Desigualdade no Brasil

Cerca de 81 frases e pensamentos: Desigualdade no Brasil

Estamos em um país onde todos são iguais, mas vivemos submergidos em total desigualdade social.

Sou um pessimista com a história do Brasil, cheia de corrupção, favores, desigualdades sociais e econômicas. Essas desigualdades atingem a todos.

Quando eu era menina o meu sonho era ser homem para defender o Brasil, porque eu lia a história do Brasil e ficava sabendo que existia guerra, só lia os nomes masculinos como defensores da pátria então eu dizia para minha mãe:
– Porque a senhora não faz eu virar homem?
Ela dizia:
– Se você passar por debaixo do arco-íris você vira homem.
Quando o arco-íris surgia eu ia correndo na sua direção mas o arco-íris estava sempre distanciando. Igual os políticos distante de povo. Eu cansava e sentava, depois começa a chorar. Mas o povo não deve cansar, não deve chorar, deve lutar para melhorar o Brasil para nossos filhos não sofrer o que estamos sofrendo. Eu voltava e dizia para minha mãe:
– O arco-íris foge de mim.

Como a economia de um país continental evoluiu, em apenas sete anos, da euforia de um cenário de crescimento bem acima da média das últimas décadas, com vigorosa geração de empregos formais e alguma redução das desigualdades, para uma das maiores crises de sua história?

Pra quem vai meu voto? Para o Brasil, com certeza.
Desejo que sejas um país com menos desigualdade, democrático e que respeite seus cidadãos.

Poema- A construção do herói
⁠Brasil, um país carente com muita desigualdade social, fica evidente a procura de um herói nacional!
Vítima de um passado colonial e de uma Monarquia ultrajante, seria determinante o Brasil ter uma identidade Nacional!
Olha que ideal, da Monarquia à República, não houve
nenhuma luta, sem guerra!
- E o povo?
- O povo só se ferra!
Como disse o historiador José Murilo de Carvalho, o povo
assistiu toda essa cena, de troca de poder "bestializados!"
Eta, historiador porreta do carvalho! Até quando o povo será figurante e escravo de seu trabalho?
Ordinário, o povo será sempre otário, enquanto sem embaralho, esperar por esse Salvador da Nação, em vão!
Olha que contradição, como disse o poeta de antemão:
- "Miserável da Nação que precisa de herói! "
Depender de herói? Isso dói, corrói! Sou ANTI-HERÓI!
Herói é mito, não é real! Não minto, é um ser tão banal, não precisa ser nenhum erudito pra cair na real!
Por falar em mito, aos grito o povo brasileiro elegeu o Messias, ao desespero, como presidente derradeiro em 2018!
Afoito, intransigente, inconsequente, contraditório, com tantos preconceitos e defeitos, já era notório, esse Messias não conseguia ser reeleito!
- E o povo, como fica?
- O povo não fica, fica a dica! O povo anda, não desanda e se irrita!
O povo deixa de ser figurante e passa a ser protagonista, andante! Olha que conquista, que alarmante, chega a ser delirante!
Um povo CONSCIENTE que se informa e não deforma, um povo com memória, que deve construir a sua própria História!
Por Isso, não demora, nunca desista, insista, sempre haverá um ALGOZ!
- Mas, e os Heróis?
- Heróis? Cá entre nóis, HERÓIS SOMOS NÓIS!
(Marcos Müzel 18/11/2022)

