoam o mais profundo do teu ser.
...Não se preocupe em impressioná-los com belas palavras. Os singelos dizeres, que saírem do seu coração,serão recebidos de bom grado.Pois, da simplicidade de uma alma sincera e bondosa como a tua brotam a pureza e a gratidão de uma pessoa sensível e amável, que você sempre fora.
Rib. das Neves - MG,(28.09.17).
Formulados dizeres podem indicar instrução, mas o modesto e sincero silêncio, este sim é o mais sábio.
Antes fossem as ondas do mar que levassem pro meu coração toda mensagem ou dizeres que circulam pelo ar.
Uma transmissão, as vezes sem emoção real, que você digitou, acabou de chegar.
Eu vou ler e sentir o sinal.
Me mande sim um oi por mensagem, e-mail, sinal de vapor!
Seja como for.
Mas te entendo mesmo é no olhar.
Seu jeito doce de me provocar.
Aquela cara de lembranças.
Aquele semi-sorriso contido.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
