Diversidade
Diante da concepção de que não há uma metodologia única capaz de contemplar a diversidade de uma sala de aula, acredito que não há educação significativa, se a mesma for dissociada da realidade do aluno, e muito menos se a mesma não for focada no desenvolvimento integral, que seja capaz de perceber a individualidade do aprender que cada discente trás consigo e precisa ser apropriado por ele.
Quando se pensa um currículo escolar, não se pode ignorar a diversidade do público que se almejar mediar, porque do contrário, o referido documento pode vir a ser um instrumento institucionalizado de exclusão.
Quando se educa um grupo com objetivos únicos, comete-se o erro de ignorar a diversidade, logo, o resultado que é tido como excelente, pode estar revestido de contradições.
A humanidade precisa respeitar a diversidade, aprender a conviver e interagir como gente, não ofender ou agredir quem pensa diferente.
Harmonia se opera com diversidade. Sintonia é sinfonia. São inúmeros os instrumentos tocando as mesmas canções. Não deixemos que a nossa ideia tirana de concerto acabe desconcertando os outros; a humanidade restante. Tal tirania pode prejudicar, fatalmente, o belo e grande show da vida.
TRADICIONALIZANDO A DIVERSIDADE
Demétrio Sena - Magé
Há um conceito equivocado e nocivo de família uniforme. Do clã tradicional, cujos membros rezam na mesma cartilha, têm as mesmas ideologias, crenças e opiniões. Isso nunca deu certo. O mundo nunca deu certo, porque as famílias sempre foram tiranas e fomentaram guetos pela fomentação de protagonismos... de grupos majoritários e dominadores... e as famílias são a sociedade... suas mazelas e seus acertos internos se refletem aqui fora.
Quero a família em que a oração de um não menospreze o mantra do outro... em que o incenso deste jamais desqualifique o ebó daquele... e as fés de todas as vertentes não segreguem o ceticismo do ateu... onde a formação de cada nova família seja plenamente aceita, não importa que a união seja hétero, homoafetiva ou apenas um ajuntamento informal, sem cerimônias e assinaturas. Não quero a família liturgicamente obrigatória, nem que as famílias ora marginalizadas se tradicionalizem no futuro e marginalizem as que hoje se afirmam tradicionais.
O mundo nunca será uma família, enquanto as famílias que o compõem brigarem por supremacia religiosa... comando sociopolítico e cultural... protagonismo étnico, de gênero e de qualquer outra natureza. Está na hora de sermos quem somos, nos grupos aos que pertencemos na sociedade externa, para sermos também assim em família e não exigirmos que todos os membros sejam cópias uns dos outros. Que a diversidade, esta sim, se torne a tradição.
Barro do infinito
Esse negócio de dizer que somos todos iguais é balela.
Deus ama diversidade, e ela está aí para quem tiver e quiser usar os cinco sentidos.
Todos temos e viemos com um selo
que nos difere, desde o nascer e o morrer.
Somos DNA, somos precisos cálculos matemáticos de Deus(cálculos ainda inatingíveis aos homens de inteligência da terra), oqual, nos permite a todos nascer com tudo igual e tudo muito diferente.
Somos iguais?
- Só se no barro quântico do infinito...
☆Haredita Angel
Carioca do Complexo Amarelinho
Na
Singularidade
Da sinestesia
A diversidade
Que
Encanta
Ser
Protagonista
Da
Atenção
Deles
Ainda
Que
Por breves
Momentos
Magia
Dádiva
Divina
Um
Privilégio
Ser amigo , não significa concordar com tudo, mas conseguir extrair o que há de mais precioso ,até das pessoas que discordam de nós!
Colhe na tua fraqueza a força para seguir em frente e regue com suas lágrimas a árvore que te dará o fruto da vitória.
Acredite. Todos temos diversas imperfeições e fraquezas. Não é ser assim que nos define fracassados, mas julgar os outros por essa realidade e não ter coragem de trabalhar a nossa.
Internalizar direitos humanos exige tolerância e respeito com as diferenças, nos instiga a lidar com os limites e possibilidades dos sujeitos em suas individualidades!
O bem ou é de todos(as), ou não é de ninguém. Ou o bem respeita as diferenças, as minorias, ou não estará respeitando o direito de quem quer que seja. Se o foco for o "bem" só de um grupo, um dia outro lhe toma a frente, e o que era predominante se faz preterido.
Nunca vivi sem religião e não poderia viver sem ela nem por um dia apenas, mas pude passar toda a minha vida sem uma igreja. Não sou representante de nenhuma doutrina fixa e estabelecida. Sou um homem de mudanças e transformações. Nunca pude ser protestante e católico, partidário de Bach ou de Wagner; para mim, a vida e a história só têm sentido e valor na diversidade com que Deus se apresenta em inesgotáveis configurações.” (declaração de H.Hesse)
Boa tarde! 🩸
Tarde chegando lentamente, a nos inspirar com sua beleza e sensibilidade, formando um arco-íris de pensamento, a flutuar como um beija-flor voando no seu próprio eixo, a movimentar o mistério da convicção da força e crença das próprias palavras, nas características de tudo aquilo que é diverso, na sua multiplicidade, apresenta a pluralidade da vida, sinaliza o quanto a diversidade, proporciona a oportunidade de reforçar o desenvolvimento das críticas, adversas a cada situação, vem como um vento transpondo às ideias, na personificação das palavras de forma harmônica e homogênea, seduzido os desejos misteriosos, que chamamos de vida, para manter as raízes firmes na prática da palavra desenvolvida, pois, uma vez dita de maneira esdrúxula, não retorna, apenas serve como um esperança a nos ensina, que podemos desfalecer em alguma ocasiões, diante das próprias palavras, mais não devemos manter desanimados na complexidade da realidade aparente da fala, por sermos tomados por uma inexplicável dificuldade de expressarmos frente a fonética da linguagem corporal, escrita e falada, na vida. 🙌🏻
JCA
Saúde e paz! 🌷
Brilha prosperidade e gratidão! 🌷