Inserida por marcosarmuzel

O Brasil é um país de contrastes, de riquezas e de desigualdades, de diversidades e de intolerâncias, de potencialidades e de desafios. O Brasil é um país que se construiu a partir de múltiplas influências culturais, étnicas, religiosas e políticas, mas que nem sempre reconhece e valoriza essa pluralidade. O Brasil é um país que tem um hino nacional que fala de um “sonho intenso, um raio vívido, de amor e de esperança à terra desce”, mas que muitas vezes se deixa levar pelo desânimo, pelo pessimismo, pelo ódio e pela violência.
O patriota que usa o hino nacional como um símbolo de sua identidade, que diz que defende a igualdade, que diz que pertence a um povo guerreiro, que diz que ama o seu país, precisa se perguntar se essas palavras correspondem às suas atitudes, se esses valores são praticados no seu cotidiano, se esses ideais são compartilhados com os seus semelhantes. O patriota que se orgulha da sua nação, precisa se questionar se ele respeita a sua história, se ele reconhece a sua diversidade, se ele contribui para o seu desenvolvimento, se ele participa da sua democracia.
O patriota que vem travando o Brasil, que se recusa a dialogar, que se fecha em suas convicções, que se alimenta de fake news, que se deixa manipular por interesses escusos, que se opõe a qualquer mudança, que se acha superior aos outros, que se isola do mundo, que se acomoda na sua zona de conforto, precisa se conscientizar de que ele está prejudicando o seu próprio país, de que ele está impedindo o seu próprio progresso, de que ele está negando o seu próprio futuro, de que ele está traindo o seu próprio povo.
O Brasil precisa de patriotas que sejam críticos, que sejam reflexivos, que sejam abertos, que sejam solidários, que sejam responsáveis, que sejam cidadãos. O Brasil precisa de patriotas que saibam que o patriotismo não é uma questão de bandeira, de hino, de partido, de ideologia, de religião, de raça, de gênero, de classe, de região, de futebol. O Brasil precisa de patriotas que entendam que o patriotismo é uma questão de ética, de justiça, de respeito, de diálogo, de cooperação, de educação, de cultura, de ciência, de saúde, de meio ambiente, de paz.
O Brasil precisa de patriotas que não se deixem levar pela luta para provar quem é o pior gestor da presidência, que não se esqueçam das necessidades do Brasil que crescem a cada dia, que não digam que esse Brasil não tem jeito, que não se dediquem a travar o governo, que não se limitem a falar do governo anterior, que não se confrontem com a bancada opositora. O Brasil precisa de patriotas que se empenhem em buscar soluções para os problemas do país, que se lembrem das potencialidades do Brasil que podem ser exploradas, que digam que esse Brasil tem sim jeito, que se comprometam a apoiar o governo quando ele acerta e a criticar quando ele erra, que se respeitem com o governo atual, que se unam com a bancada aliada.
O Brasil precisa de patriotas que deixem a política para as eleições, mas que não deixem de fazer política no seu dia a dia, que não deixem de exercer a sua cidadania, que não deixem de fiscalizar os seus representantes, que não deixem de reivindicar os seus direitos, que não deixem de cumprir os seus deveres, que não deixem de se informar, que não deixem de se manifestar, que não deixem de se educar, que não deixem de se transformar, que não deixem de se orgulhar de ser brasileiro.

Inserida por joao-simas

⁠BRASIL, um país onde opera a desigualdade racial – social - gênero.
As mulheres muitas vezes enfrentam disparidades salariais, falta de representação em cargos de liderança, violência de gênero e restrições em suas escolhas pessoais e profissionais.

Inserida por SERGIOFURQUIM

Essa história de quem não deve não teme, não procede. Não num país injusto e desigual feito o Brasil.

Inserida por demetriosena

Pessoal acordem, Brasil não é tão lindo igual todos o vêem, Brasil é um país que está passando por diversas coisas, intervenções militares no estado do Rio de Janeiro é um dos exemplos, não "é" hora de discutir o que é cultura, até porque cultura segundo Geertz não tem um significado único, cultura é construída igual uma teia de aranha, a cada dia algo se torna cultura. A culpa do Brasil está nessa situação decorre de fatores históricos de desigualdade, e outros demais afins. A situação decorrente da corrupção que se estende sobre o Brasil e a América latina não é algo causado por uma pessoa, é algo causado pela corja que a sociedade elegeu para os representar mediante ao plenário, mediante ao estado, mediante a câmara... Brasil está em uma situação gritante, onde pessoas passam fome, passam frio, passam cede, De quem é a culpa ? A culpa está distribuída a todos os cidadãos deste Brasil...
O problema não estar em não discutir política, o problema não está somente nos candidatos, e sim na população que não consegue ver uma saída para esta grande problemática em que estamos, existem políticos que não tem nem ao menos um bacharelado, políticos doutores ? É raro...
De fato, estou colocando a minha opinião, não quero que aceitem, até porque opinião cada um tem a sua, quero que a respeitem mediante a minha visão sobre o Brasil.
Temos atualmente o presidente Michel temer, dizem que ele tem uma péssima fama, e que quase ninguém aprova seu governo, batemos panelas contra a Dilma Rousseff e ela saiu, estamos insatisfeitos com o Temer, e porque ele não sai ? Pois grandes empresários estão do lado dele, acha que reforma da previdência visa melhorar a sua qualidade de vida ? Acha que reforma da educação que quer tornar opcional algumas matérias visa o melhor ensinamento ?
Há ainda pessoas que acham que a filosofia e sociologia não tem importância, porém tem muita importância, até porque estás ciências visão aguçar o pensamento crítico do ser humano, e o fazer sair do senso comum, olhar pra algo e ver que o problema não está somente em um único lugar, ou seja, temos que ver que o problema do Brasil não está somente nos políticos, até porque quem os colocou lá fomos nós o povo.
O Brasil é governado por empresários, por pessoas que tendem só capital... Hoje você só é importante se tiver o famoso "status"... "Quando se nasce pobre, ser estudioso é o maior ato de rebeldia contra o sistema"

