Dever de Sonhar
Feliz Dia de Finados!?
Neste dia, triste de finados,
não mais o luto novamente,
dever-se-ia “comemorar“
os filhos que estão vivos
os pais que aqui ficaram
a vida dos presentes.
Pra lembrar de quem perdi,
do meu querido ente,
não preciso de uma data
dum sentimento de um só dia
como sentisse e fosse embora
programado e de repente.
Desfaz-se a chuva
e comemore de forma diferente.
Grite a vida – não sua falta,
posto que os mortos que perdemos
não existem - e desaparecem
sem os seus sobreviventes.
Confesso que fui realmente aprender o Dever de uma vida recentemente; a partir do momento que começou a envolve o futuro e objetivo de um outro ser ao meu lado. A cobrança que a vida faz torna-se tão pequenina quando olho para o lado e vejo que alguém precisa de mim assim como eu também preciso.
Uma coisa eu sei: a minha funçao é auxilia-lo ser o braço direito dele, uma companheira, fazer o que for preciso para ajuda-lo.
Todos os momentos que passaram jamais irão se repetir.Pois nós temos o dever de fazer o futuro ainda melhor!
Acabo de deitar-me como o dever manda. Reflectir ou não sobre qualquer aspecto não se torna possível pois, neste momento encontro-me como um pássaro que tão pouco consegue voar com um terrível vento, numa estrondosa tempestade. Ou até mesmo, poderei encontrar-me como um pássaro, pensando que se trata de um simples humano dando asas à sua incapacitada reflexão proveniente de uma mera ilusão…
Não convém dever a ninguém - mais do que a si mesmo -, por mínima que seja, qualquer porção de glória.
"O nosso dever neste mundo é ajudar os outros mostrando-lhes as suas rosas e não os seus espinhos. Somente então atingiremos o amor que devemos sentir pelo próximo; somente então podemos florir no nosso próprio jardim. "
A Morte e Vida Plena implica Dever Cumprido
Quando era acadêmico de Teologia, sempre discutíamos sobre o assunto, claro hoje com o meu dever cumprido, e vivenciado outra experiência vê a morte bem diferente. A morte é sim o fim da vida, mas fim entendendo como meta alcançada, plenitude almejada e lugar do verdadeiro nascimento. A união interrompida pelo deslace não faz mais que preludiar uma comunhão mais intima e mais total. O fim aqui é experimentado em todos os passos da produção humana, no sentido em que o produto final é a própria realização da pessoa, independente de sua opção de vida terrena. Pela morte experimentamos como a vida é de certa forma uma oportunidade para poucos, e muitos não a valoriza ou compreendem seu verdadeiro sentido, um ser chamado para os outros, uma provocação a ser, é neste sentido que a morte vai constituir o momento em que o ser humano se realiza plenamente
"O ser humano pode ficar, ou não, como está. O direito de optar é unto ao dever de não reclamar de qualquer escolha."
Negar um Dever é a mesma coisa que negar um Direito. De qualquer forma, é quebra de procedimento e não há justificativas para tal negação.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp