Ditado Judaico

Cerca de 899 frases e pensamentos: Ditado Judaico

Q⁠uando deixamos um livro aberto sobre a mesa, até o vento vira a página; só o preguiçoso não lê.

Inserida por TrechosdeSabedoria

De um antigo conto judaico:

Uma vez um judeu rico e religioso, mas avarento, foi visitado por um rabi. O visitante, com todas as atenções, levou-o à janela. “Olhe lá para fora”, disse ele. O rico olhou para a rua. “Que vê?”, perguntou o rabi. “Vejo homens, mulheres e crianças”, respondeu o rico. De novo e muito atenciosamente, o rabi levou-o até junto dum espelho. “Amigo, o que vê agora?” “Agora vejo-me a mim mesmo”, respondeu o rico. “Tome nota”, disse o rabi, “na janela há vidro e no espelho vidro há também, mas o vidro do espelho é prateado”. Uma lição se aprende: logo que o homem junta prata, ele deixa de ver os outros para só ver a si mesmo.[1]

Uma história judaica muito antiga, mas que pode traduzir a realidade de muitas pessoas cristãs, que se fecham diante das necessidades de seus semelhantes. Esse problema vem de longe; desde o século I, ouvimos a seguinte advertência: “Se alguém possui riquezas neste mundo e vê o irmão passando necessidade, mas fecha o coração diante dele, como pode estar nele o amor de Deus?” (1Jo 3,17). Uma camada de prata pode nos levar ao fechamento, tornando-nos individualistas, distante de Deus, das pessoas e de nós mesmos. O conto judaico é antigo, mas muito atual!

⁠Só sabe ver o Criador através da Bíblia ou de Instituição religiosa? E antes da cultura judaico-cristã e a religiosidade institucional, o mundo estava desprovido de Deus?

Inserida por Alerson36

⁠Os templos cristãos devem ter púlpitos, não altares. Altares são peculiares ao templo judaico e aos templos de religiões não cristãs.

Inserida por meirinhopensa1949

Mais conhecida e muito mais importante do que outras máximas da tradição judaico-cristão, como os dez mandamentos, a frase atribuída a Jesus e registrada no Evangelho de João é – ou deveria ser – A mais importante e seguida.
Segundo o apóstolo João, Jesus Cristo disse a seguinte frase: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15 12-13). Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!
Ele quis dizer que todos os outros mandamentos são nulos?
Não! O que todos sabem e alguns figem não saber é que tudo escrito e praticado sem amor perde o seu valor.
Ame mais!

Inserida por luiz_sergio_santana

⁠A santidade da vida humana é uma noção judaico-cristã que pode muito facilmente não sobreviver ao desaparecimento da civilização judaico-cristã

Douglas Murray
Maren, Jonathon Van. Grave Men Facing A Grave Faith. Convivium, 25 mai. 2021.
Inserida por Dmartins08041999

⁠O monoteísmo, em sua compreensão judaico-cristã de Deus, produz uma espiritualidade integralizadora do ser: um só Deus no qual se crer, um mesmo princípio ético para se obedecer, coisas que se refletem num mesmo estilo de vida para se viver, seja de forma pessoal, familiar e social.

Inserida por PASTORJORDAO

Se deuses existissem. Mas digamos que em Isaías 45:7, o deus judaíco yahweh ou Ioderevavere ele faz o bem e o mal, que é atribuição de Satã ou do diabo. Se um tudo eou todo não pode ter um lado OPOSTO, mas estando juntos em Trindade, e formando um só ou as mesmas coisas, então, isso mostra que eles são os mesmos também. Certo?

Inserida por Marc7Carl6Rod9

⁠Sem as Escrituras judaico-cristãs nunca saberá a verdade eterna.

Inserida por paulodgt

⁠A tradição oral da religião judaico-cristã é formada — por oração, leitura sagrada e pregação.