Inserida por Igor271

⁠No meu país, Brasil, diferentemente dos conflitos tradicionais, a guerra não se dá com armas e soldados, mas com estratégias silenciosas de dominação, exploração e controle. Ela se manifesta nas desigualdades estruturais, na violência institucional e na manipulação do sistema de justiça para proteger os interesses de poucos em detrimento de muitos.

Inserida por susana_luiz

⁠Não dá pra andar de carro
com o preço do combustível.
Pobre tem que andar a pé
nesse país tão sofrível.
Com o povo a padecer,
riem os donos do poder,
andando de conversível.

Inserida por RomuloBourbon

"No Brasil coberto de lama, corrupção, tragédias, impunidade e desigualdades rotineiras, jornalistas engajados e professores resilientes só são lembrados depois que morrem"...

Inserida por maxrocha

A desigualdade do Brasil é um problema pequeno, pois começa na nossa casa, no nosso trabalho... começa no modo como nos relacionamos com cada pessoa, individualmente, a nossa volta!

Inserida por jucsom

Nossa vida será melhor, o Brasil menos desigual quando, compreendermos que é nossa responsabilidade participar das reuniões sobre os destinos de nossas comunidades, que não podemos delegar tantos poderes aos políticos, nos eximir da política do contrário, continuarão a fazer o que bem entenderem sobre nossas vidas, com os impostos que recolhemos e ainda, continuaremos coniventes para que as injustiças se perpetuem.

Inserida por maamaral

O problema do Brasil não é a desigualdade social, mas a qualidade das nossas ações ou omissões diante dela. Podemos afirmar sem medo que a sociedade brasileira é tolerante com a sua estrutura.

Inserida por eliashenrique

Eu odeio a pobreza e a desigualdade social deste Brasil, odeio pessoas egoístas que não se preocupam com o próximo, que julgam e que desmoralizam a sociedade, pessoas que discriminam seus semelhantes pela cor ou pela sua classe social, odeio pessoas falsas, pessoas que brincam com os sentimentos dos outros e que se sentem bem fazendo isso!

Inserida por TJSouza

Eu odeio a pobreza e a desigualdade social deste Brasil e desprezo pessoas egoístas que não se preocupam com o próximo, que julgam e que desmoralizam a sociedade, pessoas que discriminam seus semelhantes pela cor ou pela sua classe social, pela sua religião, pelos seus ideais partidários, desprezo pessoas falsas, pessoas que brincam com os sentimentos dos outros e que se sentem bem fazendo isso. Este tipo de pessoa está a anos luz da civilização e da evolução e não percebem que um dos maiores mal da sociedade são elas mesmas.

Inserida por sollima34

O Brasil, um dos países mais desiguais do mundo, no quesito burrice vive em condições de igualdade. Tem gente burra em todas as classes sociais.

Inserida por PensamentosRS

⁠No Brasil da atualidade
Tá difícil de viver,
É grande a desigualdade
Sem apóio do poder
Somos vítimas forçados,
Pela pátria humilhados
Divididos feito bois.
Pobre serve um avarento
Só mudando o tratamento,
Que a Justiça dá prós dois.

Inserida por PoetaDoAmanha