Inserida por paulodgt

⁠O Casamento Judaico – Um Pequeno Resumo
Diferente do nosso, o casamento judaico passava por duas etapas:
1- O Qidushin. A mulher, depois do pagamento do dote e da assinatura do contrato de casamento (qetubá), ficava prometida em casamento, como foi no caso de Maria que estava prometida ou desposada de José. Nesta primeira etapa, que para nós seria o noivado, na cultura judaica, apesar de ainda não poder estar com o marido, ela já estava casada e seria considerada adúltera caso viesse a ser tocada por outro homem. Nem mesmo o esposo poderia tocá-la. Essa etapa era tão séria que só poderia ser desfeita mediante uma carta de divórcio.
2 - O Nissuim. Era a segunda e última parte do casamento que poderia ocorrer até depois de um ano da primeira parte citada acima. Essa era a fase em que o esposo, depois de haver preparado uma casa para a esposa, voltava da casa do seu pai para buscá-la. O encontro entre os dois, diferente da primeira vez, não era mais na casa do pai da moça. Pois ela era conduzida da casa de seu pai por uma comitiva de moças ao encontro do seu esposo que a tomava e a levava para a sua casa ou para a casa de seu pai. Era o momento da festa das bodas, quando , então, finalmente, ele poderia tomar a sua esposa e levá-la para uma tenda nupcial chamada "Chupá".
Isso o faz lembrar de alguma coisa? (Jo 14.1-3; 1°Ts 4.16-17). Maranata!
Pense nisso e ótimo fim de semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

Qual é o berrante judaico da poltrona⁠? É o shofar.

Inserida por RUBENSPARANHOS

⁠São Paulo diz em suas cartas, que o Misticismo judaico são práticas, apenas para satisfação da carne. Exemplos disso temos assim: "Não proves, não toques, não manuseis". São realidades que em nada contribuem para a salvação da alma do homem. As mesmas podem ter alguma ação na disciplina do corpo. O Misticismo judaico era precisamente a lei, sendo mal usada pelo homem. Exemplos disso temos: Os sábados, os dias de festa, as luas novas e o culto aos anjos.

Inserida por Helder-DUARTE

⁠Evangelho Não Judaico-pagão

O verdadeiro evangelho de Jesus Cristo, no primeiro século da era cristã. Era verdadeiro! Era puro! Nem era influenciado, pelas doutrinas judaizantes, ou seja misticismo judaizante, Sábados, luas novas, dias de festa judaicos; ações como "Não proves, não toques, não manuseis"! Que são sombras da verdade em Jesus Cristo!

Nem tão pouco Circuncisão, que também não significa nada, de acordo com a verdade do evangelho; a verdade é "ser nova criatura em Jesus Cristo"!

Por outro lado o verdadeiro evangelho não recebia influências pagãs Greco-Latinas: Idolatria, doutrinas pagãs se adoração a ídolos; enfim tudo o que nos séculos seguintes, era considerado paganismo, nem tão pouco Gnosticismo.

Assim temos um puro Evangelho Apostólico, não judaizante, nem pagão.Porque as heresias tanto vinham de origem judaica, como Greco-Latinas. Os Apóstolos defenderam a igreja primitiva, tanto de uma situação como de outra.

Inserida por Helder-DUARTE

⁠Assim como o noivado judaico representa a promessa de fidelidade e o compromisso com o futuro casamento, o batismo é a marca de um compromisso profundo com Cristo, simbolizando a preparação para uma união eterna com Ele.

Inserida por CaioSantos2020

Vê algo cem vezes não é tão bom como vivê-lo uma vez.

Uma hora de vida também é vida.

O Homem é tão doente quanto seus segredos (The man is as sick as your secrets)

(Thinking outside the Box) Pensando fora da caixa significa pensar com isenção crítica e distanciamento afetivo.

Habitue-se a morrer
antes que a morte chegue
porque os mortos apenas podem viver
e os vivos apenas podem morrer.

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp